Releases 16/05/2017 - 12:11

Você sabe o que é ozonioterapia? Veja como a técnica pode ajudar pacientes com doenças da coluna


São Paulo, SP--(DINO - 16 mai, 2017) - - O que é a ozonioterapia?
Ozonioterapia é o tratamento realizado com ozônio medicinal.

- Como é feito o tratamento com ozônio?
A ozonioterapia é realizada por meio de injeções em pontos biologicamente ativos do organismo humano.

- Quais as doenças que a ozonioterapia pode tratar?
Embora a ozonioterapia não seja uma panacéia, alguns autores relatam que a ozonioterapia pode ser usada em mais de 180 tipos diferentes de patologias. Os estudos até o momento são voltados à área de ortopedia e traumatologia em especial aos casos de doenças da coluna vertebral: hérnias de disco e dores na coluna, além de diversas síndromes dolorosas do aparelho locomotor como as tendinites, artroses, sinovites e entesites.

- A ozonioterapia pode substituir outros tratamentos?
Segundo a colaboração Cochrane (renomada entidade internacional), em um estudo de grande evidência científica publicado em 2013, há evidências de que a ozonioterapia apresente resultados superiores nos casos de doença degenerativa da coluna se comparada aos tratamentos convencionais. De qualquer maneira, ela pode ser realizada de forma adjuvante e benéfica em diversas doenças. Isto é, em concomitância aos outros tratamentos convencionais.

- Qual a eficácia da ozonioterapia? E qual o principal diferencial?
Há inúmeros trabalhos que falam sobre a ozonioterapia medicinal em diversas especialidades médicas. Um dossiê com mais de 700 páginas já foi protocolado no Conselho Federal de Medicina em Brasília, a fim de tornar esta terapia acessível à população. O documento foi entregue à Câmara Técnica do CFM e aguarda parecer. O conceito de eficácia está relacionado ao conceito de eficiência x custo benefício. Quando dizemos que um determinado tratamento é eficaz em determinado aspecto, estamos nos referindo a um procedimento de eficiência específica que apresenta um determinado custo. Neste aspecto (eficiência x custo), a ozonioterapia se sobressai porque depende apenas da aplicação do conhecimento técnico do médico e não possui efeitos colaterais.

- Há contraindicações?
Sim. Há contraindicações relativas como gravidez. Embora nenhum caso de aborto ou malformação fetal tenha sido relatado até o momento, é prudente não realizar a ozonioterapia na gestante em nenhum trimestre de gestação. E também em pessoas com deficiência genética da enzima G6PD (glicose-6-phosfato desidrogenase) ou em casos de anemia extrema e hipertireoidismo descompensado. Nesses casos, a ozonioterapia não tem efeito.

- Existem reações para quem utiliza o tratamento por ozonioterapia?
Existe uma recomendação de tratamento para a ozonioterapia. Normalmente, o tratamento realizado dentro dos padrões sugeridos pela Associação Brasileira de Ozonioterapia ABOZ, bem como a utilização dos equipamentos que estejam dentro de um determinado padrão técnico, são condições suficientes para um bom tratamento. As reações em geral são dor passageira no local da injeção ou leve vertigem.
Website: http://www.mauriciomarteleto.com.br/