O apelo de preços baixos pode esconder riscos para sua saúde e segurança. Criminosos se fazem valer da data para vender bebidas alcoólicas falsificadas, contrabandeadas e descaminhadas.
Uma das datas favoritas de empresários e consumidores de todo o Brasil já aponta no calendário para alegria dos mais otimistas: a Black Friday, que tem, este ano, dia 29 de novembro a sua comemoração oficial.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do comércio eletrônico na Black Friday deve chegar a R$ 7,93 bilhões de faturamento, com um ticket médio de 738 reais. No entanto, em meio às grandes ofertas, é fundamental estar atento para evitar cair em fraudes ao aproveitar os descontos. No caso de bebidas alcoólicas, o cuidado deve ser redobrado para não adquirir produtos ilegais ou falsificados, que não apenas prejudicam o seu bolso, mas também representam sérios riscos à saúde. Esses itens, vendidos a preços muito inferiores ao mercado, podem conter substâncias tóxicas, como metanol, que podem levar a graves intoxicações e até mesmo à morte. A Black Friday, com grandes promoções que se espalham pelas plataformas de e-commerce e marketplaces, costuma ser a oportunidade perfeita para criminosos oferecerem produtos falsificados, descaminhados ou contrabandeados, como se fossem originais, a preços bem sedutores.
Para se ter uma ideia da ampla gama de opções disponíveis na internet, em uma rápida pesquisa por um marketplace, a ABRABE encontrou quase 30 mil garrafas de bebidas alcoólicas (de acordo com o estoque divulgado por cada fornecedor, na plataforma do marketplace) com indícios de ilegalidade, sendo comercializadas. “O preço é o primeiro indício de que a bebida é ilegal, porque como são produtos altamente tributados, não há tanta diferença de preço na oferta do mercado legal. O consumidor pensa que está fazendo um bom negócio ao se deparar com estes valores muito abaixo do que geralmente encontra, mas, na verdade, está sendo ludibriado e não terá a experiência que espera”, alerta a presidente-executiva da ABRABE - Associação Brasileira de Bebidas, Cristiane Foja.
Dicas práticas para evitar prejuízos
No momento de fazer suas compras, algumas dicas práticas evitam prejuízos e riscos desnecessários, seja pela internet ou em lojas físicas. “A garrafa diz muito sobre a bebida. Lacres irregulares, rótulos mal colados ou avariados e garrafas em más condições, podem indicar falsificação. Além disso, convém se atentar ao volume do líquido da garrafa, pois existe padrão e qualidade na indústria legal de bebidas. Embalagens muito cheias ou mais vazias, podem indicar fraude/atividade ilegal. O contrarrótulo deve estar em português”, comenta Foja.
Muitos consumidores esperam a Black Friday para, inclusive, renovar a adega. Os vinhos descaminhados, entram no país de forma ilegal geralmente pelas fronteiras, em condições de transporte completamente desfavoráveis ao vinho. São bebidas que chegam em carretas, caminhões, porta-malas de carros, malas de viagem etc, sem o devido pagamento de tributos e, muito menos, cuidados com luminosidade e refrigeração. Mas, o que acontece com um vinho descaminhado? As altas temperaturas dilatam o líquido, estufam a rolha e, dessa forma, oxidam o vinho, fazendo com que perca as suas características originais e se torne um vinho desequilibrado.
O setor de bebidas é um dos mais impactados pela criminalidade do mercado ilegal no Brasil. Há décadas, a ABRABE atua no combate ao mercado ilegal, promovendo iniciativas que incluem treinamentos para autoridades como Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.
A ABRABE reforça que denúncias de produtos ilegais podem ser feitas pelo e-mail denúncia @abrabe.org.br.
Sobre a ABRABE
Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil, sendo a única entidade que representa exclusivamente bebidas alcoólicas em todas as suas categorias. Atualmente, são 36 associadas, contemplando empresas nacionais e multinacionais, que, juntas, representam um mercado bastante diversificado de bebidas alcoólicas no Brasil. A ABRABE atua com base em cinco propósitos estratégicos: desenvolvimento econômico do setor; sustentabilidade na cadeia de valor; relação responsável entre bebidas alcoólicas e sociedade; ambiente saudável de concorrência; e oportunidades de aprimoramento do mercado. Os principais temas de sua pauta são: consumo responsável, crescimento e excelência regulatória do setor, combate ao mercado ilegal e o vidro.