Rio de Janeiro--(
DINO - 17 dez, 2018) - Os pratos típicos das festas de final de ano são irresistíveis. Mas o excesso de gordura, açúcares e álcool se traduz em indigestão, baixa imunidade e grande aumento de peso. Fato! Que tal preparar seu organismo o quanto antes para aproveitar as ceias e os inúmeros encontros com amigos e familiares? Afinal, não é necessário recusar convites porque esse tipo de contato é essencial para elevar o espírito! O médico brasileiro Edison de Mello, que atende nos Estados Unidos celebridades como Julia Roberts, Maggie Q e Alice Braga, transmite a seguir dicas simples para você tirar o melhor proveito da integração de abordagens comprovadas nos avanços tecnológicos da medicina ocidental com a milenar sabedoria oriental. Coloque em prática hoje mesmo!
1 - Manhã milagrosa
Você sabia que os humanos carregam mais microflora do que suas células humanas? Por isso é tão importante começar o dia consumindo probióticos, prebióticos e frutas da estação para equilibrar a flora intestinal. As bactérias do bem ajudam na digestão, reduzem o desconforto e inchaço, e mantêm os níveis de energia elevados. "Escolha probióticos com pelo menos 20 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC). A alta quantidade e a diversidade são importantes", destaca o médico Edison de Mello, que atende no Akasha Center for Integrative Medicine, localizado em Santa Monica, na Califórnia, EUA. Alimentos azedos e fermentados são grandes aliados da saúde. Comece introduzindo no cardápio iogurte e também a mistura de uma colher de sopa de vinagre na água ou no suco, consumindo duas vezes ao dia. Com esse equilíbrio, a pessoa fica menos propensa a comer alimentos prejudiciais à saúde.
2 - Tenha fibra!
O melhor combustível para aumentar a produção de probióticos no organismo é a fibra de alta qualidade, como sementes de chia. Outra fonte de fibra fermentável é a batata doce.
3 - Xô, azia!
O consumo de tanta gordura e alimentos açucarados nas ceias de final de ano costuma desencadear azia. Entre os vegetais que ajudam a reduzir o ácido no estômago estão: feijão verde, brócolis, aspargos, couve-flor, folhas verdes, batatas e pepinos. O gengibre com suas propriedades naturais anti-inflamatórias é um alimento que deve estar na mesa! No lugar de gorduras saturadas e trans, que tal azeite, nozes e abacate? Aveia, arroz integral e pão integral também estão na lista de alimentos que absorvem o ácido do estômago, reduzindo os sintomas de refluxo. Prefira frutas como melão, maçã e pera do que as cítricas. Se você come carne, opte pelas magras, sendo grelhadas, assadas ou cozidas. Evite frituras!
4 - Enzima digestiva
Antes de comer refeições pesadas, vale consumir enzima ativa para manter a digestão eficiente e confortável.
5 - Coma devagar e em pequenas porções
Um truque ótimo para evitar sobrecarregar o organismo é se servir com uma porção pequena, consumi-la lentamente, e beber um copo grande de água em seguida. O organismo precisa de 20 minutos a partir da primeira garfada para avisar ao cérebro que está saciado. Teste isso e perceba o quanto isso te ajuda a comer menos.
6 - Mexa-se!
Aproveite o verão para praticar exercícios ao ar livre, pelo menos 20 minutos diariamente. Atividades físicas são excelentes para facilitar a digestão. Isso se torna ainda mais importante nessa época das típicas refeições pesadas.
7 - Um brinde à saúde!
As bebidas açucaradas podem ser substituídas por vinho tinto, por ser rico em antioxidantes. Drinques com vodka e água devem estar livres de açúcar refinado. E muito importante: beba muita água antes, durante e após o consumo do álcool. No dia seguinte, continue se hidratando bem!
Dica extra!
Acesse o site do médico Edison de Mello: dredisondemello.com.br para obter mais dicas sobre como manter uma vida saudável. Ele transmite dicas, fórmulas e receitas para cuidar da saúde de forma holística, com a medicina integrativa.
Website:
http://dredisondemello.com.br