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DINO - 23 nov, 2018) -
Em outubro, a Periscope By McKinsey (uma empresa de consultoria internacional que usa uma plataforma online para conduzir investigações de mercado) realizou um estudo on-line em uma amostra de mais de mil consumidores, tentando entender seu pensamento sobre a
Black Friday e se há padrões de comportamento de compra (estímulo-resposta).
De acordo com uma pesquisa conduzida pela
Manhattan Associates, que envolveu 500 consumidores e gerentes de varejo multicanal, descobriu-se que mais de 90% dos consumidores imaginam uma
experiência de compra através de compras
omni-channel, mas apenas 21% deles alegam ter vivido uma experiência muito positiva a este respeito. Em poucas palavras, apesar do desejo que existe, os
consumidores preferem compras on-line porque a loja física não é capaz de oferecer uma experiência de compra melhor.
Se os varejistas quisessem ouvir mais de perto as necessidades dos consumidores, a Black Friday poderia se tornar uma grande oportunidade de
aumentar suas vendas.
O estudo também destacou muitos dados interessantes:
O impulso de um consumidor
Os descontos exagerados são a principal motivação para um consumidor, mas o segundo maior incentivo é que eles são transações limitadas no tempo e difíceis de replicar. Isso destaca um desequilíbrio dos pensamentos do consumidor: se os
varejistas conseguirem entender como os clientes respondem às categorias, ao sortimento e às promoções, eles obterão informações sobre como a atividade promocional está mudando o
desejo do consumidor.
A
Black Friday também sofre a influência de uma gigante varejista: 9% dos compradores, na verdade, disseram que acharam a iniciativa da Amazon Prime Day muito mais interessante do que as compras da Black Friday. Além disso, isso poderia deslocar irremediavelmente as despesas importantes para longe das férias de Natal (o Prime Day ocorre em julho), alterando ainda mais os
hábitos de compra dos consumidores.
Os
varejistas não podem mais permanecer em silêncio: precisam encontrar a maneira de competir com esse tipo de evento, fornecendo ferramentas com recursos analíticos que também podem monitorar a competência on-line.
Impacto negativo da Black Friday: de offline para online
A revolução do e-commerce que ocorreu nos últimos dez anos melhorou consistentemente as experiências de compra dos clientes, e a primeira confirmação vem da pesquisa: 39% dos compradores planejam fazer a maioria ou todas as suas compras da Black Friday on-line ( em comparação com 35% em 2015).
Além disso, vários sites de comércio eletrônico e muitos varejistas tradicionais (incluindo Amazon, Macy's e Sears) anunciaram recentemente que estão lançando os lances on-line da Black Friday com antecedência.
A preferência por compras on-line parece derivar mais do estresse da
experiência de compra: 13% dos entrevistados dizem que as lojas são caóticas e as compras on-line mais rápidas e menos estressantes (29%).
Smartphone e Experiência Black Friday?
Embora hoje todos os
consumidores tenham um smartphone, a maneira preferida de fazer compras online continua sendo o computador (60%). Tablets estão ganhando popularidade, mas apenas 20% do percentual de compras chega à transação final.
Onde eu gasto meu dinheiro?
Os consumidores continuam gastando a maior parte do orçamento da Black Friday em eletrônica (55%). O segundo lugar é ocupado por roupas, seguidas por móveis de casa. Este setor é uma novidade, uma nova categoria que, por sua natureza, pode representar a próxima fonte de
compras físicas.
Sobre a Manhattan Associates
A Manhattan Associates é líder em soluções de tecnologia para supply chain e comércio omnichannel. Unimos informações de toda a empresa, convergindo as vendas front-end com a execução do supply chain back-end. Nosso software, plataforma tecnológica e experiência inigualáveis ajudam a impulsionar tanto o faturamento quanto a lucratividade dos nossos clientes. A Manhattan Associates projeta, constrói e fornece soluções de ponta em nuvem e on-premises, para que, através das suas lojas, rede ou de seu centro de distribuição, você esteja pronto para obter os resultados do mercado omnichannel. Para mais informações, visite nosso
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