São Paulo - SP--(
DINO - 10 set, 2018) - Problemas bucais podem prejudicar a saúde do animal como um todo, já que as bactérias podem alcançar a corrente sanguínea e afetar outros órgãos. É fundamental realizar a higiene bucal nos cães. Eles nascem sem dentes, e os primeiros dentes de leite começam a nascer por volta de três semanas de idade. Os dentes começam a cair por volta dos quatro meses de idade e termina a troca entre os cinco e sete meses de idade. Os filhotes possuem vinte e oito dentes de leite, que são pontiagudos e bastante afiados. Nesta fase, é necessário ter muito cuidado e compreensão, pois os filhotes roem tudo que encontram pela frente, ocasionando alguns prejuízos, como por exemplo, estragam os móveis, roupas, sapatos, etc..
Segundo Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (
www.revistaecotour.tur.br) - é indicado fornecer muitos brinquedos, com vários formatos e texturas para ajudá-los a aliviar a coceira das gengivas decorrente da erupção dos dentes definitivos. Estes são mais arredondados e somam 42 dentes. Os incisivos se encarregam dos cortes mais delicados, como também a catação de parasitas. Os caninos são os usados para rasgar a carne da presa, com movimentos rápidos e violentos da cabeça e do pescoço. Os pré-molares se dividem em menores, da frente, que são usados para transportar delicadamente os filhotes e outras coisas e os maiores são mastigadores. Os molares, junto com o último pré-molar superior, funcionam como alicate de corte para as partes mais duras e são mastigadores poderosos.
Os dentes podem ajudar a indicar a idade de um cão. O grau de crescimento, o tártaro e o desgaste são os indícios avaliados, embora o estado de seus dentes vá depender muito da sua saúde geral e de como foi tratado durante sua vida, informa Vininha F. Carvalho.
Veja o esquema de avaliação:
- 8 semanas: o cão ainda tem todos
-7 meses: já está com todos e são brancos e limpos
-1 a 2 anos: os dentes são mais firmes e às vezes os molares podem estar levemente amarelados
-3 a 5 anos: todos os dentes podem mostrar sinais de tártaro e alguns podem estar desgastados
- 5 a 10 anos: dentes bem desgastados e surgem sinais de doenças periodontais
-10 a 15 anos: os dentes estão bem desgastados e uma crosta de tártaro pode ser vista facilmente, se não foram devidamente evitados. Podem estar faltando alguns dentes.
Dentes e gengivas precisam ter a higienização frequente. A doença periodontal prejudica os tecidos de sustentação dos dentes. Causada pelo acúmulo e proliferação da placa bacteriana pode ocasionar inflamação na gengiva e até mesmo a perda dos dentes. ?.
As gengivas dos cães são bastante delicadas e sensíveis. No início, o ideal é usar uma "dedeira' que é uma escova de borracha que você coloca no dedo e massageia e escova os dentes do com a maior facilidade". Deve-se usar depois uma escova própria para cães.
As visitas frequentes ao médico veterinário são muito importantes já que mesmo no estágio avançado da doença periodontal, o tutor pode não conseguir notar dor, dificuldade de comer ou outros sinais que indiquem este problema, orienta Vininha F. Carvalho.
O papel do veterinário é importante na conscientização para que o tutor mantenha uma rotina visando promover os cuidados bucais no animal, garantindo uma vida longa e saudável para os seus dentes.
Lembre-se: 4 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal.
Website:
http://www.revistaecotour.tur.br