Belo Horizonte, Brasil. --(
DINO - 06 out, 2016) - Mudanças são oportunidades
Ambientes que promovem mudanças de forma acelerada geralmente se confrontam com o PMO tradicional devido a metodologias fixas e estruturas restritas. Satisfazendo este contexto dinâmico, o
PMO Ágil agrega a unidade organizacional do PMO a métodos ágeis de gerenciamento. O resultado é uma prática que planeja, conduz, organiza, controla e adequa as necessidades do projeto aos incrementos que surgem ao longo de seu desenvolvimento, alcançando os objetivos de forma rápida, coerente e eficiente.
Mudanças são oportunidades, mas isso depende de como a empresa responde a elas. Pilhas de documentos, burocracias e planejamentos exagerados não combinam com um projeto aberto às transformações, não é mesmo?
Assim como a versão tradicional, o PMO Ágil funciona através da identificação e coleta de métricas. A diferença é que a produção de documentos, os processos que dependem de aprovação e até o agendamento de reuniões são evitados, a menos que haja uma necessidade contundente. O projeto é produzido aos poucos e entregue constantemente, desta forma, toda mudança é bem-vinda.
O que eu ganho sendo ágil?
Enquanto o PMO monitora todos os componentes críticos para o acompanhamento e avaliação do progresso do projeto, o gerenciamento ágil incentiva a comunicação face a face entre os stakeholders e promove um ambiente que minimiza a explosão do escopo.
Isso garante:
- Ambiente de diálogo e transparência;
- Flexibilidade nas estruturas dos projetos e das equipes;
- Verificação precoce de mudanças, atrasos ou questões relativas à qualidade;
- Agilidade para reparar adversidades ainda nos primeiros ciclos;
- Rápida adaptação as necessidades do mercado;
- Ganho de tempo;
- Equipes auto gerenciáveis e multifuncionais;
- Líderes com mais foco no que realmente importa.
Gerenciamento ágil e PMO possuem muitos fatores em comum. Ambas metodologias estão interessadas em estruturar projetos garantindo eficiência e produtividade. Portanto, para conquistar melhores resultados, foque em suas similaridades, ao invés de ressaltar as diferenças. Quer saber mais sobre PMO Ágil? Criamos um e-book sobre o tema,
clique aqui para baixar.
Encontrar o equilíbrio entre elas é importante: o gerenciamento não deve ser estritamente PMO ou puramente ágil. Nossa dica é analisar os pontos positivos e negativos de cada tipo de gestão e também a segmentação de projetos: quais itens serão conduzidos da maneira tradicional e quais da maneira ágil. Sabendo que ambas podem trabalhar juntas, a empresa certamente vai precisar de uma tecnologia capaz de acompanhar o gerenciamento do projeto realizado desta forma.
Para isso, existem softwares específicos, que viabilizam operações de gerenciamento de projetos como alicerce estratégico. Um deles é o
NetProject , o gerenciador estratégico, de portfólio e projetos da Seed. Nele estão as ferramentas essenciais para gestão ágil e tradicional como o Project Mo-delCanvas, o Quadro Kanban, o Gráfico Burndown e a Timeline de Projeto.
Com o NetProject, a equipe tem acesso a painéis de controle que apresentam todas as informações consolidadas do projeto, sob a tutela do PMO. Além disso sua interface promove a automatização dos relatórios de status, o ambiente de comunicação via timeline e o desenho para acompanhamento de cada metodologia. Que tal gerenciar projetos de verdade? Acesse nosso site:
http://netproject.com.brWebsite:
http://netproject.com.br