Curitiba,PR--(
DINO - 10 abr, 2018) - Você já imaginou o poder de uma marca estampada em milhares de veículos rodando por todo o Brasil, seja em sua lataria ou em aplicações de realidade aumentada (aquelas animações ou imagens visíveis quando passamos o celular sobre algum objeto, superfície ou código)?
E se ao chamar um aplicativo de mobilidade, além da mídia externa, o usuário fosse premiado com brindes, convites, entretenimento através de multimídia e publicidade no interior do veículo?
Novidade? Não é o que diz a Sorting, empresa com se deem Curitiba, e que está comercializando o espaço publicitário em veículos de frota (carga) e de passageiros em todo o Brasil.
Comparativamente, a diferença entre os dois tipos de veículos envolvidos, é que no caso dos aplicativos é possível negociar as opções de mídia externa e interna, pois transportam passageiros. Já no caso do frotista, onde normalmente há carros maiores que transportam carga, apenas a opção de mídia externa está disponível.
Segundo Gerson L. Gantzel, sócio e Diretor Comercial da empresa, o serviço "disponibiliza uma nova forma de consolidar marcas já existentes ou viabilizar o lançamento de novas marcas e produtos. Muda também a forma como as mídias antigas eram utilizadas, e altera drasticamente a fonte de renda dos motoristas, das empresas com veículos de frota e dos aplicativos de mobilidade".
Se no passado recente o Marketing das empresas já foi obrigado a se reinventar com o surgimento da publicidade digital, o que as empresas estão vislumbrando como oportunidade na mídia automotiva é um novo espaço livre, no qual é fácil comunicar e obter atenção.
Estimativas da própria Sorting, baseadas em pesquisas e negociações realizadas, indicam que há no Brasil mais de um milhão de motoristas de aplicativos, transportando cerca de 15 milhões de pessoas. Já imaginou o potencial do seu uso adequado para uma marca?
Segundo Gerson, "o projeto foi elaborado não apenas para explorar o espaço dos veículos como mídia, mas também para gerar um novo conceito de valor a todos os envolvidos". O cliente será melhor atendido através dos brindes, promoções e serviços adicionais que serão concedidos. Por exemplo, foram cogitadas recentemente as possibilidades de distribuição de bronzeadores durante o carnaval, convites para maquiagem no dia das mães, amostras de lançamentos de novos alimentos, bebidas, filmes, perfumes e muito mais.
Todo o sistema já está devidamente orçado e conta com fornecedores para a sua implantação em todo o país. Os motoristas, proprietários de veículos ou empresas com veículos de frota, recebem a maior parcela da receita.É algo que pode atingir em média R$ 2 mil ao mês ou mais por veículo, quando todas as opções de mídia estiverem devidamente operando.
Para o anunciante não há a menor dúvida sobre os benefícios: "divulgar uma marca, produto ou serviço, num espaço seletivo e dirigido, com exposição e atenção garantidas, num volume de centenas ou milhares de carros por cidade, e ainda por cima com um investimento imensamente mais baixo do que aquele das mídias tradicionais (TV, Rádio, Revista, Outdoor, etc.), é algo que não surge há algum tempo no mercado", complementa Gerson. E ele insiste, como alguém que conhece seu produto e já o experimentou: "em alguns casos, para grandes projetos especiais, usualmente recomendamos a realização de um teste piloto".
A Sorting está realizando o cadastramento de motoristas interessados (
https://www.sorting.com.br/motoristas), que poderão optar pela adesão a todas as mídias ou somente a uma parte destas. Também está negociando com agências, partners e anunciantes. Indagado sobre quais seriam os maiores contratos, Gerson informa que: "estamos em negociação mais adiantada com empresas de alimentos, bancos, bebidas, entretenimento, telefonia e até mesmo gigantes do mundo digital".
O anunciante pode, ainda, optar pela inserção de sua mídia numa ou em poucas cidades, ou em amplitude nacional, disponível nas maiores cidades nas quais circulam os veículos.
Em termos de controle e acompanhamento, a agência ou anunciante poderá utilizar inúmeros meios, que abrangem desde fotografias obtidas na instalação das mídias, passando por imagens transmitidas de forma periódica ou conforme auditoria. Estão previstos mecanismos de acompanhamento de quilometragem e rastreamento, tudo sempre de acordo com a vontade e negociação das partes envolvidas.
O projeto contempla ainda outras fases, nas quais estão previstas diversas melhorias, tais como uma revista de bordo e serviços de apoio à segurança do passageiro e do motorista.
Questionado sobre o recente surgimento do aplicativo da própria Prefeitura de São Paulo, o time da Sorting novamente demonstra porque vem estudando, desenvolvendo e testando seu produto desde 2016: "Quem irá ditar as regras é o próprio mercado e estamos preparados para isto. Teremos o maior prazer em negociar com a Prefeitura de São Paulo".
O momento para tal iniciativa não poderia ser o mais adequado,afinal, há uma verdadeira batalha para se regulamentar e cobrar (ou não) impostos ou taxas dos aplicativos. Uma renda adicional como esta da mídia automotiva certamente poderá cobrir e superar eventuais despesas extras que venham a ser cobradas, melhorando a vida dos motoristas.
Sobre a necessidade e interesse em atrair investimentos, Anderson R. Schmidt, sócio e responsável pela área Financeira da Sorting, informa que "o investimento necessário já foi planejado, já está previsto, como tem feito com suas empresas desde 2018". Mas ele complementa que "talvez um investidor que pudesse acelerar o processo no Brasil ou no exterior pudesse ser considerado".
Nos próximos dias será possível observar as primeiras campanhas rodando e então sentir o verdadeiro poder desta "nova forma de usar as velhas mídias".
Para saber mais, acesse o site
https://www.sorting.com.br/ ou escreva para
contato@sorting.com.br.
Website:
https://www.sorting.com.br/motoristas