Releases 26/10/2017 - 10:44

Pequenos Provedores Regionais são líderes de novos contratos de banda larga fixa


São Paulo - SP--(DINO - 26 out, 2017) - Quem mora nas grandes cidades e capitais não costuma conhecer provedores de banda larga diferentes dos habituais. Desconhecem que, longe dos grandes provedores multinacionais e similares, existe uma gama de cerca de 3.200 empresas que prestam o serviço, operando sob os olhos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Mais do que ofertarem um serviço de conexão à internet via banda larga, os pequenos provedores são responsáveis por democratizar o acesso no país. De acordo com o órgão regulador das telecomunicações brasileiras, atualmente são em torno de 3,2 milhões de famílias atendidas por provedores longe do chamado mainstream.

Para o ex-ministro das Comunicações, cargo exercido durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, Juarez Quadros, a atuação regional destes provedores vai além da boa cobertura e qualidade. "Eles geram competição em nível regional e municipal, além de levar fibra óptica a lugares onde as grandes companhias normalmente não atendem", opina. Esse "não atender" passa pela falta de lucratividade na ótica das multinacionais.

Outro a ressaltar a importância desses profissionais do setor é o conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz: "Em vez de reclamarem, como os grandes provedores, os pequenos assumem a missão que na verdade era do Estado brasileiro". Ainda de acordo com a Anatel, o último ano representou um aumento de 989 mil novos contratos firmados entre usuários e provedores regionais -- crescimento registrado em mais de 5%.

Fibra Óptica
Levantamento recente da Anatel evidencia outro ator crucial para a alta do acesso a provedores pelo país. Trata-se da fibra óptica, que angariou 60 mil novos acessos apenas em agosto de 2017. Conhecendo de perto o cenário brasileiro e atendendo diferentes provedores, a Quadrac cria e comercializa produtos inovadores -- dispositivos passivos e ativos de rede, principalmente por meio de conexões metálicas e fibra ótica.

A Quadrac também participa de eventos para a promoção do crescimento das chamadas redes FTTx , que levam banda larga através da fibra óptica para residências ou prédios comerciais. Já são mais de 10 anos de experiência no segmento, com empresas renomadas em sua cartela de clientes.

O desenvolvimento e suporte aos provedores mostra seu valor com os provedores regionais realizando o antigo sonho de sucessivos governos para a universalização do acesso. No entanto, o horizonte é grande para o setor: em março de 2017, a banda larga no Brasil ainda tinha densidade em apenas 40% dos domicílios brasileiros, segundo estimativas do ex-ministro Juarez Quadros. Há muito chão pela frente.

Quadrac Dispositivos Passivos e Ativos para Rede Óptica

Website: http://quadrac.com.br