São Paulo--(
DINO - 24 nov, 2017) - O Projeto Quixote é uma OSCIP que atua desde 1996 na missão de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, através do atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento.
Apostando na arte, na educação e na saúde como formas de aproximação e vínculo com esse público, o Projeto Quixote usa como estratégia a construção de alternativas eficientes para os desafios cotidianos de suas vidas - a violência, o abandono, a falta de referências e o abuso de drogas - por meio de oficinas artísticas e estratégias clínicas e sociais, onde criatividade, afeto e expressão caminham sempre juntos.
Projeto Quixote atua nas áreas de inclusão social, educação e saúde por meio de estratégias lúdicas e da construção de vínculos afetivos que possibilitem o surgimento espontâneo de demandas, respondidas por uma equipe multidisciplinar. A frente de Atendimento é dividida em cinco programas.
O programa pedagógico realiza oficinas pedagógicas artísticas e lúdicas como graffiti, dança, música, skate, teatro, culinária, esportes, informática, criatividade, leitura, jogos e brincadeiras e desenho, além do acompanhamento escolar.
Já o programa clínico oferece atendimento em psicologia, psiquiatria, pediatria, psicopedagogia e serviço social, sendo referência em abuso de drogas, saúde mental, violência e abuso sexual.
O atendimento psicossocial e geração de renda para familiares dos atendidos, através da produção e venda de produtos artesanais faz parte do programa Atenção à Família.
O programa Educação para o Trabalho - Quixote Jovem foca na formação em competências básicas para o mundo do trabalho, através de oficinas de cidadania, comunicação, projetos e informática, e engloba ainda a Agência Quixote Spray Arte, de formação e geração de renda través do graffiti.
Um dos públicos mais vulneráveis do Projeto Quixote são as crianças e adolescentes em situação de rua, para quem foi criado o programa Refugiados Urbanos, de "rematriamento", ou seja, o retorno a suas comunidades de origem.
Formação e Pesquisa é a frente que busca estudar a prática para produzir conhecimentos e subsidiar políticas públicas voltadas a crianças, jovens e famílias em situação de risco. Através de cursos, supervisões, consultorias e publicações para técnicos e educadores sociais de todo o Brasil, buscatrocar e multiplicar os aprendizados.
Em 20 anos de atividades o Projeto Quixote já atendeu cerca de 14.000 pessoas, sendo mais de 227 mil atendimentos a crianças, jovens e famílias. Por ano, são atendidas em média 1.500 pessoas e realizados 20 mil atendimentos. Aproximadamente 4.000 educadores e técnicos já passaram pelas ações da Área de Formação e Pesquisa.
A equipe do Projeto Quixote compartilha agora seu conhecimento e a metodologia desenvolvida para o atendimento psicossocial desse público. Organizado por Auro Lescher e Graziela Bedoian, o livro "Refugiados Urbanos: Rematriamento de crianças e adolescentes em situação de rua" mescla as vozes dos educadores e seus registros em diários de campo para retratar duas décadas de encontros e convívio com meninos e meninas em situação de rua. Busca, assim, promover a troca de experiências entre diversos atores do atendimento psicossocial e compartilhar uma metodologia própria de trabalho sistematizada: o Rematriamento.
Projeto Quixote já recebeu diversos prêmios: Prêmio Excelência da Brazil Foundation 2013; Prêmio Economia Criativa, do Ministério da Cultura, com a Agência Quixote Spray Arte, em 2012; Prêmio Itaú de Excelência Social em 2008 e 2011; Finalista no Dubai International Award for Best Practices to Improve the Living Environment e Participante da Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos, com o projeto Escritório-Escola, em parceria com a PwC, em 2010; Prêmio "Best in Class" do Recognition Award (PwC) e Marketing Best Social em 2009; Prêmio Top Social ADVB 2007, com o projeto de Educação para o Trabalho "Redesenhando o Futuro" em parceria com a Petrobras; Semifinalista do Prêmio Itaú - UNICEF em 2007, e finalista em 2001; Finalista do Prêmio Trip Transformadores em 2007, na categoria Teto; Finalista do Prêmio Empreendedor Social 2006 da Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Schwab; Selo Organização Parceira do Centro de Voluntariado de São Paulo 2005; Projeto de Educação para o Trabalho finalista na categoria "Apoio à Criança e ao Adolescente", do Guia de Boa Cidadania Corporativa da Revista Exame em 2003; 1º Colocado no Concurso Nacional de Jingle - SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas) em 2003; Diploma de Mérito pela Valorização da Vida, conferido pelo SENAD em 2002; Prêmio Empreendedor Social 2000 pelo plano de negócios da Agência Quixote Spray Arte premiada também como ideia inovadora, pela Ashoka Empreendedores Sociais e pela Mckinsey & Company; Prêmio Ação Criança 1999, da Fundação Abrinq.
Entre seus principais parceiros estão a Unifesp, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo (SMADS), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), CMDCA, Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, Rede Globo, Porto Seguro, Brazil Foundation, PriceWhaterhouseCoopers, Instituto Société Génerale, Instituto Arredondar, Instituto HSBC solidariedade, Gerdau, Itau, Bic, Tegma, Banco Caixa Geral de Depósitos, Rede Folha de empreendedores e Ashoka.
"A opção entre uma arma e o spray do graffiti pode ser apenas uma questão de oportunidade"
Website:
http://www.projetoquixote.org.br/