Tratamento não invasivo VNS da electroCore para cefaleias destacado no recente simpósio anual da American Headache Society (AHS)(Sociedade Americana de Cefaleia), realizado em Scottsdale e na 17ªreunião anual da North American Neuromodulation Society (NANS)(Sociedade Norte-americana de Neuromodulação)
A terapia não invasiva da electroCore para estimulação do nervo vago e prevenção e tratamento de cefaleia em salvas e enxaqueca foi analisada no simpósio AHS (21 a 24 de novembro)
e na reunião da NANS esta semana (5 a 8 de dezembro).
Nas duas reuniões houve grande interesse nas apresentações da plataforma. O programa de ensaios clínicos grammaCore, incluindo dois estudos abertos concluídos, assim como seus quatro estudos aleatórios que se encontram em andamento, foi discutido em duas apresentações de plataforma em cada reunião.
Após uma série de promissores ensaios abertos, a electroCore está agora bem adiantada com a execução dos quatro ensaios clínicos aleatórios, dois dos quais estão sendo realizados sob uma Isenção de Dispositivo Investigacional americana (IDE) tanto para as cefaleias em salvas como para as enxaquecas. O estudo da cefaleia em salvas trata-se, especificamente, de um estudo básico, duplo cego, controlado por simulação para ser submetido à aprovação da FDA.
A electroCore, empresa eletrocêutica sediada nos Estados Unidos, fez um grande progresso quando desenvolveu um dispositivo não invasivo de estimulação do nervo vago, conhecido por gammaCore. O VNS cirugicamente implantado tem sido testado há mais de vinte anos, sendo que,em mais de 100.000 pacientes, provou ser uma terapia eficaz e segura para o tratamento de epilepsia refratária e depressão. Engretanto, os altos custos e investimentos dos dispositivos implantados do tipo marca-passo levaram relegaram a terapia VNS ao fim dos ciclos de tratamento.
O Dr. Stewart Tepper, diretor de pesquisas do Center for Headache and Pain da Cleveland Clinic comentou: "O VNS não invasivo poderia representar um novo e possivelmente importante tratamento para as cefaleias em salvas e para as enxaquecas. Espero ver os resultados dos quatro ensaios clínicos aleatórios em andamento, que devem relatar seus resultados durante o próximo ano".
Os grandes benefícios do VNS não invasivo são que este pode ser administrado pelo próprio paciente em doses individuais de dois minutos; pode ser usado em conjunto com outras medicações; é bem tolerado e acredita-se que estimula a produção dos neurotransmissores inibitórios do próprio corpo, reduzindo a expressão demasiada do glutamato dos neurotransmissores excitatórios, implicados em uma série de diferentes distúrbios, inclusive dores de cabeça.
A electroCore está trabalhando com especialistas do Reino Unido, Alemanha, Austrália e Canadá, onde já possui aprovação CE, para tratar com êxito pacientes com o gammaCore. Nos Estados Unidos, o ensaio básico para apoiar uma aplicação PMA (aprovação pré-comercialização) já está em andamento.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Vane Percy & Roberts
Simon VanePercy
+44(0)1737821890
simon@vanepercy.com