Releases 28/11/2018 - 11:47

Gestor de Negócios dá dicas valiosas sobre planejamento estratégico


Curitiba, PR--(DINO - 28 nov, 2018) - Um assunto amplo, teórico e às vezes parece ser muito fácil a ponto de ser negligenciado em muitas empresas. O Planejamento Estratégico é excelente, mas para isso precisa ser levado a sério, como algo que vai fazer sua empresa permanecer no mercado e crescer mês a mês, tornando-se sólida.

Muitos colegas me perguntam quando é o momento ideal.
Digo que deve ser realizado no mínimo uma vez no ano, geralmente iniciar em Outubro e tentar concluir até Dezembro, para que já em janeiro do próximo ano as ideias e decisões tomadas já estejam sendo realizadas. Claro que não se trata de apenas um encontro, ou reunião e sim de um trabalho forte e intensivo, com várias reuniões produtivas (abaixo abordarei sobre este tipo de reunião). Importante também que seja feito um planejamento estratégico para os próximos 3 anos.

Como fazer isso acontecer? As reuniões devem ser abertas a todos da empresa, ou somente ficar na diretoria?
Antes de tudo, é importante que a diretoria ou os tomadores de decisão da empresa (Gerentes e coordenadores) se reúnam durante o ano todo, assim estarão próximos dos problemas e soluções, mas não se engane pensando que não se deve escutar toda a sua equipe. Faça uma reunião produtiva, um bate-papo, nada formal, sobre o que eles identificam que podem melhorar na empresa e quais os problemas que precisar ser solucionados, podemos também abrir espaço para dar novas ideias. Procure criar um ambiente adequado a isso, para que não seja uma reunião obrigatória, e sim, algo legal e divertido de participar. É FUNDAMENTAL ESCUTAR SEUS COLABORADORES.

Algumas das situações que devem ser tratadas no Planejamento:
Ele deve ter um raciocínio e continuidade, deve ser claro e simples, não precisa ser muito sofisticado.
1 - Entenda todo o processo do Planejamento, início, meio e fim.
2 - Comece escutando os colaboradores, sabendo qual é a cultura da empresa e o atual estado em que está, seus pontos fracos e fortes. Aplique também a matriz BCG e as 5 forças de Porter, diferencial competitivo e sua proposta de valor. Assim você terá uma ideia de como está o ambiente interno e o externo.
3 - Veja quais são seus parceiros, como está sua comunicação, seus clientes, e as questões como a sociedade está no momento, quais as tendências?
4 - Reveja a sua missão, visão, valores, elas permanecem as mesmas, algo precisa ser trocado? Veja que tudo isso tem que ser bem simples, para que você, diretor, ou tomador de decisão, saiba decorado. Se você não sabe, muito provavelmente seus colaboradores também não.
5 - Trace seus objetivos, e que eles sejam de acordo com a etapa 4 (Missão, visão e valores). As metas devem ser realistas, mas que tragam um pouco de incentivo e comprometimento de todos, nem muito fácil e nada impossível.
6 - Além de traçar o objetivo, qual será a estratégia que você e sua equipe terão?
7 - Controle e acompanhe. Faça reuniões periódicas de avaliação do que está dando certo ou não, e de ajustes necessários. Apresente os resultados mensalmente.

*Dicas extras:
1 - Uma coisa que funcionou em minha experiência profissional é de que as reuniões como já dito, devem ser mais leves, produtivas e com foco. Uma coisa bacana para fazer é procurar fazer reuniões/encontros em lugares não muito convencionais, para que a sua mente, a mente da equipe de decisores e dos colaboradores possam se refrescar um pouco, lugares como Museus, parques, algum lugar próximo à Cidade e cafés, são uma excelente ideia.

2 - Procure alguma ferramenta tecnológica para te ajudar a realizar e acompanhar o planejamento estratégico, ótimas ferramentas são o Google (Drive, calendar, formulários) e Trello, por exemplo.

3 - Pratique ano a ano o planejamento, mês a mês as ações e estratégias, para que tudo isso se torne uma cultura em sua empresa e em sua vida.

"É impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma" George Bernard Shaw

Website: http://www.marmocontabil.com.br