“Acho que somos a cidade que mais digitalizou os processos. Digitalizamos 100% e nosso impacto esta? sendo pequeno do ponto de vista do atendimento. Direcionamos para a plataforma e o que ele (o cidada?o) na?o encontra, a gente recebe como outros (categoria dentro da plataforma 1Doc)”, diz.
Em Pindamonhangaba, a facilidade do atendimento ao pu?blico tambe?m e? creditada a? adesa?o ao sistema 1Doc. “Todo o atendimento hoje e? 100% pela 1Doc. A Prefeitura na?o parou e consegue realizar os despachos e atendimentos normalmente tanto ao pu?blico interno quanto externo”, diz Costa.
Entrevista: Em Americana (SP), prefeitura implanta sistema 1Doc de forma remota e garante atendimento online para a populac?a?o durante a crise do coronavi?rus
As medidas de restric?o?es de contato fi?sico e viagens no Brasil coincidiram com a data programada para realizar a implantac?a?o do sistema 1Doc na cidade de Americana em Sa?o Paulo. Ciente de que a plataforma seria importante para enfrentar a crise, a equipe de gesta?o do munici?pio assumiu o desafio de fazer a implantac?a?o do novo sistema de maneira remota. A equipe da 1Doc realizou o treinamento dos servidores e prestou assiste?ncia na migrac?a?o de forma online. O diretor da Unidade de Servic?os Gerais da Prefeitura de Americana Eduardo Ce?sar Samogim Spilla explica como foi o processo.
A pandemia do novo coronavi?rus teve qual peso para a decisa?o de fazer a implantac?a?o do sistema de forma online??
As viagens interestaduais ae?reas estavam comec?ando a ser canceladas. Corria-se o risco da equipe da 1Doc vir para Americana e na?o consegui retornar, ne?? Ale?m das restric?o?es de viagem, tiveram outros fatores como o anu?ncio da suspensa?o das aglomerac?o?es. No?s na?o ti?nhamos como realizar esses treinamentos (de forma presencial). Com a impossibilidade da realizac?a?o dos treinamentos presenciais, no?s ti?nhamos duas opc?o?es: adiar o projeto de implantac?a?o ou encarar e fazer remotamente. A gente estava ainda com muitas indeciso?es sem saber o que ia acontecer. E ousadamente no?s resolvemos encarar.
Como foi a implantac?a?o digital??
No?s fomos o primeiro munici?pio a fazer a implantac?a?o remota sem que a empresa estivesse acampada aqui dentro da prefeitura. E? desafiador, mas ao mesmo tempo tem evolui?do de uma maneira que a gente tem se surpreendido. A gente achou que na?o fosse dar conta que a gente na?o ia conseguir. Mas eles nos incentivaram e a gente esta? como se diz “metendo a cara” e estamos fazendo o nego?cio acontecer, logicamente que com apoio deles por tra?s. Foi a melhor decisa?o porque ela veio no momento mais crucial onde o atendimento presencial da prefeitura foi rompido e o cidada?o na?o esta? mais sendo atendido presencialmente enquanto durar crise.
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Como foi o processo de pre?-implantac?a?o que antecedeu a implantac?a?o online?
No?s esta?vamos trabalhando na pre?-implantac?a?o desde janeiro. Esta?vamos ja? carregando toda a base da plataforma, estruturando todos os servic?os, cadastrando a base de usua?rios, a base de contribuintes, a base de geoprocessamento, de assuntos... E ai? vai embora. E? muita coisa que voce? cadastra dentro da plataforma para que ela possa estar disponi?vel de uma maneira bem intuitiva e fa?cil para o servidor trabalhar e para o pro?prio cidada?o.