Clima frio estimulou a compra de itens da coleção outono-inverno em liquidação, que cresceram 1%, em média, segundo a ACSP. Porém, consumidor continua inseguro em comprar a prazo
São Paulo, 3 set 2019 (ACSP). O frio tardio durante o mês acabou puxando a ligeira alta nas vendas do comércio paulistano em agosto. Apesar de enfraquecerem diante dos meses anteriores, o movimento registrou crescimento médio de 1%, ante igual período de 2018, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O indicador de vendas à vista subiu 1,4% na comparação anual, devido à procura por itens de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal beneficiados pelo clima. Já nas compras parceladas ou a prazo a alta foi de apenas 0,6%.
"Isso mostra que o consumidor, inseguro no emprego, continua cauteloso em fazer compras parceladas - como as de móveis e eletrodomésticos, por exemplo", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Na comparação com julho, a alta média foi maior, de 1,3%, puxada pela venda à vista de itens em liquidação da coleção outono-inverno. Inclusive na compra de lembranças para o Dia dos Pais, que ajudou as vendas a crescerem 6,1%. Já no movimento a prazo, o resultado ficou negativo em 3,5%.
"São resultados normais, que refletem a sazonalidade do mês e melhoram com a data comemorativa", diz Alfieri. "Porém, mesmo com essa data na quinzena, o resultado das vendas parceladas é reflexo dessa cautela."
No acumulado de janeiro a agosto de 2019, a alta média ficou em 1,8%, sendo que as vendas à vista cresceram 2,4% no período, e as a prazo, 1,2%. "Ao analisar o resultado do ano, embora tenham predominado grandes flutuações ao longo dos meses, o número ficou ligeiramente abaixo da projeção de alta de 2% nas vendas para o comércio paulistano no mês", afirma.
Mas há boas perspectivas para setembro, segundo o economista da ACSP: até então considerado um mês fraco para o comércio, as promoções e ofertas da recém-lançada Semana do Brasil, que será realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, devem ajudar a melhorar os resultados das vendas no período.
"Muitos varejistas estão se engajando em função dessa campanha para melhorar o movimento. Com a ajuda da liberação do FGTS e do PIS/PASEP, mais a antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, esse número pode surpreender", finaliza.
BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - Agosto/2019
|
Modalidade
|
Agosto 2019 /
Julho 2019
|
Agosto 2019 /
Agosto 2018
|
Acumulado 2019 / Acumulado 2018
|
Últ. 12 M /
12 M Ant.
|
A PRAZO
|
-3,5
|
0,6
|
1,2
|
2,1
|
À VISTA
|
6,1
|
1,4
|
2,4
|
1,0
|
Média
|
1,3
|
1,0
|
1,8
|
1,6
|
Fonte:Baseado em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços (BVS) – ElaboraçãoIEGV/ACSP
(Danielle Pessanha, Assessoria de Imprensa ACSP, dpessanha
@acsp.com.br
(11) 3180-3220)