(
DINO - 24 mai, 2016) - É cada vez mais comum nos consultórios pacientes com câncer de pulmão que nunca fumaram e não convivem com fumantes. Por isso o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza no dia 31 o I Workshop Instituto Lado a Lado Câncer de Pulmão, para lançar um novo olhar sobre a doença.
Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto, que será divulgada no workshop, retrata a Jornada do Paciente com câncer de pulmão no Brasil, nos setores público e privado.
Um novo vilão: O oncologista Marcelo Cruz, membro do comitê científico da entidade, apresentará dados novos sobre esses fatores que podem causar a doença, como a poluição ambiental. Entre eles o radônio, gás imperceptível presente até no ambiente residencial e que tem sido apontado como o novo vilão da doença além do tabagismo.
"É cada vez maior o número de pacientes que chegam ao consultório com câncer de pulmão que nunca foram fumantes, por isso a importância do rastreamento e da prevenção", alerta o oncologista Marcelo Cruz.
A pauta da discussão inclui ainda temas como os efeitos da poluição ambiental, o rastreamento do câncer de pulmão, os desafios dos novos tratamentos como a imuno-oncologia, terapias-alvo e a medicina personalizada.
"O Instituto Lado a Lado pela Vida está preocupado com o aumento do câncer de pulmão entre não fumantes. Por isso promove esse debate sobre a doença além do tabagismo e reforça a importância da medicina personalizada como forma de ganho nos tratamentos dos pacientes ", explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.
Durante o evento serão apresentados vídeos ao vivo com os especialistas participantes do workshop na fanpage do instituto:
www.facebook.com/institutoladoaladopelavida.
O câncer de pulmão é o tumor mais letal atualmente, sendo o responsável pela morte de mais de 1,6 milhão de pessoas por ano no mundo. Dados mundiais apontam que 75% dos casos são diagnosticados em estágio avançado.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no país são esperados mais de 28 mil novos casos neste ano. Mas os médicos acreditam que esse número chegue a 60 mil novos casos.
Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida
O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, percorremos o país propagando a importância da prevenção, do autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa conscientização de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial. Saiba mais sobre o nosso trabalho e faça parte deste desafio e desta nobre missão:
www.ladoaladopelavida.org.br