São Paulo--(
DINO - 16 abr, 2020) - Focada em fornecer ferramentas inteligentes para modernizar o mercado varejista, a CUSTOM - empresa italiana presente em 76 países - desenvolveu em parceria com a OptCode - especialista no desenvolvimento de soluções personalizadas de tecnologia, uma solução de totem de impressão para um dos diversos terminais de armazenagem de combustíveis da distribuidora de combustíveis, Dislub Equador.
A parceria aconteceu quando, ao utilizar-se de um dos produtos da CUSTOM em um consultório de atendimento médico, Rafael Costa, consultor de negócios da OptCode, vislumbrou a possibilidade daquele equipamento atender às necessidades específicas de um projeto de um de seus clientes.
O objetivo do projeto era aperfeiçoar o processo de registro da chegada do motorista ao terminal.Antes esse processo era realizado por um operador que, por conta de outras atribuições, era sobrecarregado com mais essa atividade. Além da redução no tempo de registro do veículo/motorista que realiza a operação no terminal de armazenagem, a solução também deveria automatizar os processos que anteriormente requeriam interação manual de usuários e disponibilizar as informações acerca dos carregamentos, em tempo real.
Segundo Paulo André de Souza Lima, Gerente de Operações na Nordeste Logística, uma das empresas do Grupo Dislub: "Necessitávamos da criação de uma interface (portal internet) entre cliente (distribuidora) e terminal (unidade de negócio) para criação das ordens de carregamento, com organização de fila de acesso de caminhões e integração com nossa automação".
Após conhecer todas as opções disponíveis pela CUSTOM, o Gerente de TI do Grupo Dislub, André Vilas Boas, decidiu pela utilização do monitor ISM-1560 Touch Screen e pelo mecanismo de impressão K-80. Aliado a esses equipamentos, foi implementada uma solução desenvolvida pela OptCode que efetua a integração com o Software utilizado pela Dislub Equador para gerenciamento dos carregamentos dos caminhões no terminal de armazenagem. "A união de três expertises trouxe ao projeto uma eficiência mais completa e eliminou eventuais limitações que poderiam ser um entrave no processo de desenvolvimento da solução. Aproveitamos o melhor de cada uma das potências envolvidas e colocamos a tecnologia para trabalhar a nosso favor".
A solução funciona da seguinte maneira: ao se apresentar para realizar a operação no terminal de armazenagem, o motorista da carga realiza um check-in utilizando seu CPF, informado no monitor ISM-1560. Havendo registros de operação a serem realizadas por aquele motorista, a solução envia os dados que serão operacionalizados no terminal para esse software, que gera um número de ticket a ser utilizado na plataforma de carregamento. Depois de gerado esse número de ticket, os dados do mesmo são enviados ao equipamento onde o motorista realizou o check-in, sendo impresso pelo mecanismo K-80 que faz parte da solução.
"Com a parceria, conseguimos concretizar o projeto de criação do portal internet, com organização da fila de acesso dos caminhões e integração com nosso sistema de automação, programando os medidores de carregamento, a partir das instruções programadas pelos nossos clientes (Distribuidoras), através do portal internet. Fazem parte das soluções criadas: portal de acesso, totem de check-in para apresentação do motorista e impressão dos tickets de carregamento e a integração dessas soluções com nosso sistema de automação de carregamento de produto da plataforma rodoviária", explica Souza Lima.
A geração automática da numeração do ticket que é impresso automaticamente, também possibilita que ao se apresentar na plataforma de carregamento para realização da operação seja digitado o número do ticket ou ainda que seja feita a leitura do código de barras correspondente ao ticket, o que libera o carregamento que será realizado no caminhão.
"A partir do momento em que temos todas essas operações sendo geradas através do sistema, temos toda a rastreabilidade do que ocorreu com determinado veículo e carregamento, provendo informações em tempo real aos gestores do terminal e as distribuidoras que ali armazenam seus combustíveis", explica Rafael Costa.
A Dislub destaca ainda a garantia aos seus clientes de uma maior assertividade nos carregamentos rodoviários. Souza Lima explica que "com a integração das soluções criadas com nosso sistema de automação, desvinculamos o fator humano (operadores de terminal) na digitação dos volumes programados pelas distribuidoras, que feito de forma manual, estão mais suscetíveis a erros. Com a ordenação da fila de chegada dos caminhões, por meio da utilização do portal e do totem, conseguimos organizar o acesso dos caminhões ao terminal, além de facilitar a consulta de informações gerenciais através da web".
.
"A parceria com a CUSTOM abriu um novo leque de possibilidade para a OptCode e apoia nossa missão de levar inovação e soluções completas e eficientes para nossos clientes. Certamente este será apenas o primeiro de muitos projetos que podem surgir como parte de um mercado que ainda tem muito a ser explorado", afirmam os fundadores da OptCode, Daniel Vaccari e Ricardo Abe.
"Para nós da OptCode esse projeto específico teve um sabor diferente, pois normalmente estamos acostumados a entregar soluções sistêmicas para processos já existentes nos clientes. Como a solicitação do cliente era que buscássemos algo que pudesse atendê-lo na necessidade apresentada, termos pesquisado, encontrado, homologado e cuidado para que hardware e software pudessem atender à necessidade do cliente representou uma nova experiência na entrega de soluções. Isso mostra que temos muito mais a oferecer aos nossos clientes, apresentando-lhes cada vez mais soluções que atendam às suas necessidades e que representem verdadeiramente otimização, crescimento e produtividade aos seus negócios", concluí Rafael Costa.
Website:
http://www.custom.biz