SÃO PAULO, 16 de outubro de 2013 /PRNewswire/ -- Tem início no próximo dia 5/11 as avant premières do documentário americano Blood Money ? Aborto Legalizado, que será lançado em circuito nacional no dia 15 de novembro.
Idealizado, produzido e dirigido por David Kyle, Blood Money chega ao País pela Estação Luz Filmes, distribuidora e produtora cinematográfica, e pela Europa Filmes.
Após o lançamento em São Paulo (5/11), as pré-estreias seguem para o Rio de Janeiro (6), Goiânia (7), Brasília (8), Belém (9), Curitiba (11), Salvador (12), Recife (13) e Fortaleza (14). Nestas cidades, Kyle falará de sua incursão no cinema com este documentário, que trata do funcionamento legal da indústria do aborto nos Estados Unidos, mostrando de que forma as estruturas médicas disputam e tratam as clientes, os métodos aplicados pelas clínicas e o destino do lixo hospitalar, entre outros temas, de forma muito realista.
O filme também faz denúncias como a prática da eugenia e do controle da natalidade por meio do aborto e trata dos aspectos científicos, legais e psicológicos, como, por exemplo, o momento exato em que o feto é considerado um ser humano, com direitos de garantia de vida em contraposição ao direito da mulher de dispor de seu corpo, e se há ou não sequelas para a mulher submetida a este procedimento.
Alveda C. King, sobrinha do pacifista Martin Luther King e ativista política, apresenta o documentário, alternando suas falas com depoimentos de médicos, de outros profissionais da área, de pacientes e de cientistas.
Luís Eduardo Girão, diretor da Estação Luz Filmes, que adquiriu os direitos de distribuição nacional, tem expectativa de interesse do público brasileiro. "Mesmo com mais de 70% da população brasileira serem contra a legalização do aborto, o tema gera polêmica e causa interesse. O filme esclarece o assunto sob vários aspectos. Por isso, esperamos que provoque repercussão e atraia o público", diz, complementando que "o documentário vai contribuir para o amadurecimento deste debate no Brasil, onde ainda teimamos em tratar o aborto com hipocrisia".
VOICE SOCIALMarcia Leite ? mleite@voice.com.br Telefone (11) 3816 1230
FONTE Estação Luz Filmes