(
DINO - 10 abr, 2017) - Recentemente ? no último dia 25 de março - o atual presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer,
também conhecido como Duda Melzer, manifestou-se nas redes sociais sobre a presença da rede de comunicação gaúcha em uma conferência promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com a Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA).
Em sua conta no LinkedIn,
Duda Melzer destacou: "o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech, abriu o colóquio "Journalism under fire: challenges of our times" da UNESCO e da WAN-IFRA em Paris. Entre os assuntos debatidos no evento, estão o novo ambiente político, o impacto das novas tecnologias, o colapso do modelo tradicional de negócios, "fake news", questões de ética profissional, uso de algoritmos, crescimento da polarização e fragmentação nas audiências". O encontro, que aconteceu no dia 23 de março, reuniu em torno de 200 pensadores e formuladores de tendência da mídia mundial, e figuras importantes, como a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.
A intenção do evento foi discutir o Jornalismo atual, analisar as transformações que desafiam o setor a partir de uma perspectiva internacional e tratar de temas como qualidade, impacto e credibilidade da imprensa. As personalidades presentes falaram sobre os novos papéis do Jornalismo na era digital e exploraram medidas que possam fortalecer o pluralismo da
mídia e a qualidade na reportagem.
Marcelo Rech é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, desde 1988, atua no Grupo RBS. Além de Vice-Presidente Editorial da rede de comunicação gaúcha de Duda
Melzer, Rech também é presidente do Fórum Mundial de Editores (WME), presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e ligado à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra). A respeito dos desafios e das conquistas do campo da Comunicação, ele enfatiza: "a verdade é um bem raro neste novo mundo da informação e da desinformação. Mas a verdade é exatamente o que as redações produzem. É por isso que começamos a ver alguns sinais de esperança, como o crescente número de assinantes e audiência de alguns veículos nos Estados Unidos".
O vice-presidente Editorial também cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral e tem cursos de especialização no Media Management Center, vinculado à Kellog, e de estratégia de mídia na Harvard Business School, as duas nos Estados Unidos.
Sobre Duda Melzer
Na década de 90, Duda Melzer foi franqueador master da multinacional Sweet Sweet Way no Brasil. Entre 2001 e 2004, fez carreira corporativa nos Estados Unidos, atuando na Booz Allen & Hamilton, Delphi Corporation e na BoxTop Media. Voltou ao Brasil, em 2004, para assumir o cargo de Diretor-Geral para o Mercado Nacional do Grupo RBS. Em 2008, foi escolhido para ser Vice-Presidente Executivo e, em 2010, Vice-Presidente de Mercado e Desenvolvimento de Negócios.
Assumiu a presidência do grupo de comunicação em 2012 e já recebeu diversos prêmios, como por exemplo, de "
Empreendedor do Ano" da Ernst e Young, em 2015, na categoria Family Business. Hoje, além de acumular a presidência do Conselho de Administração e do Grupo RBS, Duda Melzer também atua em empresas de negócios digitais. Ele é partner da e.Bricks Ventures, chairman e fundador da e.Bricks Digital
Website:
http://eduardosirotskymelzer.com/