Releases 03/12/2015 - 16:42

Artistas de Brasília participam de importante festival da Suíça.


(DINO - 03 dez, 2015) - Na semana entre 14 e 23 de novembro, aconteceu o festival Brasil Afro Woche 2015 na cidade de Zurique na Suíça. Este ano teve como tema, "Água para Todos, Saúde e Direitos Humanos." Além dos eventos culturais, a edição contou com simpósios e palestras ligadas ao tema.
A novidade foi a presença dos músicos e produtor do Projeto Música na Árvore, evento nascido no Parque da Cidade que tem como característica a interação entre artistas, meio ambiente e pessoas.
Já conhecido entre os brasilienses, o Música na Árvore é uma das boas referências na capital, tanto pela continuidade - são mais de 60 edições - tanto pelo interesse da proposta, que é aproximar artistas e público da produção cultural, chamando a atenção para o meio ambiente e a ocupação saudável dos espaços públicos. Não é a primeira vez que o projeto participa de eventos internacionais, ano passado por exemplo, foi convidado para o festival Diversidade Brasil, em Londres, Inglaterra.

Novos Voos
Desta vez, atendendo ao convite na organização do festival europeu, a trupe que teve patrocínio de passagens através do Fundo de Apoio a Cultura do DF, além dos shows musicais, o produtor André Trindade ministrou palestras no Teatro Maxim, sobre as características hídricas do cerrado brasileiro e foi convidado especial no simpósio na Universidade de Zurique, onde ao lado de nomes como Christoph Morger, da HELVETAS Swiss Intercooperation, Christian Gyr, presidente da Solar Futur, empreendimento social que programa projetos de energia solar na África Central e Robert Zeller, membro do conselho de SE3WE.CH ? Sêniors para o terceiro mundo, debateram sobre as soluções possíveis e de baixos custos para superar as dificuldades de acesso a água para populações economicamente vulneráveis.

Muito som
Por sua vez, os músicos representantes do projeto, Mario Noya, voz e guitarra, Geraldo Carvalho, voz e violão, Robson Assis na bateria e Sidney Sheikor no baixo, participaram de quatro shows, no Maxim Theater, no Centro Cultural Dynamo, no Loft One center e na cidade de Sargans, mostrando toda a versatilidade e experiência do grupo, que tocaram desde clássicos da MPB, até frevo e forró, passando pelas suas produções autorais e ainda liderando uma Jam Session no evento de encerramento, onde dividiram o palco com vários artistas internacionais e brasileiros, entre eles a música pop de Steiner e Madlaine, Allê Trajan e seu Groove Samba, muito soul music com a sul africana Elaine Michaels e a banda suíça JamBox, Simone santos e Paula Rangel da França, entre tantos, que fizeram a alegria de africanos, europeus e brasileiros em um bela homenagem a música e as artes dos três continentes.