Releases 16/11/2015 - 18:02

Empresas em crescimento precisam de lideranças alinhadas à cultura organizacional


Belo Horizonte (MG)--(DINO - 16 nov, 2015) - Impulsionadas por um mercado exigente e competitivo, as empresas concentram cada vez mais esforços no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências profissionais. Quando o assunto é liderança, os programas diferenciados, preparados de acordo com a cultura da organização, são fundamentais para o aumento da produtividade e para o avanço dos resultados.
Para posicionar as necessidades estratégicas diante de um ritmo acelerado de expansão, o laboratório São Marcos desenvolveu uma completa escola de formação e desenvolvimento de líderes pautada nos cinco pilares de competências essenciais da rede: gestão de pessoas, gestão de processos, auto gestão, gestão de negócios e gestão de clientes. Os resultados vêm superando as projeções iniciais. Só no primeiro semestre a empresa cresceu 37%, número acima da estimativa anual, que é de 35%. Os gestores das 64 unidades, todas em Belo Horizonte e região metropolitana, são responsáveis por 77% deste índice. Eles demonstram o envolvimento profissional e um alto nível de excelência na gestão de metas, com indicares que passam pela fidelização de clientes, crescimento de mercado, faturamento e qualidade.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos do São Marcos, Juliana Franco, o sucesso se deve ao alinhamento das competências dos líderes às metas estratégicas da empresa, além de total aderência à cultura de encantamento. "Captamos, treinamos, desenvolvemos e gerimos estes talentos de forma única, considerando as nossas demandas corporativas".
Como o São Marcos está aumentando a sua atuação (somente no primeiro semestre, foram cinco novas unidades), são realizados dois processos seletivos para preenchimento de vagas de coordenador por mês: uma para o público interno e outra para o externo. Durante o processo seletivo, além de entrevistas individuais e dinâmicas de grupo, avaliação prática, desafios lançados aos candidatos, a empresa conta ainda com um dos melhores programas de assessment (avaliação de competências) existentes no país atualmente, certificada por Harvard. "Ele permite um cruzamento entre as competências ideais para o cargo e para os desafios estratégicos da organização com o perfil real de cada candidato". Após a fase de admissão, é realizado um cross training, ou seja, um treinamento inicial de aprendizagem.

A etapa seguinte é o Laboratório Escola para Coordenadores, que tem duração de três semanas, quando são trabalhados os cinco pilares do São Marcos. "Assim como os outros programas, é um processo exclusivo da rede, elaborado para aos nossos objetivos. É importante ressaltar que todos os contratados para qualquer cargo passam pelo programa Laboratório Escola, mesmo que tenham experiência no segmento, requisitos técnicos, escolaridade e aderência à função. Mas cada perfil tem um treinamento diferente. Os líderes, por exemplo, são direcionados ao Laboratório Escola de Coordenadores", ressalta a gerente de RH.
A mesa redonda com diretoria, realizada um mês após a contratação de cada líder de unidade, tem foco numa imersão de cultura organizacional.
Um treinamento in loco é realizado em um período de 90 dias após o Laboratório Escola de Coordenadores. "Nesta fase, o coordenador já está em período de atuação. Porém, é uma etapa de adaptação. Ela é muito importante para que possamos observar a evolução de cada um e para o desenvolvimento das competências necessárias", afirma Juliana Franco.

Somado às boas práticas de seleção e treinamento desses líderes, o setor de recursos humanos trabalha com a avaliação 9box, realizada trimestralmente. A matriz classifica a equipe no eixo Engajamento (E) e no eixo Resultados (R). Considerando esta matriz, a empresa promove ações específicas e customizadas de acordo com a necessidade de cada líder, entre elas treinamentos; coaching; reconhecimento. "Esta ações correspondem a um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) levado à risca, gerando altíssimos resultados", explica a gerente.

Para manter os coordenadores envolvidos, o São Marcos desenvolve, em seu cronograma anual de recursos humanos, programas de incentivo às carreiras com o reforço de capacidades como criatividade, inovação e novos métodos de atendimento ao cliente. Mas, sobretudo, as ações têm o objetivo de encantar as lideranças. Um exemplo é a Convenção de Vendas. Ela é realizada duas vezes ao ano e representa uma verdadeira imersão. A última ocorreu no hotel Mercure e no Espaço Nature, em julho. O convite foi direcionado à família de cada coordenador e, junto a ele, uma taça de espumante brindou o sucesso da empresa. O local ficou em segredo até o momento do evento.

"Nessa convenção, em especial, existe um programa intenso de encantamento e de valorização destes cargos. São organizados vários eventos para motivá-los. Tudo isso porque acreditamos que, dessa forma, encantamos também o cliente e ganhamos fidelização", destaca a gerente de RH.
Juliana afirma que todo o nosso processo de gestão de pessoas, seja para líderes ou para qualquer outra função, é customizado. "Acredito que o bom resultado seja um reflexo direto dos investimentos em toda a equipe", constata.

O São Marcos já vem em ritmo acelerado no mercado desde 2008. Nos últimos seis anos, a empresa cresceu quatro vezes em participação no mercado. Investimentos contínuos na reestruturação do seu modelo de gestão, na profissionalização e capacitação da equipe, além de tecnologia de ponta foram os principais fatores que alavancaram o sucesso dos resultados.
Em 2014, a empresa cresceu 42% em comparação ao ano de 2013, atingindo um faturamento de R$ 72 milhões. "A conquista de nossas metas está diretamente ligada ao esforço incessante de uma equipe competente, que tem o atendimento qualificado em seu DNA", destaca o diretor-geral do São Marcos, Bruno Cerqueira.
Website: http://www.saomarcoslaboratorio.com.br/