Releases 07/04/2020 - 18:08

Coronavírus: o que as prefeituras estão fazendo para garantir o atendimento durante a pandemia


Brasil--(DINO - 07 abr, 2020) -




Em diversas cidades, decretos municipais restringem a circulac?a?o de pessoas. As alternativas para manter a prestac?a?o de servic?os te?m sido voltadas para o atendimento virtual feito por servidores que trabalham home office.


“O momento e? de dificuldade, mas a administrac?a?o municipal na?o pode parar. Atrave?s da plataforma digital a populac?a?o continua tendo acesso aos principais servic?os e nosso servidores mesmo a dista?ncia, em home office, conseguem dar andamento aos protocolos”, diz o secreta?rio adjunto de Governo da Prefeitura de Pindamonhangaba (SP), Alexandre Pereira Costa.


Ale?m do atendimento ao pu?blico, outros atos administrativos como dar andamento a?s demandas, a assinatura de documentos, gerir equipes e distribuir tarefas tambe?m te?m sido feitas de forma online. Segundo Pereira Costa, os setores de compra e de elaborac?a?o de documentos te?m sido os mais demandados para atender as questo?es relacionadas a? sau?de.


“Os servic?os mais priorita?rios sa?o compras emergenciais da sau?de, elaborac?a?o e publicac?a?o de decretos pelo setor juri?dico e os pedidos de servidores que pedem afastamento de sau?de por participarem do grupo de risco”, diz.


Em Atibaia, que tambe?m fica em Sa?o Paulo, o estado mais atingido pelo novo coronavi?rus, a populac?a?o tem solicitado servic?os online atrave?s do sistema 1Doc, plataforma da Softplan presente em mais de 100 munici?pios do pai?s.


“Se na?o fosse a 1Doc, certamente a gente estaria com muito problema tanto na tramitac?a?o quanto na aprovac?a?o de projetos e ana?lise de demanda de cidada?o. Nesse sentido (a 1Doc) esta? sendo uma soluc?a?o”, diz o secreta?rio de Governo da prefeitura de Atibaia, Luiz Fernando Pugliese.


Segundo Pugliese, a adesa?o ao sistema da 1Doc fez com que a populac?a?o na?o tenha prejui?zo no atendimento durante as restric?o?es de circulac?a?o impostas para barrar o coronavi?rus, pois todos os servic?os da prefeitura esta?o disponi?veis online, sem a necessidade do cidada?o sair de casa.









“Acho que somos a cidade que mais digitalizou os processos. Digitalizamos 100% e nosso impacto esta? sendo pequeno do ponto de vista do atendimento. Direcionamos para a plataforma e o que ele (o cidada?o) na?o encontra, a gente recebe como outros (categoria dentro da plataforma 1Doc)”, diz.


Em Pindamonhangaba, a facilidade do atendimento ao pu?blico tambe?m e? creditada a? adesa?o ao sistema 1Doc. “Todo o atendimento hoje e? 100% pela 1Doc. A Prefeitura na?o parou e consegue realizar os despachos e atendimentos normalmente tanto ao pu?blico interno quanto externo”, diz Costa.


 


Entrevista: Em Americana (SP), prefeitura implanta sistema 1Doc de forma remota e garante atendimento online para a populac?a?o durante a crise do coronavi?rus


As medidas de restric?o?es de contato fi?sico e viagens no Brasil coincidiram com a data programada para realizar a implantac?a?o do sistema 1Doc na cidade de Americana em Sa?o Paulo. Ciente de que a plataforma seria importante para enfrentar a crise, a equipe de gesta?o do munici?pio assumiu o desafio de fazer a implantac?a?o do novo sistema de maneira remota. A equipe da 1Doc realizou o treinamento dos servidores e prestou assiste?ncia na migrac?a?o de forma online. O diretor da Unidade de Servic?os Gerais da Prefeitura de Americana Eduardo Ce?sar Samogim Spilla explica como foi o processo.


A pandemia do novo coronavi?rus teve qual peso para a decisa?o de fazer a implantac?a?o do sistema de forma online??


As viagens interestaduais ae?reas estavam comec?ando a ser canceladas. Corria-se o risco da equipe da 1Doc vir para Americana e na?o consegui retornar, ne?? Ale?m das restric?o?es de viagem, tiveram outros fatores como o anu?ncio da suspensa?o das aglomerac?o?es. No?s na?o ti?nhamos como realizar esses treinamentos (de forma presencial). Com a impossibilidade da realizac?a?o dos treinamentos presenciais, no?s ti?nhamos duas opc?o?es: adiar o projeto de implantac?a?o ou encarar e fazer remotamente. A gente estava ainda com muitas indeciso?es sem saber o que ia acontecer. E ousadamente no?s resolvemos encarar.


Como foi a implantac?a?o digital??
No?s fomos o primeiro munici?pio a fazer a implantac?a?o remota sem que a empresa estivesse acampada aqui dentro da prefeitura. E? desafiador, mas ao mesmo tempo tem evolui?do de uma maneira que a gente tem se surpreendido. A gente achou que na?o fosse dar conta que a gente na?o ia conseguir. Mas eles nos incentivaram e a gente esta? como se diz “metendo a cara” e estamos fazendo o nego?cio acontecer, logicamente que com apoio deles por tra?s. Foi a melhor decisa?o porque ela veio no momento mais crucial onde o atendimento presencial da prefeitura foi rompido e o cidada?o na?o esta? mais sendo atendido presencialmente enquanto durar crise.



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Como foi o processo de pre?-implantac?a?o que antecedeu a implantac?a?o online?

No?s esta?vamos trabalhando na pre?-implantac?a?o desde janeiro. Esta?vamos ja? carregando toda a base da plataforma, estruturando todos os servic?os, cadastrando a base de usua?rios, a base de contribuintes, a base de geoprocessamento, de assuntos... E ai? vai embora. E? muita coisa que voce? cadastra dentro da plataforma para que ela possa estar disponi?vel de uma maneira bem intuitiva e fa?cil para o servidor trabalhar e para o pro?prio cidada?o.






Quais servic?os o cidada?o passou a ter online atrave?s do sistema 1Doc??
Ele pode fazer os seus protocolos, os seus pedidos em geral. No?s disponibilizamos tambe?m todos os servic?os de ana?lise de projetos de alvara? de construc?a?o, de alvara? sanita?rio, de alvara? ambiental. Tambe?m disponibilizamos o servic?o de atendimento do SAC, que e? o servic?o de atendimento do cidada?o para reclamac?o?es, denu?ncias e pedido de servic?os em geral. Praticamente todos os servic?os esta?o disponibilizados de maneira online atrave?s da nossa central de atendimento que e? americana.1doc.com.br/atendimento. Ali o cidada?o consegue fazer os seus pedidos.


De que forma o sistema 1Doc tem ajudado a enfrentar as dificuldades que surgem para o munici?pio decorrentes da pandemia??
Com a expansa?o da Covid-19, a prefeitura suspendeu o atendimento presencial. Enta?o, na verdade, a plataforma veio no momento mais certo. Ela veio a calhar no momento de crise e de caos como esse. Ela tem sido o elo entre a populac?a?o e a prefeitura de maneira que esse elo na?o foi rompido. O cidada?o esta? conseguindo fazer os seus pedidos e no?s, trabalhando internamente, estamos conseguindo dar seque?ncia nas demandas e nos pedidos que sa?o feitos.


 


Prestac?a?o de servic?os a? populac?a?o e? mantida atrave?s de recursos online


Diante da recomendac?a?o do Ministe?rio da Sau?de para as pessoas evitarem sair de casa para reduzir a proliferac?a?o do vi?rus, os gestores municipais te?m recorrido a? comunicac?a?o com os muni?cipes via internet.


Para Je?ferson Castilhos, cofundador da 1Doc, o processo digital e? um caminho natural e que esta? conectado com o cumprimento dos princi?pios da gesta?o pu?blica que preve? a boa prestac?a?o de servic?os ao cidada?o.


“Em uma e?poca de restric?o?es de contato, infelizmente, nesse cena?rio, a transformac?a?o digital ganha forc?a, e essa forc?a vem de uma forma que na?o tem para onde correr, literalmente, ou se digitaliza os servic?os, ou os servic?os pu?blicos ficam extremamente prejudicados”, diz Castilhos.;base64,iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAcEAAAABCAYAAACmJBXoAAAAAXNSR0IArs4c6QAAAHhlWElmTU0AKgAAAAgABAEaAAUAAAABAAAAPgEbAAUAAAABAAAARgEoAAMAAAABAAIAAIdpAAQAAAABAAAATgAAAAAACSkXAAAcMQAJKRcAABwxAAOgAQADAAAAAQABAACgAgAEAAAAAQAAAcGgAwAEAAAAAQAAAAEAAAAAVF6ZAQAAAAlwSFlzAAAMywAADMsBd/5lRgAAABtJREFUOBFjYBgFoyEwGgKjITAaAqMhMEJDAAAHBQABoO6aWAAAAABJRU5ErkJggg==" alt="page3image13005568" width="448.125943" height="0.750630" />









Nos munici?pios que ja? possuem a plataforma 1Doc, os cidada?os costumam receber mensagens no celular e email com avisos sobre o andamento dos processos. Os protocolos podem ser registrados online e a entrega de documentos tambe?m ocorre de forma digital. O sistema e? intuitivo, os servidores e cidada?os costumam ter facilidade no uso. Em Atibaia, onde o sistema esta? em funcionamento ha? 4 meses, o secreta?rio de Governo da prefeitura diz que a adaptac?a?o foi ra?pida.


“As pessoas aderiram bem. A cidade esta? bastante familiarizada. Esta? sendo a nossa soluc?a?o. Desde 4 de novembro temos (o sistema) implantado e agora, por exemplo, temos 337 usua?rios online em 239 setores. Estou em casa trabalhando, estou assinando decreto, acabei de liberar o u?ltimo documento com medidas sobre a Covid-19 e estou fazendo tudo isso online”, diz Pugliese.






Website: http://1doc.com.br