Releases 21/11/2014 - 16:11

GSMA une-se à Child Helpline International na proteção mundial das crianças


MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50987710&lang=pt


LONDRES--(BUSINESS WIRE)--21 de Novembro de 2014--A GSMA marcou o 25o aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança (CRC)1 estabelecendo uma parceria com a Child Helpline International (CHI) para a proteção dos jovens e a defesa de seu direito de serem ouvidos. A GSMA e a CHI assinaram um acordo que estabelece um guia para a promoção de canais de apoio às crianças em todo o globo, incluindo medidas para fortalecer as relações entre as operadoras de telefonia móvel e os canais de apoio nos países em que elas atuam e fomentar a colaboração em questões como uma internet mais segura para as crianças.

Child Helpline International (Photo: Business Wire)

Child Helpline International (Photo: Business Wire)

"A missão da Child Helpline International é garantir que toda ligação seja atendida, assim, toda criança que precisar de ajuda pode ser ouvida. A GSMA tem o compromisso de fazer sua parte no cumprimento dessa importante meta", disse Anne Bouverot, Diretora geral, GSMA. "A Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança foi estabelecida em 1989, que também é o ano de nascimento da World Wide Web. As crianças ao redor do mundo têm usado cada vez mais os telefones móveis para acessar a internet, tanto em redes sociais e em aplicativos, como para fazer ligações e enviar mensagens. Nossa parceria com a Child Helpline International reforçará os esforços atuais das operadoras de telefonia móvel para proteger e defender a segurança dos nossos jovens na nossa sociedade conectada."


Nenita La Rose, Diretora executiva, Child Helpline International, disse: "A cada dois segundos uma criança procura a ajuda de um canal de apoio. Infelizmente, 50% das ligações de pedido de ajuda não são ouvidas, porque os canais de apoio normalmente não têm os recursos para atender todas as chamadas. Na medida em que os jovens precisam ter acesso às tecnologias de comunicação para alcançarem os serviços vitais dos canais de apoio, as operadoras de telefonia móvel são atores importantíssimos. É com muita satisfação que formalizo essa parceria fundamental com a GSMA, assinando um Memorando de entendimento para trabalharmos em conjunto em nossa meta comum de atender toda ligação feita por uma criança."


Dentre as operadoras integrantes da GSMA que se comprometeram a apoiar os canais de apoio às crianças em seus mercados estão Airtel, Avea, Axiata, Bouygues, China Mobile, China Unicom, Deutsche Telekom, Digicel, KDDI, KT, Millicom, NTT DOCOMO, Nuevatel, Ooredoo, Orange, SK Telecom, STC, Telecom Italia, Telefónica, Telekom Austria, Telenor Group, TeliaSonera, Telstra, VimpelCom, Vodafone e Zain. Os compromissos assumidos e previstos entre as operadoras de telefonia móvel são, por exemplo: ajudar no estabelecimento de um canal de apoio se não existir nenhum no país; aumentar o conhecimento sobre os canais de apoio e dar apoio ou patrocínio em espécie. Os compromissos variarão conforme a operadora e o mercado.


No mês passado, a CHI lançou a campanha "Free Our Voices" em busca de apoio público aos canais de apoio às crianças no mundo todo. Por meio de uma tecnologia de reconhecimento de voz customizada, os visitantes da página da campanha podem assinar a petição registrando seu nome oralmente, sem necessidade das assinaturas escrita ou digital comumente usadas. Saiba mais emwww.freeourvoices.org.


Em 1º de novembro, a GSMA lançou uma contagem regressiva de 20 dias até o 25º aniversário da CRC em sua página. A cada dia, uma pessoa ou organização exemplar na proteção ou promoção dos direitos das crianças no atual mundo digital foi destacada. Acesse www.gsma.com/publicpolicy/myouth/rights-of-the-child/20-day-countdown-calendar.


Apoio das operadoras à parceria com a Child Helpline International


Apoio das operadoras à parceria com a Child Helpline International:


"Apesar dos enormes benefícios da internet e dos avanços atuais na tecnologia móvel, compreendemos que as crianças podem enfrentar uma miríade de riscos quando usam as tecnologias de informação e comunicação. Essa parceria reforça o compromisso da Airtel de contribuir com a resposta global coordenada necessária para vencer os desafios associados à segurança virtual das crianças, tomando conjuntamente uma medida proativa para beneficiar nossas crianças na África."


Bharti Airtel - Gopal Vittal, Diretor administrativo e Diretor executivo (Índia e Sul da Ásia):


"A Bharti Airtel está feliz por compartilhar com GSMA e Child Helpline International (CHI) a visão de que toda ligação feita por uma criança deve ser atendida, defendendo, assim o direito de serem ouvidas. Temos a certeza de que isso ajudará na proteção das crianças e proporcionará o apoio e a segurança no devido tempo, melhorando, assim, a saúde, a vida, a dignidade e o desenvolvimento geral na Índia conectada."


China Unicom Lu Yimin, Presidente e Vice-Presidente do Conselho:


"A China Unicom está interessada em apoiar a iniciativa. Desde 2005, com a colaboração dos institutos governamentais relacionados e dos outros operadores de telecomunicação da China, a China Unicom tem mantido canais de apoio a mulheres e crianças gratuitos, e já os expandiu à maioria das cidades chinesas."


Deutsche Telekom - Timotheus Höttges, Diretor executivo:


"Como parte integrante da nossa responsabilidade corporativa, desejamos que as crianças beneficiem-se do uso positivo da tecnologia. O que inclui a possibilidade de buscarem ajuda em caso, por exemplo, de cyber-bullying. Portanto, temos estabelecido longas parcerias com as organizações que proporcionam canais de apoio e temos ajudado em muitos dos mercados. Estamos orgulhosos de manter nosso apoio e de expandi-lo a outros mercados no âmbito dessa iniciativa conjunta que também inclui os membros da CHI."


KDDI - Tadashi Onodera, Presidente do Conselho:


"Desde 2007, a KDDI tem contribuído com a ChildLine no Japão, apoiando as atividades de marketing e treinamento para os atendentes dos canais de apoio. Neste ano, nosso apoio será concentrado em novas pesquisas sobre as principais questões que afetam as crianças e os jovens.


"Ao longo dos últimos nove anos, a KDDI apresentou ainda palestras sobre o uso seguro da tecnologia móvel em mais de 10.000 escolas de nível básico e fundamental no Japão e recebeu muitos comentários positivos das crianças, dos professores, dos pais e da imprensa. As crianças podem encontrar o número da ChildLine nos folhetos das palestras. Os telefones móveis são importantes ferramentas de comunicação para as crianças no Japão; acreditamos que é nossa responsabilidade, na condição de operadora de telefonia móvel, orientá-las sobre o uso de telefones e de smartphones, para sua própria segurança e proteção."


KT - Chang-Gyu Hwang, Presidente do Conselho e Diretor executivo:


"A KT tem apoiado canais de apoio para crianças e jovens em conjunto com as autoridades locais e ONGs na Coréia do Sul. Além disso, estamos atualmente viabilizando a união do canal de apoio para crianças ao telefone nacional para denúncia de crimes, tendo em vista um acesso mais amplo e fácil. A KT não deixará de apoiar o bem-estar das crianças e dos jovens ao mesmo tempo em que apresenta tecnologias e infraestruturas de ICT de última geração."


Millicom - Hans-Holger Albrecht, Presidente e Diretor executivo:


"A Millicom louva a iniciativa GSMA-Child Helpline International e tem orgulho de já apoiar canais de apoio em muitos dos mercados em que está presente. A proteção das crianças é um dos focos de nossa estratégia de responsabilidade corporativa, e também buscamos apoiar essa iniciativa com outras parcerias nos novos mercados que despertem a consciência sobre os canais de apoio e permitam o livre acesso dos necessitados."


NTT DOCOMO - Kaoru Kato, Presidente e Diretor executivo:


A NTT DOCOMO apoia a proposta da GSMA. Temos feito muitos esforços para a criação de uma sociedade em que as crianças possam viver com segurança e tranquilidade por meio das capacidades em tecnologia móvel que podemos fornecer, como o desenvolvimento de telefones móveis projetados especificamente para crianças, ou a disponibilização de serviços de filtro.


"Da mesma forma, compreendemos totalmente o quanto os canais de apoio para crianças são importantes para a criação de uma sociedade que escuta a voz das crianças e a leva a sério e também para a adoção de medidas que garantam a existência de locais onde possam sentir segurança mental e psicológica. A NTT DOCOMO pretende contribuir com as atividades da ChildLine Japan de muitas maneiras diferentes.


Ooredoo - Dr. Nasser Marafih, Diretor executivo do grupo:


"Na condição de empresa que acredita sinceramente que os jovens devem ter uma ampla variedade de chances na vida, a Ooredoo tem o orgulho de estender seu apoio a esse programa. Os canais de apoio para crianças podem proporcionar um ponto de contato vital para os jovens necessitados, e a Ooredoo lutará para apoiá-los onde quer que esteja presente na região MENA e no sudeste da Ásia. Já ajudamos inclusive no lançamento de canais de apoio gratuitos para crianças no Qatar e nas Maldivas, e temos planos de aumentar nosso apoio nas regiões em que estamos presentes."


Telecom Italia - Marco Patuano, Diretor executivo:


Louvamos essa parceria entre a GSMA e Child Helpline International, pois ela reforça nossos esforços contínuos para defender os direitos das crianças. No âmbito de nosso compromisso de proteger os jovens, temos realizado diversas iniciativas com integrantes dos setores público e privado inclusive parcerias de longa data com agências da ONU, organizações não governamentais, instituições nacionais e internacionais visando a prevenção de possíveis abusos e informando as crianças, os pais e os professores sobre os riscos relacionados às novas tecnologias e à navegação na internet."


Telefónica - Carlos López Blanco, Diretor global, Assuntos públicos e regulatórios:


A Telefónica é uma empresa global que apoia canais de apoio para crianças em todos os locais em que está presente na Europa e na América Latina. Esse acordo entre a GSMA e a CHI reforça nosso compromisso com as crianças e os jovens. A Telefónica apoia ativamente os usos positivos da tecnologia para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das crianças.


Telenor Group - Jon Fredrik Baksaas, Presidente e Diretor executivo:


"Cada vez mais crianças e jovens tem acesso ao mundo virtual no mundo todo. O acesso a telefones móveis e à internet enriquece a vida delas e dá oportunidades a todos. Ao mesmo tempo, ele também coloca alguns desafios. O Telenor trabalha sistematicamente em seus mercados em ambos os lados do acesso à tecnologia móvel. Nosso compromisso com canais de apoio gratuitos para crianças é uma parte importante desse esforço. No momento apoiamos canais de apoio para criança na Noruega, Suécia, Sérvia, Hungria, Bulgária e Malásia. Desejamos expandir esse serviço para todas as nossas operações."


TeliaSonera - Johan Dennelind, Diretor executivo:


"Em toda sala de aula tem alguém que se sente só ou está sofrendo bullying. Hoje, muitos jovens enfrentam essas situações ofensivas no mundo virtual. Acho maravilhoso podermos, na condição de operadora de telecomunicação, ajudar as crianças necessitadas a obter contato com um adulto e ser ouvidas."


VimpelCom - Joe Lunder, Diretor executivo:


Na VimpelCom, acreditamos que toda criança tem o direito de ser ouvida e temos, hoje, o compromisso de garantir que ligações gratuitas aos canais de apoio estejam disponíveis em todos os nossos mercados, sem exceção, em 12 meses.


Vodafone - Paolo Bertoluzzo, Diretor comercial e operacional do grupo:


"A Vodafone vem apoiando os canais de apoio para crianças há muitos anos com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens às orientações e apoio de que precisam. A Vodafone busca proporcionar orientações e ferramentas simples e eficazes para os pais e as crianças, de modo que tenham uma conexão confiável e beneficiem-se das oportunidades que o mundo digital pode oferecer."


Zain Group - Scott Gegenheimer, Diretor executivo:


O Zain tem um compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades que atende. Em uma era em que a tecnologia e as telecomunicações têm potencial para impactar significativamente as sociedades em todo o mundo, o grupo Zain reconhece a necessidade de garantir que as crianças na região estejam protegidas contra abusos e exploração. Acreditamos que, acima de tudo, as parcerias com vários atores, como a CHI, têm uma grande importância e, juntos, lutaremos para colocar a proteção dos segmentos vulneráveis da sociedade no centro dos programas de CSR sustentáveis."


-FIM-


Notas para os editores


1 A CRC, assinada em 1989, foi o primeiro exemplo de normativa sobre direitos humanos elaborada especificamente com respeito às crianças. A CHI define os canais de apoio conforme a CRC: "Canais de apoio para crianças são serviços de ajuda e apoio para crianças operados por organizações da sociedade civil e, em alguns casos, órgãos governamentais; os canais de apoio para crianças terão os princípios da CRC como base para seu trabalho. A CRC elenca os direitos humanos básicos que as crianças de todos os lugares têm: direito à vida; direito ao desenvolvimento pleno; à proteção contra influências negativas, abuso e exploração; de plena participação na vida familiar, cultural e social. A CRC também confere especificamente às crianças o direito de serem ouvidas e de expressar seus pontos de vista sem medo de punição ou repreensão."


Sobre a GSMA


A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, unindo quase 800 operadoras a mais de 250 empresas no amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas da Internet, assim como organizações e setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos da indústria, como o Congresso de Tecnologia Móvel, o Congresso de Tecnologia Móvel de Xangai e a série de conferências Mobile 360.


Para obter mais informações, acesse a página corporativa da GSMA no endereço www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter:


Sobre Child Helpline International


A Child Helpline International (CHI) é uma rede global de 191 canais de apoio para crianças em 145 países (outubro de 2014) que, no total, recebem aproximadamente 14 milhões de contatos de crianças e jovens precisando de cuidado e proteção por ano. A CHI apoia a criação e o fortalecimento de canais de apoio gratuitos para crianças nos países do mundo e usa os dados e o conhecimento dos canais de apoio para enfatizar as falhas nos sistemas de proteção às crianças e para defender os direitos das crianças. Para mais informações sobre a CHI e seu trabalho, acesse www.childhelplineinternational.org. Siga a CHI no Twitter: @CHIamsterdam.


O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.




Pela GSMA
Weber Shandwick London
Charlie Meredith-Hardy
+44 7917 298 428
cmeredith-hardy@webershandwick.com
ou
Assessoria de imprensa GSMA
pressoffice@gsma.com
ou
Pela Child Helpline International
Bryony Stentiford
Diretor de marketing e comunicações
+31 (0)20 528 9625
Bryony@childhelplineinternational.org