Releases 10/10/2017 - 16:39

Escola de Culinária Cooking é inaugurada em São Luís


São Luís, Maranhão--(DINO - 10 out, 2017) - SÃO LUÍS - Cozinhar vai além muito além das técnicas e do "dom", é uma questão de dedicação e paixão. Qualquer pessoa pode aprender a cozinhar, uma arte que ultrapassa a ideia de alimentar o corpo, pois a culinária une as pessoas, fortalece uma família, aproxima os amigos e dá sensação de felicidade. Ela é terapia, descontração, divertimento... E, foi pensando nessas sensações de prazer, que quatro empreendedores decidiram criar a Escola de Culinária Cooking. Um sociólogo, uma assistente social, um publicitário e uma arquiteta unidos pela vontade de propor para a sociedade uma forma inovadora de ensinar culinária.

O primeiro a pensar na Cooking foi o sociólogo e empresário Alessandro Lamar, que queria aprender a cozinhar, mas não em um curso tradicional. "Eu queria cozinhar em um lugar como a Cooking, onde eu pudesse vir à noite, ter aulas práticas com poucas pessoas, além de aprender em um ambiente descontraído, onde eu pudesse trazer meu filho para eu servir aquela comidinha que eu fiz. A partir daí eu desenhei esse projeto e fui buscar orientação de alguns chefs, que me desmotivaram pelo fato de eu não saber cozinhar. E foi aí que eu entrei em contato com os chefs Júnior Ayoub e Rafael Libério, que começaram a organizar o projeto junto comigo. Era um projeto muito menor, mas fomos nos apaixonando e ele foi ganhando grandiosidade", explica Alessandro Lamar.

Após se reunir com os outros três sócios - Mônica Lamar, Priscila Carvalho e Renan Figueiredo - a Cooking ganhou vida e agora está pronta para atender seus alunos. Segundo Luciana Raposo, diretora da escola, a Cooking é um projeto inovador, porque tem a proposta de oferecer aulas 100% práticas, onde o aluno vai aprender dentro da cozinha, com o auxílio do chef.
"Temos toda uma estrutura montada para receber nossos alunos. Nós temos a cozinha principal, que é o nosso carro-chefe, temos a confeitaria para poder fazer aulas de doces e panificação, temos um bar, onde teremos degustação de cervejas e cerveja artesanal, de vinho, entre outros cursos e a área externa para pizzas, churrasco, hambúrquer... Enfim, serão oferecidos mais de 30 cursos, para um público diverso", informa a diretora da escola.

Para o sócio Renan Figueiredo, que é publicitário, a escola vem atender a uma tendência que as pessoas estão seguindo, de cozinharem para a família e para os amigos. "Tem muita gente que quer cozinhar, mas não sabe nada a respeito. A partir daí colocamos esse projeto para frente. O diferencial da Cooking é que ela não é uma escola comum. Aqui, todos os alunos vão colocar a 'mão na massa para poder aprender a fazer o que foi proposto para ele. Ele não vai ficar só olhando como se fosse uma aula-show", explica Renan.

A arquiteta Priscila Silva de Carvalho, que projetou toda a arquitetura da escola e também uma das sócias reforça: "Meu irmão Alessandro nos convidou pra participar desse projeto, eu e meu marido Renan. Assim me reuni com as arquitetas que trabalham comigo na Person e fizemos a arquitetura da Cooking, baseada em um ambiente aconchegante. A gente não queria que o cliente entrasse e se sentisse em uma aula. Por isso, cada ambiente foi marcado por um revestimento que causasse um tipo de sensação. No bar, tem um ar mais sofisticado, na cozinha principal eu marquei com o azul e o dourado, na sala de confeitaria o revestimento faz alusão ao confete. O tempo todo a gente pensou no bem-estar dos nossos alunos", afirma a arquiteta.
E todo o projeto culinário da escola foi organizado pelo chef Júnior Ayoub, que tem uma carreira reconhecida em todo o Brasil e já foi jurado do MasterChef Brasil. "A Cooking é a minha casa, é um sonho que também é meu. Em setembro do ano passado, após eu ter participado do MasterChef, o Alessandro me procurou para projetar a Cooking. Eu me dediquei a esse projeto e hoje estamos inaugurando uma escola que tem equipamentos muito modernos e uma estrutura maravilhosa. É uma escola pequena, mas com toda a tecnologia disponível no mundo. Nossos utensílios são de primeiríssima qualidade. Aqui os nossos alunos, além de aprenderem o que um grande chef sabe fazer, eles terão completa segurança no trabalho", explica Ayoub.

Além disso, a Cooking está oferecendo mais de 90 cursos, os quais foram idealizados por ele e pelo chef Rafael Libério. Há cursos voltados para crianças, adolescentes, solteiros, casados, além de aulas de copeiro, garçom, bartender, lavagem de pratos, entre muitos outros cursos interessantes.
"No Brasil há várias escolas, mas a forma como estamos propondo foge um pouco da linha profissionalizante, estamos vendendo o prazer de cozinhar. Temos os cursos profissionais, mas também ensinamos como cozinhar para os amigos e para a família. Vale à pena vir conhecer a escola, para que você veja toda a nossa estrutura e se encante pela Cooking", ressalta Luciana Raposo.

A escola oferece cursos como: ABC da Cozinha, Noites da Pizza, Mestres do Churrasco, Culinária Maranhense, Cheese Cake, Pães Artesanais e muito mais.
Os interessados em visitar a escola e se matricular em algum curso, podem entrar em contado com a Cooking por meio do Instagram @escolacooking, e-mail: contato@escola.cookingou pelo telefone: (98) 3199 2575.




Website: http://escola.cooking/a-cooking/