(DINO - 30 mar, 2015) - O Brasil terminou 2014 com mais de 280 milhões de linhas ativas de telefonia móvel, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Como esperado, as empresas estão de olho nas possibilidades de negócios que o uso em larga escala de celulares oferece e estão buscando ferramentas que possibilitem melhorar o relacionamento com seus clientes, aumentando o engajamento e criando novas oportunidades de negócios. Este é o caso da Natura que, na última sexta, lançou oficialmente seu novo canal de vendas, durante o intervalo do capítulo final da novela Império, da Rede Globo.
Projetada e criada pela brasileira Dextra, a ferramenta permite que se encontre o representante da Natura mais próximo, de forma rápida e prática, mesmo sem acesso à Internet. Basta enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para o número 28128. Em poucos instantes, o consumidor recebe um SMS avisando que a consultora ou consultor mais próximo entrará em contato.
Todo o desenho do fluxo de comunicação que caracteriza o sistema foi desenvolvido pela Dextra, inclusive os recursos que permitem a identificação da localização do cliente (geolocalização) e seu referenciamento ao bando de dados dos aproximadamente 1,6 milhões de consultoras e consultores Natura. Segundo estimativas da empresa, a rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores por ano.
"Garantir a operabilidade nesta escala é um desafio do ponto de vista tecnológico, mas temos certeza de que a Dextra e seus parceiros entregaram uma ferramenta de alta qualidade e confiabilidade que irá proporcionar grandes oportunidades para a Natura," conta Bill Coutinho, Diretor de Tecnologia da Dextra.
Especialmente para o setor de varejo, o uso de recursos de geolocalização deve impactar profundamente a experiência do consumidor final nas lojas físicas. Isso porque o avanço das tecnologias de geolocalização em espaços fechados (indoor), como os beacons e a triangulação wi-fi, possibilitam que ações de relacionamento sejam realizadas diretamente através do celular do consumidor no momento que ele está mais propenso a comprar, ou seja, no momento em que ele está próximo aos produtos ofertados.
Se somarmos esses recursos aos algoritmos capazes de aprender com dados disponíveis sobre o consumidor, para fazer previsões e recomendações com enorme grau de precisão, o resultado é a oportunidade perfeita para aumentar as vendas. Para se ter uma ideia, segundo a consultoria Gartner, o impacto da combinação entre os sistemas internos de posicionamento (IPS) com mensagens personalizadas de marketing pode significar um aumento de 5% das vendas até 2020.
"Estas são apenas algumas das possibilidades que a tecnologia pode oferecer às empresas que desejam modernizar o relacionamento com seus clientes. A nossa expectativa é que, em poucos anos, ferramentas como geolocalização e algoritmos inteligentes serão indispensáveis para a consolidação de novos negócios digitais, justamente pela facilidade e praticidade que elas proporcionam," finaliza Coutinho.
Sobre a Dextra
Fundada em 1995, a Dextra é uma empresa de desenvolvimento de software sob medida para negócios digitais. Seu portfólio de produtos desenvolvidos engloba soluções nas áreas de mobile, cloud e banco de dados para clientes como Globosat, Kroton Educacional, Pósitron, Grupo Confidence, Embrapa, Grupo Dpaschoal, entre outros.
Além disto, a Dextra é a quinta colocada no ranking Great Place to Work (GPTW) das Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia da Informação.