Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 24 jul, 2018) - Muitas pessoas não sabem mas, a internet e telefonia das nossas empresas e residências, chegam através de fibra óptica. Essa fibra precisa ser bem capilarizada para que cubra todas as áreas das cidades e, para isso, elas precisam passar por dutos subterrâneos e por postes de concessionárias de energia. Com o crescimento das áreas urbanas, fica cada vez mais nítido a quantidade de fios expostos e pendurados nas ruas da cidade.
Isso está acontecendo devido à falta de controle e regularização de algumas operadoras e resulta em um emaranhado de fios nos postes. Além da poluição visual como consequência, é um risco para os pedestres que precisam desviar dos cabos caídos nas calçadas. Sem contar do aumento do gasto com manutenção das concessionárias e operadoras regularizadas.
Com a enorme quantidade de cabos ilegais existentes, de operadoras que sequer têm contrato com as concessionárias, alguns estados do Brasil já saíram na frente. São Paulo foi um deles e, em abril de 2018, deu um prazo de 90 dias para as grandes operadoras limparem os postes da cidade. Conforme a Resolução Normativa da ANEEL nº 797/2017, a Eletropaulo pode retirar cabos e equipamentos de prestadoras que não estejam cumprindo os padrões de regularidade. Essa iniciativa foi um trabalho conjunto entre ANEEL, ANATEL e as grandes operadoras, onde quem se beneficia é o cliente final.
O Rio de Janeiro parece estar indo pelo mesmo caminho e a LIGHT está trabalhando para combater essas irregularidades. As imagens abaixo representam o cenário atual das ruas do Rio de Janeiro. A Avenida das Américas é uma das vias mais movimentadas da cidade e onde podemos encontrar cenas como estas, onde há postes com diversas caixas e a julgar pelo caos de fiação, apenas algumas estão regularizadas.
Nesse momento, é importante que você verifique se sua operadora contratada está devidamente regularizada. Caso contrário, é possível que você, e diversos outros condomínios e estabelecimentos, sofram cortes no serviço de telefonia e internet de uma hora para a outra. Priorizar empresas que seguem as normas de regularização junto a ANATEL e ANEEL, é imprescindível para mantermos uma cidade mais organizada e com melhores serviços.
Website:
http://telecall.com.br/