(
DINO - 04 nov, 2015) - SÃO PAULO, 4 de novembro de 2015? A Agilent Technologies, companhia líder global em biociências, diagnósticos e segmentos de química aplicada, apresenta soluções avançadas para análises toxicológicas, no XIX Congresso Brasileiro de Toxicologia/IX Congresso de Toxicologia nos Países em Desenvolvimento, que acontecem de 7 a 10 de novembro, em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Durante o CBTox, além de demonstrar estes sistemas avançados em espectrometria e cromatografia para uso em investigação forense, a Agilent apresenta o seminário "Validação de Método para Quantificação e Confirmação de Anfetaminas, Phentermine e Estimulantes Sintéticos com uso de Cromatografia e Espectrometria de Massas (LC/MS/MS)", conduzido por Celso Blatt, especialista em química aplicada, da Agilent no Brasil.
Os sistemas Agilent são adotados por departamentos de polícia científica de várias cidades ao redor do mundo, incluindo Brasil. Em 2014, foi também usado pelo Exército brasileiro, que montou uma unidade móvel para identificar substâncias tóxicas presentes no ar à época da realização dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, na cidade do Rio de Janeiro.
Sangue, unha e cabelo- Entre os equipamentos para investigação forense, a Agilent apresenta sistemas de espectrometria e cromatografia para análises toxicológicas em amostras em sangue, unhas e cabelos. Enquanto os testes em amostras de sangue podem identificar o uso de drogas por um período de aproximadamente uma semana, testes toxicológicos em amostras de cabelos, pelos e unhas são mais acurados, pois retêm traços de drogas por várias semanas. Os equipamentos Agilent podem gerar resultados em cerca de até 10 minutos por amostra de pelo ou cabelo, mesmo se as drogas estiverem presentes em concentrações muito baixas, ou em nível traço.
"A tecnologia Agilent em cromatografia e espectrometria pode ser aplicada em exames toxicológicos que exijam janelas amplas de identificação, como mais de 30 dias", afirma André Santos, Gerente de Desenvolvimento de Mercado. "Outro desafio para as autoridades é a identificação de drogas ainda não totalmente catalogadas ou banidas, como as chamadas drogas sintéticas, muitas vezes geradas a partir de alterações do nível molecular de substâncias já conhecidas", completa.
Equipamentos - Os equipamentos Agilent mais utilizados em análises forenses e criminais são:
* Agilent 5977A, um sistema de GC (cromatografia gasosa)/MS (espectrometria de massas) Quadrupolo, de alta precisão e produtividade, para análise de drogas apreendidas e alcoolemia .
* Agilent 7010 ou 7000C, um sistema de GC (cromatografia gasosa)/MS (espectrometria de massas) Triplo Quadrupolo, de alta precisão e sensibilidade, assim como os sistemas LC-MS/MS Triplo Quadrupolo série 6400, para identificação de drogas em amostras de cabelo e pele.
* Para identificação de ethil glucuronide, como indicador de uso crônico de álcool em amostras de cabelo, é utilizada a tecnologia GC-MS/MS.
* Para agilizar e facilitar a análise e a identificação dos compostos das drogas sintéticas, a Agilent ampliou seu Compêndio de Aplicação em Toxicologia Forense e criou o kit complementar Essencial GC/MS para Drogas Sintéticas, com catálogo atualizado de canabinoides sintéticos, incluindo estimulantes sintéticos (os chamados "sais de banho").
"Em análise criminal, um dos principais fatores de sucesso é a acurácia",afirma Romão Beserra, especialista em sistemas de cromatografia, análises químicas e biociências da Agilent Brasil. "Muitas vidas podem depender da precisão e exatidão dos equipamentos utilizados em tais testes".
Sobre a Agilent
A Agilent Technologies Inc., uma companhia global líder em biociências, diagnósticos e química aplicada, é a parceira preferencial dos laboratórios para um mundo melhor. A Agilent trabalha com clientes em mais de 100 países, fornecendo instrumentos, software, serviços e consumíveis para todo fluxo de trabalho do laboratório. No ano fiscal de 2014, a companhia gerou uma receita de US$ 4 bilhões, empregando cerca de 12.000 pessoas em todo o mundo. Neste ano, a Agilent celebra seu 50º. aniversário em instrumentação analítica. Mais informação sobre a Agilent está disponível em
www.agilent.com