Releases 19/10/2016 - 15:05

Coworking é uma boa opção para uma empresa reduzir custos e ampliar relacionamentos


Belo Horizonte (MG)--(DINO - 19 out, 2016) - O Brasil vem passando por um momento de instabilidade econômica que tem afetado seu crescimento e, por consequência, o crescimento do empresariado brasileiro. Com isso, as empresas buscam cada vez mais a redução dos custos e novas formas para manter seu lucro e sustentar sua companhia.

Uma solução que tem sido utilizada por diversas empresas no mundo é o coworking, uma modalidade de trabalho em que vários profissionais ou empresas dividem a mesma estrutura física. O modelo surgiu nos Estados Unidos e hoje se espalha por todo o mundo, incluindo o Brasil.

Espaços de coworking ou escritórios compartilhados são empresas que proporcionam aos seus clientes, além da redução de custo operacional, o networking e o colaborativismo. "A redução de custo é alcançada, pois as despesas fixas comuns de uma empresa são divididas por todos, incluindo energia elétrica, condomínio, telefonia, entre outros. O networking e o colaborativismo surgem espontaneamente para quem utiliza o espaço, pois a interação entre os profissionais acontecem de forma natural no dia a dia de trabalho", destaca Bruna Lofego, CEO e fundadora da CWK Coworking.

Com o pagamento de uma mensalidade, o cliente passa a ter acesso não somente à infraestrutura operacional ? como telefonista, motoboy, serviço de copa, limpeza e manutenção ? de que toda empresa precisa, mas também a uma rede de relacionamento que um escritório próprio não consegue proporcionar.

Expansão - Assim atua a CWK Coworking, que se prepara para mais uma expansão de sua rede. Será inaugurada, no Luxemburgo, região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG), mais uma unidade da CWK, coordenada pela empresária Luiza Parreiras. A empresária, que recebe consultoria de Bruna Lofego, vai utilizar a marca e todo o conceito da CWK. Segundo Bruna, a consultoria oferecida viabiliza toda a concretização do escritório que está sendo inaugurado, com instruções de empreendedorismo, área financeira e negócios.

Segundo Bruna, as vantagens são inúmeras. "Ao utilizar um coworking, a pessoa consegue uma redução de custo operacional, com investimento inicial zero, pois não há custo com instalação. O cliente pode levar apenas o seu computador, e toda infraestrutura para trabalho já está pronta, desde a internet com link dedicado até o cafezinho na hora do descanso. Tudo isso em um ambiente empresarial moderno, agilidade nas atividades operacionais de um escritório, além de networking profissional e pessoal", comenta a CEO.

Para Luiza Parreiras, as expectativas são altas. "Tenho observado o mercado de coworking e percebo que ele está constantemente em crescimento, indo na contramão da crise, justamente pela condição favorável de trabalho que oferece, com um custo muito mais baixo. A tendência é de que, já em um ano, tenhamos chegado a um ponto de equilíbrio desse novo escritório", destaca a empresária. Com um investimento que gira em torno de R$ 200 mil, a empresária espera ter o retorno em dois anos.

A ideia inicial é observar a demanda da região e, posteriormente, ampliar o espaço e oferecer novos serviços. "Com o tempo, poderemos conhecer a clientela que nos busca e, caso surjam demandas específicas, poderemos ampliar de acordo com a procura. Por exemplo, uma empresa que precise de uma sala ampla e exclusiva, ou terapeutas que precisem de uma sala que não seja tão grande, mas que seja individual para prestar seu atendimento, ou uma pessoa que precise de uma sala de aula para ministrar cursos livres. Enfim, são inúmeras as possibilidades que o negócio proporciona; por isso, após essa análise, avaliaremos uma expansão de acordo com a demanda", comenta Luiza.

Constantemente em expansão, a CWK tem o ideal de formar uma rede de escritórios compartilhados para facilitar a mobilidade dos clientes que podem estar em diversos lugares ao mesmo tempo com custo reduzido. A rede conta hoje com cerca de 350 clientes.

Consultoria CWK - "O projeto de consultoria CWK nasceu da necessidade de pessoas que queriam montar um coworking, mas não sabiam por onde começar. Dentro da CWK Coworking, criamos uma metodologia própria de gestão de coworking e lançamos o projeto CWK Consultoria", conta Bruna.

A metodologia se aplica tanto para pessoas que desejam ter seu próprio coworking quanto para empreendedores que já possuem uma empresa, mas que estão com espaço ocioso em seus escritórios. O objetivo é a transferência de know-how na gestão de espaços compartilhados. A consultoria é desenvolvida em módulos, sendo que o cliente pode contratar as fases separadamente conforme sua necessidade.

Fundada em 2010, a CWK é hoje referência em coworking no Brasil. Foi pioneira ao instalar no país o coworking corporativo, modelo de escritórios compartilhados que oferece todos serviços operacionais que uma empresa precisa. Com quatro unidades, é hoje um dos maiores coworkings do Brasil e está em expansão para todas as regiões do país.

O portfólio de produtos é formado por serviços de escritório compartilhado (coworking), escritório virtual, aluguel de salas de reunião, salas privativas e assessoria operacional. A estrutura da CWK conta com linha de mobiliários ergonômicos, internet com link dedicado, cadeiras homologadas pela ABNT, salas climatizadas por ar-condicionado, sistema CFTV, controle por catracas, além de estar localizado em áreas comercialmente estratégicas em todas as unidades CWK Coworking: São Paulo (Itaim Bibi) e Belo Horizonte (Vila da Serra, Savassi e Luxemburgo).