Releases 31/05/2017 - 17:51

Perfuração direcional propicia obra sem perturbação no Zoológico de São Paulo


Atibaia - SP--(DINO - 31 mai, 2017) - Os zoológicos buscam sempre o maior conforto dos animais, reproduzindo os seus habitats naturais e estipulando regras para que nada cause problemas a eles e possa atrapalhar o dia a dia dos bichinhos. Imagine fazer uma reforma em um zoológico? Com todos os animais dentro do local? Poderia ser uma situação bem estressante, porém o Zoológico de São Paulo conseguiu superar esta dificuldade e concluir uma obra com o menor impacto possível. O zoo tinha a necessidade de uma substituição de 360 metros de rede elétrica de alta tensão com a instalação de sete caixas de passagens pré-moldadas, mas para isso não poderia afetar a qualidade de vida dos animais. Mas como realizar a obra?

A solução encontrada pela Mille Engenharia, empresa responsável pela obra, foi a perfuração direcional , tecnologia que permite a execução de travessias e assentamento de tubulações sob ruas, avenidas, calçadas, rodovias, ferrovias, rios, lagos, brejos ou construções, sem a necessidade de se abrir valas. Para a realização desta obra, foi contratada a empresa DRC Perfuração Direcional Ltda . Especialista em Perfuração Direcional, a empresa conta com equipe tecnicamente preparada e experiente.

A obra de substituição dos cabos da rede elétrica aconteceu durante 20 dias do mês de maio, durante o dia, a fim de evitar estresse maior, caso fosse realizado durante o período de descanso dos animais, e permitiu que a visitação do zoológico continuasse tal como em um dia comum. Tudo isso graças a tecnologia do método não destrutivo que permite obras discretas com menor impacto aos usuários do local em obras e incômodo quase nulo.

De acordo com a DRC, a obra foi um desafio interessante, pois precisou de um planejamento exaustivo para minimizar os transtornos com os visitantes e diminuir qualquer barulho ou vibração que irritassem os animais. "Fomos instruídos a diminuir a vibração próximo aos elefantes, por exemplo, que ficam enraivecidos com os tremores. Outra dificuldade foi ter sido uma obra em plena Mata Atlântica. Era preciso arquitetar toda a estrutura para diminuir o impacto ao meio ambiente e também não gerar muitos resíduos. Para agilizar o término da obra e restabelecer as condições normais de operação do parque, utilizamos pré-moldados para instalar as caixas de passagens, o que ajudou muito", explica Rogério Pagni, diretor da empresa.

E você também tem uma obra que precisa de pouca interferência, que tal investir em Perfuração Direcional?

Website: http://www.drcnet.com.br/