São Paulo, SP--(
DINO - 05 jul, 2018) -
O investimento tecnológico de bancos atuantes no Brasil cresceu 5%, em 2017, em soma que ultrapassou os R$19 bilhões, de acordo com a
Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2018, divulgada neste ano. Dentre eles, destacaram-se recursos voltados a software, como forma de melhorar o atendimento ao cliente nos canais das empresas.
A pesquisa revelou também que o público tem se inclinado ao digital para operar recursos. Nas transações, canais como
Contact Center, mobile banking e
internet banking têm evoluído. Em 2017, representaram 78% do total de transações sem movimentação financeira, segundo a FEBRABAN.
O Banco PAN, por exemplo, que possui atualmente mais de 4,4 milhões de clientes ativos e mais de 15 milhões de operações registradas desde 2011, entrou nas estimativas de investimento tecnológico.
Com dificuldade de atender às demandas de performance no atendimento estabelecidas, a empresa facilitou o acesso de seus operadores às informações sobre clientes através da solução
Unified Service Desk, baseada em Dynamics 365
, cuja implementação foi realizada pela
Futurum Soluções de Negócios, parceira Microsoft.
Segundo Alcides da Silva Júnior, Superintendente de Sistemas do PAN, o sistema usado pelos operadores “possuía uma arquitetura antiga”. Além disso, “era extremamente rígido, com pouca flexibilidade pra movimentações e não fornecia para os clientes a experiência que buscávamos”, declara.
Solução em tela única
Para modernizar o atendimento do PAN, a Futurum utilizou a experiência em atendimento ao cliente e a expertise do Dynamics 365 para iniciar o projeto
Unified Service Desk. Segundo Paulo Fernandes, Diretor de Negócios da Futurum, a solução se caracteriza pela “capacidade de disponibilizar ao atendente uma única tela com todas as informações daquele cliente”.
Segundo o estudo “
2018 Banking Outlook - Accelerating the transformation”, feito pela Deloitte, a centralidade do consumidor e a valorização da força de trabalho se destacam entre as tendências que devem estar no topo das agendas das instituições financeiras.
Na central de atendimento do Banco PAN, com o
Unified Service Desk, o Dynamics 365 passou a acessar todos os sistemas legados que, antes, eram separadamente utilizados pelos antigos operadores, e a apresentar as informações necessárias para o atendimento imediato, eliminando a necessidade de consultar diversas fontes de dados diferentes para encontrar o que o cliente deseja saber.
De acordo com Saskya Guerra, Gerente Executiva de Serviços ao Cliente do Banco PAN, “havia várias telas que acabavam demorando pra passar de um lugar pra outro, então, o principal ganho foi esse: todas as informações necessárias ali”. A partir da implementação, o tempo de atendimento da empresa caiu 22% em comparação com a operação anterior.
Dados na Nuvem
Todos os sistemas legados, bem como o próprio Dynamics 365, encontram-se no Azure, nuvem da Microsoft. Com isto, o Banco PAN se tornou o primeiro banco comercial brasileiro que coloca dados de cliente de cartão no local, segundo Fabio Azevedo, Diretor Geral de Aplicações e Negócios da Microsoft Brasil.
Há também planos de expansão para a empresa que agreguem tecnologias como
machine learning e inteligência cognitiva. Segundo Luiz Francisco Monteiro de Barros, Presidente da empresa, buscam “parcerias duradouras, fortes, e a Microsoft é uma grande parceira do Banco PAN”.
Sobre a Futurum Soluções de Negócios:
A Futurum é uma consultoria especializada em processos e soluções empresariais, de Gestão de Relacionamento com Clientes, CRM, a estratégias de transformação digital. A empresa ajuda seus clientes a desenvolver e implantar projetos que permitem aumentar as vendas, estruturar ações de marketing e assegurar eficientes serviços de atendimento.
Conheça mais:
www.futurum.com.brWebsite:
http://www.futurum.com.br