Releases 15/04/2015 - 17:36

Alta do segmento publicitário revela as deficiências do mercado audiovisual brasileiro


Rio de Janeiro - RJ--(DINO - 15 abr, 2015) - Uma pesquisa da Zenith Optimedia constatou que, desde 2012, o Brasil vem crescendo na área de publicidade. São cerca de 5,7 bilhões de dólares investidos, o que coloca o país em terceiro lugar no mundo, no que tange à expansão do segmento. Outras estimativas apontam que a imagem do Brasil movimentará aproximadamente 24 bilhões de dólares em 2015.
Entretanto, ainda hoje, grande parte de imagens utilizadas em campanhas publicitárias brasileiras tem sua origem em bancos de dados estrangeiros. Prova disso é que nas últimas eleições diversos candidatos optaram por imagens do Shutterstock ? um conhecido site americano que possui mais de 40 milhões de fotos. Por exemplo, na campanha de Beto Richa ? atual governador do Paraná ? foram utilizadas diversas fotos de modelos estrangeiros.
Tal fato demonstra a falta de uma ponte entre o profissional audiovisual brasileiro e as agências publicitárias. Como consequência, as campanhas de marketing em geral não captam a identidade do país, deixando sua imensa diversidade cultural de lado. Outra consequência negativa é a emissão de capital para o exterior: se houvesse material audiovisual comercializável no país, as agências o comprariam e assim os profissionais teriam capital para melhorar sua estrutura e qualificação, gerando um ciclo que beneficiaria ambos.
A falta de uma comunicação eficaz entre profissionais de audiovisual e publicidade é o grande "X" da questão. Se de um lado as agências não conseguem encontrar material que mostre de forma real a cultura brasileira, do outro, fotógrafos, músicos e cinegrafistas não conseguem expor seu trabalho e muito menos vendê-lo por um preço competitivo.
Ao lidar com essa deficiência de mercado, o empresário Vinicius Realiza decidiu criar uma plataforma para soluciona o problema. A Mistific pretende ser a ponte que une a demanda e a oferta, ou seja, as agências publicitárias e os profissionais audiovisuais. Segundo o empresário, a idéia de criar a Mistific nasceu quando ele mesmo precisou de materiais audiovisuais que fossem fiéis à cultura do país, mas ao procurar em sites estrangeiros, não encontrava algo legitimo.
Existe um projeto de crowdfunding para a Mistific, no qual são oferecidas várias recompensas de acordo com o investimento realizado na startup. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site.

Leia mais:

Startup brasileira Mistific promete facilitar a rotina das agências de publicidade com plataforma de conteúdo audiovisual

Startup que liga profissionais audiovisuais ao mercado publicitário cria crowdfunding e oferece benefícios
Website: http://www.mistific.com