Releases 16/09/2015 - 08:34

Modelo de negócio social da Shiseido em Bangladesh reconhecido como Iniciativa "Business Call to Action (BCtA)" liderada pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas


TÓQUIO--(BUSINESS WIRE-DINO - 16 set, 2015) -
A atividade da Shiseido em Bangladesh para melhorar o status social e o estilo de vida das mulheres da área rural com produtos de cuidados da pele foi reconhecida como "Business Call to Action*1 (daqui em diante, "BCtA")" liderada pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PDNU). Essa é a primeira vez que uma empresa de cosméticos da Ásia é reconhecida.

Nessa atividade, para as mulheres da área rural de Bangladesh com renda relativamente baixa, a Shiseido introduziu os produtos para os cuidados da pele ("Les DIVAS"*2), que foram desenvolvidos especialmente para a gente do lugar, bem como para ensinar a elas como usá-los. Enquanto isso, a Shiseido também oferece suporte para a melhoria do status social e do estilo de vida delas com atividades educacionais, incluindo workshops relacionados à saúde, higiene e nutrição. Esse programa foi muito bem avaliado como um modelo de negócio que pode oferecer contribuição social e operação dos negócios ao mesmo tempo.

Considerando esse reconhecimento da BCtA como uma força propulsora, a Shiseido contribuirá continuamente com a felicidade das pessoas ao redor do mundo que desejam viver suas vidas do modo como desejarem, seguindo a missão corporativa de "inspirar uma vida de beleza e cultura". A Shiseido também se concentrará nas atividades que podem empoderar as mulheres, com objetivo de alcançar uma sociedade sustentável.

Modelo de negócio social da Shiseido em Bangladesh

A Shiseido tem promovido diversas atividades para apoiar o modo como as mulheres vivem suas vidas através do "poder da maquiagem". A Shiseido presta atenção ao fato de que a "melhoria do status social das mulheres" tem sido apontada como um dos problemas sociais e internacionais recentes, além da pobreza e dos problemas ambientais e tem considerado como contribuir para solucionar os problemas na sociedade internacional usando seu negócio central. Como parte do esforço, a Shiseido assinou as diretrizes internacionais "Princípios de empoderamento das mulheres (WEPs)*3" no seu estágio inicial.

Em Bangladesh, embora o crescimento econômico recente tenha começado principalmente nas áreas urbanas, ainda há muitos problemas nas áreas rurais, incluindo higiene, nutrição, emprego para as mulheres, etc. Além disso, de acordo com o estudo de campo da Shiseido, as mulheres das áreas rurais possuem apenas poucas oportunidades de adquirir informações sobre beleza como, por exemplo, o regime correto de cuidados com a pele, bem como produtos de maquiagem, embora elas demonstrem interesse em beleza e cuidados com a pele.

Com base no estudo de campo, do ponto de vista de realizar tanto a contribuição social corporativa como a operação dos negócios, a Shiseido começou a desenvolver e a vender produtos para cuidados da pele especialmente para as mulheres locais desde o ano fiscal de 2011, com base em suas preferências e em um clima quente e úmido, bem como ensinar como usar os produtos. A Shiseido também está mantendo programas educacionais como, por exemplo, workshops relacionados à saúde, higiene e nutrição ao mesmo tempo. Essas atividades também foram escolhidas como uma "Pesquisa preparatória para a promoção dos negócios BOP" pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em 2012.

Desde o ano fiscal de 2015, a Shiseido expande o seu alvo e cobertura ? workshops também foram realizados para as mulheres que trabalham em fábricas de costura, a principal indústria nas áreas rurais, bem como para as estudantes. A expansão dos negócios para as lojas de varejo nas áreas rurais também está em andamento.

Os resultados

  1. As vendas de produtos de cuidados para a pele e a atividade de educação foram implementadas pelos responsáveis pela ativação e por pessoal de vendas de porta em porta. Foram selecionadas dentre as mulheres da área rural, resultando na criação de empregos para as mulheres da área rural, de modo que elas podem ganhar dinheiro e aumentar a própria renda. Ao mesmo tempo, elas estão mais confiantes em si mesmas ao acumular conhecimento através dessa atividade. Como resultado, elas agora são capazes de falar com confiança na frente das pessoas e expressar proativamente seus pensamentos para as suas famílias. Ademais, as mulheres das áreas rurais, além da equipe de promoção da educação e do pessoal de vendas de porta em porta também começaram a mudar a sua percepção e os comportamentos significativamente, incluindo a revisão de seu estilo de vida e o aprofundamento da confiança nos cuidados com a pele devido ao conhecimento obtido nos workshops. Essa atividade melhorou o empoderamento das mulheres.
  2. Nessa atividade, os funcionários da Shiseido, que foram selecionadas com base no sistema de desafio de trabalho interno da Shiseido, permaneceram com as mulheres na área local. Devido à permanência delas, foi adquirido o know-how da fabricação no ambiente de temperatura alta, umidade e suor, e as descobertas da pele das mulheres locais. Com base nessas descobertas, foi desenvolvida a inovadora tecnologia "WetForce" de cuidados da pele sob o sol, que pode melhorar ainda mais o efeito da proteção contra raios UV em vez de reduzir o efeito após o produto entrar em contato com o suor ou a água. O protetor solar que utiliza essa tecnologia foi comercializado como "Protetor UV perfeito da SHISEIDO" lançado em março de 2015.
  3. Através dessa atividade completa, as descobertas podem ser aplicadas em diversos cenários de negócios quando adquiridos, incluindo o enfoque de entrada no mercado para mercados emergentes, métodos para vender os produtos para a chamada BOP (Base da Pirâmide) e know-how relacionado à aquisição da certificação halal, etc.
Com o objetivo de alcançar uma sociedade sustentável que torna as pessoas ao redor do mundo felizes através da beleza, a Shiseido continuará a promover atividades que contribuem com o empoderamento das mulheres no mundo.

[Referência] Vídeo de introdução para essa atividade
https://youtu.be/qQHIAyLTeOk

*1 Business Call to Action (BCtA):

Iniciativa global estabelecida em 2008 e formada por empresas, governos e organizações de apoio ao desenvolvimento com o objetivo de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDGs) através do negócio principal de empresas privadas. Ela é liderada por seis empresas em desenvolvimento e governos, incluindo o Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas e oferece suporte para a construção de um modelo de negócios que possa contribuir aos resultados comerciais e de desenvolvimento. 130 empresas de diversos campos, incluindo agricultura, saúde, serviços financeiros, energia, educação, etc. têm participado dessa iniciativa.
http://www.undp.org/content/undp/en/home/ourwork/funding/partners/private_sector/BCTA.html

*2 "Les DIVAS":

Um alinhamento de 3 itens/4 tipos (Espuma de limpeza: 1 tipo; Gel: 2 tipos; Protetor solar: 1 tipo) com três funções de limpeza, hidratação e proteção contra raios UV que são necessárias para alcançar a pele ideal. Uma vez que 90% da população é islâmica, a Les DIVAS obteve a Certificação halal.

*3 Princípios de empoderamento das mulheres (WEPs):

Sete princípios conjuntos desenvolvidos em março de 2010 pela United Nations Global Compact, a estrutura de aliança voluntária entre as Nações Unidas e as empresas, e o United Nations Development Fund (UNIFEM; atualmente chamado de UN Women). Espera-se que esses princípios sejam usados como princípios internacionais para a promoção do empoderamento econômico das mulheres, com o objetivo de que as empresas irão, voluntariamente, fazer esforços pelo posicionamento pela igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres como elementos-chave dos seus negócios e pelo esforço para promover a ativação e o crescimento das atividades corporativas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato: Shiseido
Tatsuyoshi Endo, +81-3-6218-5200
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