São Paulo, SP--(
DINO - 03 ago, 2018) - São mais acessíveis e relacionáveis. Mais dedicados e geram mais confiança para a marca. Seu envolvimento com seus seguidores é de proximidade. Essas são só algumas características de microinfluenciadores comparado a grandes celebridades.
Sim, famosos com milhões de seguidores ainda dão retorno, contudo, cada vez mais influencers digitais que possuem uma base não tão expressiva quanto a das celebridades, têm ganhado espaço no mercado. Entenda nesse texto o motivo do grande movimento das ações com microinfluenciadores.
Na qualificação para definir quem é um microinfluenciador deve-se considerar comportamentos e hábitos, meio social em que está inserido, região geográfica, entre outros. Uma das análises a ser realizada é a quantidade de seguidores que possuem. É considerado como microinfluenciadores perfis que tenham entre 10k e 350k seguidores, mas esse número não é uma regra, pois não basta ter uma quantidade instituída de seguidores, o mais importante é o engajamento do perfil.
Esses influencers estão presentes em vários setores, como saúde e bem estar, gastronomia, moda e beleza, setor financeiro, empreendedorismo, mundo geek, entre muitos outros. Eles têm grandes possibilidades de alcançar o público que as marcas procuram, e melhor, possuem a confiança dos seus seguidores. A internet mudou a compreensão das pessoas diante do marketing e da comunicação de uma marca ou produto, por tanto, hoje não adianta querer simplesmente vender algo, é importante mostrar os benefícios e o valor agregado, e ninguém melhor que o microinfluenciador para esse tipo de trabalho.
Segundo o portal AdWeek, 40% dos usuários já compraram um produto depois de vê-lo sendo usado por um influencer nas redes sociais. Assim fica fácil compreender o motivo de muitas marcas já estarem usando esse tipo de comunicação para transmitir suas mensagens.
São muitas as formas de se trabalhar com microinfluenciadores, e uma das possibilidades é criar um relacionamento baseado em troca de experiências, o que não envolve pagamento direto, e sim uma troca, onde ambas as partes ganham; por isso é muito importante conhecer as características dos influencers e o meio em que estão envolvidos para saber qual o melhor modelo de parceria.
Uma dica para encontrar os melhores microinfluenciadores para sua empresa é procurar primeiro entre os próprios seguidores da marca para saber se ali já não tem um Brand Lover (amante da marca) que gosta e que já usa a sua marca. Isso trará muita espontaneidade no conteúdo e veracidade nas postagens. Antes de entrar em contato, construa um relacionamento com ele; siga-o e interaja, isso ajuda a torná-los mais inclinados a aceitar um convite.
Para construir um programa de Influenciadores, inicie pela criação do briefing, analise qual é a rede social que o seu produto ou a marca teria mais aderência, e por fim procure uma agência com expertise no assunto para gerenciar, estruturar e acompanhar todos os processos do programa, extraindo assim o máximo dele.
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