Releases 19/08/2020 - 15:48

Dia dos Pais puxa vendas do comércio paulistano na 1ª quinzena de agosto, informa ACSP














Não tão popular como o Natal ou o Dia das Mães, o Dia dos Pais deste ano de pandemia ajudou a melhorar o movimento de vendas do comércio paulistano na primeira quinzena de agosto. 



A reabertura gradual também ampliou as opções de compra para o consumidor e, com isso, o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou alta média nas vendas de 28,5% ante igual período de julho.



Com mais atividade e mais gente circulando, a data comemorativa acabou funcionando como um motivador adicional de compras, explica Marcel Solimeo, economista da ACSP.



Porém, embora o crescimento na primeira quinzena de agosto pareça expressivo, quando se comparam os números a 2019, a queda ainda continua alta, com queda média de 40,3%.



Confecções, calçados e artigos de uso pessoal continuam apresentando menor recuperação, não só pela limitação para provar roupas e calçados, mas também porque, com as pessoas saindo menos, as compras por impulso são afetadas, lembra Solimeo.



“A expectativa agora é que São Paulo passe para a Fase Verde do plano de flexibilização – o que deve ajudar a acelerar a recuperação, que ainda está bastante lenta”, diz Solimeo.



O economista considera também que o consumidor continua cauteloso, em função da perda de renda e da insegurança no emprego – o que faz com que esse crescimento das vendas continue lento.



 



“Porém, a retomada será beneficiada com mais atividades funcionando e a ampliação de seis para oito horas nos horários das lojas”, disse Solimeo. O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (dia 19 de agosto) a ampliação de seis para oito horas por dia do horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio e serviços em regiões que estão em fase amarela.



 



Além disso, os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua de abertura ou fracionada e também decidir em qual turno funcionarão: manhã, tarde ou noite. Isso já ocorria com bares e restaurantes, mas agora valerá para os outros setores. No momento, são 15 regiões no Estado de S. Paulo na fase amarela, inclusive a capital.



 



 



O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.



 



 




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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.