Releases 29/05/2017 - 17:47

Auditoria interna e externa: entenda, com Flavio Maluf, a importância delas para a sua empresa


(DINO - 29 mai, 2017) - Você já pensou em um processo de auditoria para a sua empresa? Se a sua reposta foi sim, parabéns, você está no caminho certo como empreendedor. Se foi não, saiba que deveria. A auditoria é aquele exame de demonstrações e registros administrativos ? trata-se do auditor observar a exatidão, integridade e autenticidade desses documentos da empresa, salienta o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf. Segundo a Endeavor Brasil, o procedimento é essencial para ratificar a credibilidade do empreendimento frente às instituições financeiras e os acionistas, por exemplo.

A auditoria é uma forma de assegurar a eficiência na aplicação de recursos. Existe a interna e a externa. A primeira é feita pela própria empresa, através de um corpo contábil especializado para a função, explica Flavio Maluf. De acordo com a Endeavor, é possível elaborar equipes com profissionais de diferentes áreas para essa auditoria interna, contudo, "as normas da área de contabilidade exigem que o trabalho seja elaborado por um contador".

O presidente das empresas Eucatex Flavio Maluf reporta que os integrantes da equipe de auditoria interna configuram-se em colaboradores que auxiliam a administração ou o Conselho Administrativo na tomada de decisões relacionadas à empresa. A função do grupo, segundo a Endeavor Brasil, é funcionar como consultores financeiros do negócio, avaliar o patrimônio da companhia e os sistemas de controle interno (contábil), e sugerir melhorias nos processos ou alertar riscos.

A auditoria externa, por sua vez, é realizada por uma empresa contratada e, ao contrário da auditoria interna, não tem como principal objetivo auxiliar a administração do negócio, ressalta Flavio Maluf. A Endeavor esclarece que, aqui, a ideia é atestar para o público interessado ? que precisa dessas informações para ter maior segurança durante a realização de investimentos, como é o caso de sócios, acionistas, bancos e outras instituições financeiras envolvidas - que não existem quaisquer tipos de fraudes ou erros que possam causar um impacto significativo na saúde financeira e contábil do empreendimento.

Aos pequenos e médios empreendedores, vale alertar que auditorias não são exclusividade das grandes empresas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o descontrole financeiro e contábil é um dos principais motivos que leva a grande maioria das empresas a fechar as portas. Flavio Maluf explica que, segundo a Endeavor, com algum tipo de auditoria o pequeno empreendedor estará criando as bases para a empresa sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo - além disso, ele também terá mais segurança durante a prestação de informações tributárias para o Fisco.

A Endeavor Brasil ainda destaca que a maioria dos empreendedores sonham com a ampliação dos seus negócios, e, para isso, é fundamental estar pronto para atender as necessidades futuras do empreendimento. "Quanto mais cedo for iniciado o processo de auditoria externa e interna, mais cedo seu negócio estará preparado para enfrentar esses novos desafios e mais fácil será o processo de transição de um estado para o outro. Aliás, existem empresas especializadas no atendimento de auditoria para pequenas e médias empresas, com custos em conta para o empreendedor", orienta a instituição.
Website: https://flaviomalufoficial.com