São Paulo--(
DINO - 18 out, 2016) - O uso do seguro-fiança nos novos contratos de locação residencial realizados na cidade de São Paulo caiu 30,7% nos últimos cinco anos, enquanto a utilização da caução (depósito do valor correspondente a três aluguéis) dobrou em cinco anos.
É o que aponta levantamento da Lello, imobiliária e administradora com 18 filiais na capital paulista, ABC, interior e litoral do estado.
Segundo a empresa, neste ano o seguro-fiança respondeu por 18% dos contratos de aluguel. Em 2011 essa modalidade de garantia representava 26% do total de novas locações.
De outro lado, a caução, que há cinco anos respondia por apenas 10% dos contratos, em 2016 representa 20%.
"Os proprietários estão mais flexíveis na hora de negociar a modalidade de garantia da locação e muitos acabam aceitando a caução como forma de alugar rapidamente, evitando que o imóvel fique desocupado e gerando despesas, como o pagamento de IPTU e cota de condomínio", diz Roseli Hernandes, diretora de Locação da Lello Imóveis.
Ainda conforme o levantamento, o uso de fiador continua sendo a principal modalidade de garantia nas locações, representando 57% do total de novos contratos. Em 2011 o índice era de 60%.