São Paulo, SP--(
DINO - 11 ago, 2016) - Comemora-se no dia 11 de agosto o "Dia do Advogado", como lembrança e homenagem à criação das duas primeiras faculdades de direito do país, instituídas ambas em 1827 ? a Faculdade de Direito do Largo de São Paulo, onde tive a oportunidade de me formar, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Trata-se de uma boa oportunidade para refletirmos sobre o papel que desempenhamos na vida e na carreira.
Desde sempre sensibiliza-me muito mais as atividades daqueles que se dedicam à defesa de pessoas, empresas e instituições. A vida é muito difícil para todos. E mais ainda para quem tem a responsabilidade de acusar e de julgar. Nosso respeito e admiração para com os promotores, membros do Ministério Público, e para com os juízes. Nossa paixão é, no entanto, a Advocacia.
Para ser bom advogado, é preciso ter um conjunto de qualidades e características pessoais e profissionais. É necessário ter empatia para com o sofrimento alheio. É preciso saber ouvir as pessoas e compreender as razões das suas dores. Antes de pensar na causa, o bom advogado deve pensar na pessoa que dá origem à causa. É a ela que devemos olhar e atender.
Depois da empatia e da capacidade de ouvir o cliente, é preciso dispor dos recursos intelectuais e técnicos para o eficaz exercício da Advocacia. O advogado sente com o coração, mas age com a razão e com os códigos legais entre as mãos. A sensibilidade precisa estar acompanhada da necessária qualificação técnica. Não se ganham causas com o coração e sim com o conhecimento técnico das leis e da jurisprudência.
Razão, conhecimento técnico e sensibilidade formam a essência de um bom advogado. Sem o coração não se chega ao cliente. Sem o conhecimento técnico e o saber jurídico não há eficácia na ação jurídica. É isso que procuramos ensinar à nossa brava e jovem equipe de profissionais, advogados e estagiários.
Cada cliente é único. E a ele devemos devotar nossa máxima atenção. Compartilhamos com todos e com cada um de nossos clientes a alegria por termos consagrado a nossa vida a servir o próximo. Por isso, neste Dia do Advogado, quem agradece somos nós aos clientes que nos outorgaram a sua confiança e as suas procurações. Muito obrigado. Haveremos sempre de honrar essa confiança.
Antônio Roberto Sandoval Filho
Sócio fundador da Advocacia Sandoval Filho
Website:
http://www.sandovalfilho.com.br