Releases 16/03/2016 - 10:14

Desemprego, a oportunidade para desenvolver seu negócio


Jundiaí, São Paulo--(DINO - 16 mar, 2016) - A alta do desemprego desencadeado pelo momento de crise financeira no país levou ao fechamento de fábricas e estabelecimentos, juntamente com demissões em massa especialmente dos setores industriais, vários segmentos se viram ameaçados; fato que levou muitos profissionais a optarem pelo trabalho autônomo.

Apesar das vantagens de se abrir o próprio negócio, muitas dessas pessoas não levam em conta que a abertura de um negócio exige precauções, planejamento, estratégias, investimento e controle financeiro a fim de driblar a concorrência e ganhar espaço no mercado; fatores que negligenciados podem ser fatais e inviabilizar algo que mal começou.

Diferente do regime CLT (que estabelece remuneração e benefícios pelo contrato de trabalho), o novo profissional liberal/autônomo será inteiramente responsável pela sua rotina, seu trabalho e seus ganhos; não será mais subordinado, não terá um horário fixo de oito horas diárias de trabalho, nem terá direito aos recursos trabalhistas convencionais como 13º, folgas, férias, plano de saúde, entre outros, além de ter que saber separar o dinheiro que pertença às atividades profissionais, das pessoais.

Saiba que o sucesso irá depender exclusivamente da sua capacidade de planejamento, da forma com que você organiza e conduz seu negócio. As chances aumentam quando você desenvolve um projeto numa área que você conheça e já tenha alguma experiência, isto permite que você "pegue" um atalho economizando tempo e dinheiro na implementação de seu projeto como autônomo. Considere também no seu plano sua área geográfica de atuação ? importante para determinar a forma como você irá "entregar" seu produto ou serviço ou como o cliente chegará até você, pesquise quais são e como atuam seus concorrentes, e estabeleça um plano para divulgar seus produtos ou serviços para seus potenciais clientes.

Considere que num primeiro momento você deverá "entregar" um valor igual ou superior aos seus concorrentes, fator chave para seu sucesso, como também conhecer como seu cliente faz a escolha pelos produtos ou serviços que você oferece.

Cuidando dos negócios

Administre as finanças - Para colocar a nova rotina financeira em ordem é necessário que, primeiramente, se você ainda não sabe bem como administrar a separação do dinheiro, conte com um contador. Isto ajudará a entender a "saúde financeira" de seu negócio, evitar imprevistos e estar preparado para emergências e sustentação dos períodos de baixa, definindo uma "reserva" para a continuidade da sua empresa.

Valorize o trabalho ? Todo produto comercializado ou serviço prestado contém tributos, portanto, tenha em mente que eles deverão estar inclusos nos valores de venda de seus produtos ou serviços, os quais precisam ser justos e competitivos; aprenda a negociar e a defender seus interesses ao mesmo tempo que oferece ao cliente o que ele precisa, unindo lucro e satisfação.

Crescimento constante ? Acomodação não deve existir no vocabulário do profissional liberal e pequenas empresas. Traçar metas a fim de se expandir sempre, aumentando o número de clientes é importante para garantir estabilidade, se firmar e ser reconhecido em seu segmento. Entretanto, as fases de crescimento devem ter alguma sustentação, um passo dado maior do que é possível no momento, pode gerar perdas e fazer com que se consiga o contrário do que se esperava.

Para todo trabalho autônomo, além dos preços competitivos, a diferenciação em seu nicho e a qualidade dos produtos, atendimento, bem como uma boa administração, garantem o sucesso e prolongação do negócio.

Finalmente entenda que como funcionário suas horas de trabalho eram em média 8 horas por dia, 5 dias por semana, enquanto que o profissional autônomo terá praticamente todas as horas de seu dia e fins de semana absorvidas totalmente por esta nova opção. Sua família deverá ter este entendimento e estar preparada para apoia-lo nesta nova etapa da sua vida, portanto compartilhe também o Sucesso!

Website: http://www.servicosnacidade.com.br/