Releases 20/07/2017 - 11:43

Games - a diversão que virou profissão


Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais--(DINO - 20 jul, 2017) - Com certeza você tem um filho, sobrinho, vizinho ou conhece jovens fissurados em games. Saiba que essa "brincadeira" está cada vez mais ficando séria. Isso mesmo, game há muito tempo deixou de ser apenas entretenimento e, para muitos desses jovens, está ligado à profissão que vão seguir.

Primeiramente, vamos falar do jogo em si. Hoje o e-Sports movimenta milhões de dólares em todo o mundo. Grandes eventos reúnem milhares de fãs e jogadores de games como League of Legends, DOTA, CS:GO. As partidas são transmitidas por grandes emissoras de televisão e entrou na pauta de programas esportivos. Sim, ser jogador de game virou profissão. Mas, acima disso, jogar traz aos jovens muitas experiências que podem ser comparadas ao ambiente de trabalho. E não estamos falando apenas em competição, comum no mercado. Estamos falando de trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas.

Do sul de Minas vem bons exemplos. Estudantes de Santa Rita do Sapucaí se uniram para expandir a boa prática do e-Sports pelo país, e o melhor, com o apoio da faculdade onde estudam. No ano passado, o primeiro campeonato da Liga Universitária de e-Sports reuniu no Instituto Nacional de Telecomunicações ? Inatel cerca de 260 universitários de 17 instituições de ensino de 4 estados brasileiros, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. O próximo desafio já tem data, de 8 a 10 de setembro, mas as seletivas começam no final deste mês. Até 32 equipes de cada categoria (League of Legends, Counter-Strike:Global Offensive, FIFA e Clash Royale) vão participar da etapa classificatória on-line. As 12 melhores de cada modalidade irão para a fase presencial, no Inatel. A LUE 2017 será o primeiro evento universitário do país a contar com 4 modalidades disputadas em 3 plataformas diferentes: PC, Xbox One, e Mobile.

Mas além do e-Sports, os games vem ganhando espaço no mundo corporativo. Já ouviram falar em gameficação? A prática vem sendo usada em diversas áreas, no ambiente de trabalho, em treinamentos e reabilitação.
Os estudantes de Santa Rita do Sapucaí têm várias oportunidades de experimentar e desenvolver jogos, por meio de ações ocorridas na cidade.

Um dos games produzidos por alunos foi apresentado na Hospitalar 2017, maior feira de negócios para o setor de Saúde do continente americano. O jogo Armotion é para ser utilizado com um suporte mecânico e dá estímulo de movimentos de alcance para pessoas com dificuldade de sustentação do braço.

Outra ação de destaque na cidade mineira foi um hackathon exclusivo de games que atraiu interessados de 8 a 40 anos. E a comunidade da gamers só cresce por lá. "Os alunos da graduação aprendem os fundamentos da computação. E esses fundamentos podem ser aplicados em diversas ferramentas para o desenvolvimento de soluções. E na faculdade oferecemos diversas oportunidades para os alunos experimentarem e desenvolverem essas ferramentas, seja no desenvolvimento de games ou em soluções corporativas", explica o professor Renzo Mesquita, que coordena o laboratório de Games do Inatel.

Vestibular

Que tal estudar em uma faculdade que incentiva a prática profissional dos games? As inscrições para o Vestibular de Inverno do Inatel estão abertas. Os interessados devem se inscrever no site inatel.br/vestibular até 20/7. A prova será dia 22 de julho, no campus em Santa Rita do Sapucaí.

Website: http://www.inatel.br/vestibular