Belo Horizonte, MG--(
DINO - 12 abr, 2017) - Palavra da moda, o termo "resiliência" pode ser visto em adesivos, camisetas, canecas, e até marcado na pele, em forma de tatuagem. Ela é muito usada pelas pessoas, para expressar calma diante das dificuldades. Mas você sabe exatamente o que ela significa? Um dos significados encontrados no dicionário para resiliência é o de pessoa com "habilidade de se adaptar com facilidade às intempéries, às alterações ou aos infortúnios", resiliência também serve para denominar uma "característica mecânica que define a resistência dos choques de materiais". Ou seja, quando falamos que precisamos ter resiliência, queremos dizer que precisamos estar aptos para mudanças e ser firmes.Esta é uma característica que as empresas vêm buscando entre seus colaboradores. Pessoas que tenham maturidade profissional e que saibam se moldar, se adaptarem para situações que se mostrem delicadas no dia a dia dentro do ambiente de trabalho. Devido a isso, resolvemos neste texto enumerar alguns aspectos que um profissional precisa ter para se tornar uma pessoa resiliente no trabalho. Características estas que bem trabalhadas ajudam não só no aspecto profissional, mas também pode ser de grande valia em questões pessoais.Os aspectos apresentados em nosso texto foram catalogados em uma escala pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), confira:1. Auto-eficácia;2. Competência Social;3. Empatia;4. Flexibilidade;5. Tenacidade;6. Solução de Problemas;7. Produtividade;8. Temperança;9. Otimismo;Mesmo que muitos acreditem que já nascemos ou aprendemos com certas características da resiliência e que não seria possível conquista-las depois de mais experiente, especialistas da área de Recursos Humanos discordam e afirmam que estes aspectos podem ser trabalhados no dia a dia ao aumentar seu repertório com leitura, estudos e treinamento.
www.institutoprominas.com.br