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DINO - 29 mar, 2018) - A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê alta de 15% em 2018, em relação ao ano anterior, no setor do varejo eletrônico. A estimativa é que se fature R$ 68,8 bilhões. Mas não é só o mundo virtual que vem progredindo. O varejo físico tem desenvolvido meios para se aproximar cada vez mais do digital, seja na identificação dos clientes ou nas soluções de analytics. As tecnologias despontam favorecendo as relações e ajudando a levantar dados para decisões comerciais mais acertadas. No fim, quem ganha com essa aproximação do on e do off é o consumidor. Hoje, ele pode comprar em uma loja física e receber em casa, ou comprar no virtual e retirar no estabelecimento. Eventualmente ainda consegue obter descontos extras nestas transações. Opções de compra e entregaCom diversas opções de entrega, inclusive a de receber flores e demais artigos em até 3 horas, a Giuliana Flores oferece também a possibilidade de adquirir seus produtos direto de quiosques e lojas físicas. "Percebemos a necessidade dos consumidores de múltiplas opções. Por isso, dispomos de tantos pontos de contato. Dentre eles, suporte on-line via chat e redes sociais, SAC, central de atendimento telefônico, e-mail, lojas físicas e quiosques em shoppings. Assim, garantimos uma boa experiência para os consumidores em todos os canais em que atuamos e a garantia de obter sua encomenda no menor tempo possível", comenta Clovis Souza, fundador da Giuliana Flores, maior floricultura on-line do Brasil.Proximidade virtualApesar da popularização dos chatbots, o seu uso não é recomendado para todos os segmentos. "Aqui, no O Amor é Simples, não é um robô que responde as mensagens de maneira automática. Como nosso business é muito segmentado, estamos sempre atentos aos feedbacks e necessidades das clientes para com o máximo de eficiência. Além disso, estamos testando uma inovação: lives exclusivas com noivas e suas madrinhas para escolherem o vestido e tirarem todas as dúvidas. Assim, reduzimos a distância criada naturalmente por sermos um ecommerce e reforçamos nosso compromisso em ter um atendimento próximo e pessoal, inovando no fazer negócio online", afirma Natália Pegoraro, sócia-fundadora d'O Amor é Simples, e-commerce de vestidos de noiva que tem como objetivo revolucionar a indústria de casamentos do Brasil.A tecnologia é aliadaA Piticas, rede de franquias de camisetas de ícones da cultura pop, investe em soluções digitais para melhorar o atendimento físico. "Estamos implantando um novo sistema de atendimento da marca Piticas, onde conseguiremos integrar melhor os contatos que chegam via telefone, redes sociais, e-mail, etc. Além disso, monitoramos de perto nossas redes a fim de entendermos as necessidades, anseios e desejos do consumidor moderno. Nas lojas, investimos em treinamentos semanais para as equipes de vendas, fazendo com que o time esteja sempre atualizado com as mais modernas técnicas de abordagem e comunicação", comenta Felipe Rossetti, sócio fundador da empresa.Engaje seu consumidorO consumidor 3.0 não busca mais apenas um produto ou serviço, mas sim empresas que atendam suas demandas sociais. "Atuamos em um modelo que promove o engajamento do público. Para isso, estamos sempre alerta aos feedbacks e em atendermos suas demandas", comenta Miguel Moreira, gerente da marca Galinha Pintadinha. "Como o nosso público é composto por crianças, damos muito valor às parcerias que fechamos. Para licenciar alguma empresa, primeiro verificamos sobre o seu modelo de atuação e se todos os certificados necessários estão em dia, com o intuito de garantir a satisfação dos pais", finaliza.