Releases 03/12/2015 - 11:19

Pesquisa do IEEE indica tendência de comportamento sobre carros autônomos (sem motorista): "Posso usá-los, mas meus filhos, não!"


(DINO - 03 dez, 2015) - IEEE- Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para benefício da humanidade, anuncia os resultados da pesquisa global que realizou sobre desafios para o futuro dos meios de transporte autônomos. Os entrevistados disseram que não se sentiriam confortáveis com seus filhos sendo transportados em veículos sem motorista e que a segurança e confiança nesta tecnologia seriam as principais barreiras para a sua adoção. A enquete foi realizada com membros da sociedade de Transportes Inteligentes do IEEE e de comunidades das mídias sociais do Instituto.
Quando questionados, numa escala de 1 a 5, sobre o nível de confiança em ter transportes autônomos buscando seus filhos (sendo 1 equivalente a "nada confortável com a situação" e 5 equivalente a "muito confortável"), 70,8% dos especialistas e 59,7% dos seguidores de mídias sociais do IEEE responderam com nota 3 ou menor. Segurança é também a primeira preocupação com este tipo de veiculo, segundo 54,3% dos seguidores das redes sociais e 62,6% dos especialistas.
? "Nós queremos as novas tecnologias, mas a prioridade é ter certeza de que as pessoas estão seguras", afirma Bernard Soriano, vice-diretor do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia. "Existem ainda diversas questões tecnológicas e praticas que precisam ser resolvidas ainda".
Normatização - Os entrevistados acreditam que há outros aspectos além da tecnologia que precisam ser resolvidos, principalmente os relacionados à regulamentação, como a responsabilidade em caso do acidente: quando perguntados, a maioria credita a responsabilidade ao fabricante do carro ou ao projetista de seu software (54,6%).

"A questão-chave aqui é se as tecnologias atingiram um nível de risco que seja socialmente aceitável", explicou Bryant Walker Smith, professor assistente de Direito na Universidade da Carolina do Sul e um dos maiores especialistas sobre os aspectos legais da crescente automação. "Os projetistas e legisladores irão considerar o quão seguro é este tipo de veículo e como seu desempenho pode ser determinado, demonstrado e documentado".

Uso Próprio - Embora existam preocupações com segurança, os seguidores dos canais de mídias sociais e especialistas do IEEE utilizariam os veículos autônomos no seu dia a dia: 63,1% dos seguidores de mídias sociais do IEEE usariam carros sem motorista para ir ao trabalho, seguido por viagens em rodovias (61,2%) e atividades rotineiras (60,0%). 75,5% dos especialistas usariam veículos autônomos para atividades rotineiras, para deslocamentos diários (74,1%) e viagens rodoviárias (60,7%).
"Há apenas alguns anos, o sensor de estacionamento era uma tecnologia revolucionária. Agora, vem como como uma recurso padrão em alguns veículos. É assim que acredito que os veículos sem condutor serão aceitos no futuro", afirma Wei Zhang-Bin, membro do IEEE e gerente do programa PATH Califórnia, do Instituto de Estudos do Transporte da Universidade da Califórnia, em Berkeley

Sobre a IEEE
O IEEE, Institute of Electrical and Electronic Engineers (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) é uma organização profissional global dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Através de suas publicações amplamente citadas, conferências, padrões de tecnologia, e atividades educacionais e profissionais, a IEEE é a voz confiável em uma grande variedade de tópicos que vão desde sistemas aeroespaciais, informática e telecomunicações a engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos. Conheça mais acessando o site http://www.ieee.org.

Sobre este estudo
Este estudo foi lançado em resposta a uma discussão feita em mesa redonda IEEE que ocorreu em 28 agosto de 2015, na Universidade do Sul da Califórnia, que analisou a indústria de veículos autônomos e recebeu os principais especialistas em tecnologia, política, regulamentação e legislação de veículos sem condutor. O questionário foi distribuído à comunidade de mídias sociais do IEEE, bem como a membros da sociedade de Sistemas de Transporte Inteligente do Instituto. A pesquisa foi hospedada no Transmitter do IEEE (transmitter.ieee.org) e promovida pelas páginas da IEEE no Twitter e no Facebook. As respostas foram monitoradas entre 18 de setembro 18 e 2 outubro. As questões solicitaram aos participantes da pesquisa para que dessem seus pontos de vista e opiniões sobre o estado de desenvolvimento atual e futuro da indústria de veículos autônomos. O número total de entrevistados foi de 413 (119 especialistas e 294 seguidores dos canais de mídias sociais).

Contato
SPMJ Comunicação
Sérgio Poroger
Sporoger@spmj.com.br
+ 11.3289-2699