Releases 27/11/2025 - 13:04

Nos bastidores: o que diferencia a 99Food de outros apps


Do algoritmo de rotas à IA, tecnologia é o ingrediente que torna o app de entregas de comida da 99 mais eficiente; modelo da plataforma permite preços acessíveis, opções de modelos de negócios para os restaurantes e mais oportunidades de ganho aos entregadores.

No competitivo universo dos aplicativos de delivery, a eficiência é o que define quem chega primeiro - e, no caso da 99Food, essa velocidade tem explicação tecnológica. Desde sua estreia no mercado, em junho, a plataforma vem se apoiando na experiência acumulada da 99 com mobilidade urbana para construir uma operação de entregas de comida mais ágil e inteligente.

O resultado é um sistema em que dados, inteligência artificial e mapas próprios baseados em rotas de moto trabalham juntos para oferecer experiências melhores a consumidores, entregadores e restaurantes. Segundo Luis Felipe Gamper, diretor de Logística da 99, “a 99Food chega ao mercado com grandes diferenciais: opções de modelos de negócios para os restaurantes, preços mais acessíveis para os consumidores, profundo conhecimento em logística urbana - com algoritmos que otimizam o transporte - e entregas mais eficientes, oferecendo mais oportunidades de ganho para os entregadores”.

Mais do que um app de entrega, a 99Food integra o amplo ecossistema da 99, que reúne em um único lugar mobilidade, serviços financeiros (via 99Pay) e, agora, novamente o serviço de mototáxi - que retorna ao app da 99 em São Paulo no dia 11 de dezembro. Essa integração facilita o dia a dia dos brasileiros que podem encontrar, em um único aplicativo, serviços de mobilidade, entrega de itens e comida, e financeiros. Trata-se do conceito de superapp da 99, que integra serviços para tornar mais simples os momentos de pedir comida, fortalecendo uma marca que domina as ruas e as rotas do Brasil há anos.

A inteligência por trás da entrega

No centro dessa engrenagem, está a tecnologia. Para ser mais eficiente, a 99Food utiliza algoritmos que cruzam dados de pedidos, localização e tempo real de preparo de cada prato, gerando previsões de comportamento e consumo. Com base em históricos e padrões de pedidos, o sistema é capaz de antecipar picos de demanda e ajustar a disponibilidade de entregadores. Nesse contexto, a IA atua como uma espécie de “chef invisível” que entende o ritmo da cozinha e o fluxo das ruas. Assim, o sistema é capaz de alinhar o tempo de preparo com a dinâmica de tráfego, permitindo que o entregador espere menos tempo pelo pedido. No final, a tecnologia ajuda a garantir que os pratos cheguem mais rápido ao destino.

Outro diferencial técnico está nos mapas proprietários da 99. Em vez de depender de bases externas, a empresa utiliza dados coletados em milhões de corridas de motocicletas realizadas ao longo dos anos, gerando guias otimizados para a dinâmica das motos, fundamentais no delivery. Esses registros reais permitem que o sistema compreenda com mais precisão o comportamento do trânsito e das vias urbanas, traçando rotas mais curtas e precisas.

O resultado é uma operação mais ágil e econômica, além de um match otimizado entre pedidos e entregadores, reduzindo tempos de espera e evitando trajetos desnecessários. É um aprendizado direto da mobilidade urbana: a mesma lógica que guia o pareamento entre motorista e passageiro no app da 99 agora se aplica ao universo dos restaurantes. Em uma cidade movimentada como Goiânia, por exemplo, a média de entrega é de 28 minutos - um indicador que demonstra como o cruzamento entre mapas próprios e algoritmos inteligentes pode redefinir a logística do delivery.

Assim, o consumidor recebe a comida mais rápido e os entregadores gastam menos tempo e combustível, podendo atender a mais pedidos. Além de ganhar a cada entrega feita, eles também podem receber um incentivo de até R$ 250 se chegarem a 20 corridas por dia - sendo pelo menos cinco delas na 99Food. Já os restaurantes entregam a comida mais quente e melhoram seus índices de satisfação. Os estabelecimentos também podem escolher o modelo de negociação que melhor se adapta ao seu negócio.

Investimentos, expansão e segurança

A consolidação da 99Food como serviço de delivery da 99 acontece em um momento de forte expansão. Nos últimos meses, a empresa anunciou um investimento de R$ 500 milhões na região metropolitana de São Paulo, valor que faz parte de um pacote total de R$ 2 bilhões previsto para o serviço no Brasil até meados de 2026. Na Grande São Paulo, já no lançamento em agosto deste ano, a plataforma reuniu 20 mil restaurantes parceiros e 50 mil entregadores cadastrados. No horizonte, o plano é ainda mais ambicioso: alcançar pelo menos 100 cidades do País dentro desse ciclo de investimentos.

A segurança é outra preocupação: assim como nas viagens de mobilidade, a 99Food também adota mais de 50 ferramentas de proteção, muitas delas baseadas em inteligência artificial. Entre elas estão validações de perfis, reconhecimento facial e sistemas que identificam riscos em tempo real.

“A 99 tem a segurança como compromisso prioritário e inegociável. Ela lidera a transformação da mobilidade urbana com funcionalidades que educam, previnem e salvam vidas”, afirma Gamper. O objetivo, segundo ele, é manter a confiança em todas as pontas do ecossistema, do pedido ao pagamento. O futuro da plataforma aponta para um cenário cada vez mais conectado e inteligente.