São Paulo, SP--(
DINO - 28 out, 2016) - Visando unir duas pontas que ainda não estão plenamente conectadas, o Telefónica Open Future, programa de inovação aberta e apoio ao empreendedorismo da Telefonica, que inclui a aceleradora Wayra, fechou parceria com a GUPY, para realizar o #womansage, ação destinada a aumentar a participação de mulheres em startups.
O #womansage pretende encontrar empresas jovens de base tecnológica que queiram contratar mulheres e já colocar as candidatas interessadas dentro do universo de empreendedorismo que as startups oferecem.
Todas as startups interessadas são bem-vindas na iniciativa, que já conta com diversas empresas envolvidas. Para participar, elas devem cadastrar suas vagas na plataforma da empresa GUPY até dia 6 de novembro.Com as oportunidades abertas no sistema, as mulheres interessadas podem se candidatar às vagas, passando por uma análise de perfil e de potencial. Desta forma, as empresas terão acesso a aquelas que possuem maior compatibilidade com suas características. Atualmente, já existem dezenas de vagas abertas em áreas como Vendas, Contabilidade, Desenvolvimento, Design, Comunicação e outras.
Para aumentar a chance de contratação, o #womansage também vai promover um webinar para preparar as candidatas a se posicionarem e apresentarem o melhor de si nas entrevistas que enfrentarão.
Finalmente, a Telefónica Open Future vai selecionar algumas das empresas cadastradas para uma Feira de Recrutamento no dia 18 de novembro. No evento, que acontecerá na Wayra Brasil entre as 13h e as 18h, todas as mulheres interessadas poderão entrar em contato com as startups para conhecer seus negócios, desafios e oportunidades (para se registrar deve ser feita a inscrição via:
https://www.eventick.com.br/feira-recrutamento-womensage). O evento pretende trazer discussões a respeito do empreendedorismo feminino e do papel de mulheres em grandes cargos corporativos, de forma a estimular a conscientização para as diferenças que ainda existem entre os sexos no mercado.
Embora não existam número oficiais para a realidade brasileira, um estudo recente realizado pela firma de investimento Female Founders Fund indica que apenas 8% das startups que receberam investimento no Vale do Silicio eram lideradas por mulheres em 2015.
A Gupy, além de apoiar o evento em parceria com a Wayra, entende bem da realidade que o #womensage pretende transformar. Mariana Dias é a CEO e co-founder da empresa e se deparou com um universo predominante masculino quando fundou sua empresa de tecnologia: "Eu trabalhei anos em uma fábrica de cerveja onde a maioria dos altos líderes eram homens. Hoje, como responsável por uma empresa de tecnologia, vejo que temos uma lacuna ainda maior, pois o mercado de tecnologia é predominantemente masculino, começando pela proporção de mulheres formadas nesta área, por isso precisamos discutir e tomar ações efetivas para unir essas duas pontas".
A transformação da realidade que o #womansage pretende colocar em discussão pode trazer grandes benefícios para as próprias organizações. De acordo com um estudo realizado pela empresária e investidora Cindy Padnos, fundadora da Illuminate Ventures, startups dirigidas por mulheres tiveram retornos 12% mais altos do que aquelas comandadas apenas por homens. Outra pesquisa realizada pela Peterson Institute for International Economics, diz que empresas com ao menos 30% de presença feminina em cargos executivos seniores possuem lucro 15% maior do que aquelas cuja presença é menor.
O cadastro de vagas das startups e a manifestação de interesse das candidatas deve ser feito através da plataforma GUPY acessando o site
www.gupy.io.
Website:
http://gupy.io