Releases 18/01/2016 - 13:18

Groupe Renault anuncia terceiro ano consecutivo de crescimento das vendas


PARIS, 18 de janeiro de 2016 /PRNewswire/ --



Em 2015, os registros do grupo aumentaram em 3,3% e atingiram um novo recorde de 2.800.242 veículos  
Na Europa, o grupo registra outro ano de crescimento, com participação de mercado superior a 10% 
A marca Renault manteve a sua posição de liderança em veículos comerciais leves na Europa pelo 18o. ano consecutivo 
Apesar da queda nos mercados russo e brasileiro, o grupo manteve as suas posições internacionais  
O sucesso de novos produtos em 2015, os muitos lançamentos planejados e a expansão das atividades em nível internacional apoiarão a ambição de crescimento em 2016. 
AUMENTO DAS VENDAS MUNDIAIS  


Em 2015, os registros mundiais do Groupe Renault no mercado de PC+LCV (carros de passageiros e veículos comerciais leves) apresentaram um aumento adicional de 3,3%, chegando a um total de 2,8 milhões de veículos em um mercado que cresceu 1,6%. Este terceiro ano consecutivo de crescimento do número de registros permitiu ao grupo estabelecer um novo recorde de vendas. A participação do grupo no mercado mundial agora está em 3,2%. A marca Renault continua sendo a marca francesa número um no mundo, e a Dacia estabeleceu um novo recorde de vendas.


(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20160117/322920LOGO )


O grupo continua se beneficiando do impulso do mercado automotivo europeu (+9,4%) e apresentou um aumento de 10,2% no número de registros, chegando a 1.613.499 veículos e a uma participação de mercado de 10,1%. A Renault é a líder no mercado de veículos elétricos nessa região e, pelo 18o. ano consecutivo, é a líder no mercado de veículos comerciais leves.


Fora da Europa, apesar das crises econômicas na Rússia e na América Latina, o grupo permaneceu estável e registrou ganhos de participação de mercado nas regiões da África, Oriente Médio e Índia e da Eurásia.


Thierry Koskas, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing do Groupe Renault, anunciou: "2015 marca mais um ano de aumento de vendas do Groupe Renault, e batemos o nosso recorde de vendas anterior. Apesar das condições econômicas que continuam variando de uma região para outra, o nosso crescimento é constante e valida a estratégia de diversificação geográfica adotada nesses últimos anos."


NOVOS PRODUTOS IMPULSIONAM SUCESSO NA EUROPA 


Na Europa, a participação do Groupe Renault no mercado de PC+LCV subiu para 10,1%. Com um aumento dos registros em 10,2%, chegou a 1.613.499 veículos. O grupo aumentou as vendas em todos os países da região, apresentando desempenhos particularmente fortes na Espanha (+22,3%), no Reino Unido (+17,7%) e na Itália (+18%), com uma participação de mercado recorde de 9,1%.


2015 marca mais um ano de crescimento para a marca Renault. Ela foi a marca que mais cresceu em 2015. Com 1.238.711 registros (+12,3%), a participação de mercado do grupo chegou a 7,8%, em comparação com 7,6% em 2014 e 7,4% em 2013. O Clio continua sendo o líder de vendas em todos os segmentos combinados.


No mercado de carros de passageiros (+11,1%, chegando a 969.508 veículos), a Renault manteve a sua posição de liderança no mercado de veículos urbanos (segmentos A+B) graças ao sucesso contínuo do Clio e do Captur, o líder em seu segmento com 194.703 registros (23,7% do segmento).


Os lançamentos de 2015 impulsionam forte demanda dos clientes: 49.016 Kadjars já foram vendidos, e houve 20.930 registros do New Espace, o que representa três vezes mais do que o desempenho da sua versão anterior durante o mesmo período em 2014.


Em veículos comerciais leves, a marca Renault manteve a sua posição de liderança pelo 18o. ano consecutivo, com 269.203 registros (+16,9%), e marcou uma elevação de 0,7 ponto de participação de mercado.


Dez anos após a sua estreia na Europa, a marca Dacia obteve um novo crescimento em seus registros em 2015 (+3,6%) e teve vendas recordes de 374.458 veículos.


A Renault é líder no mercado de veículos elétricos da Europa. As vendas do grupo estão crescendo rapidamente (+49%), chegando a 23.086 veículos, excluindo o Twizy. O ZOE torna-se líder no mercado de carros de passageiros com 18.453 registros ao longo do ano (+68%).


Na França, a Renault reforçou a sua posição como a principal marca automotiva, e o Clio continuou sendo o veículo mais vendido do mercado pelo sexto ano consecutivo. Clio, Captur, Twingo e Espace são líderes em seus respectivos segmentos de mercado. Os utilitários Trafic, Master e Kangoo também estão cada um no topo de seus segmentos. O ZOE manteve 60% do mercado de carros elétricos de passageiros.


GROUPE RENAULT MANTEVE-SE ESTÁVEL EM NÍVEL INTERNACIONAL 


Em nível internacional, apesar de uma situação econômica que variou de acordo com países e regiões, o Groupe Renault conseguiu estabilizar e até mesmo fortalecer as suas posições.


Na Eurásia, a participação de mercado do grupo aumentou em 1,6 ponto, atingindo 11,9%, em particular devido ao impulso do grupo na Turquia (+21,7%), onde um novo recorde de vendas foi estabelecido. Esse crescimento compensou as consequências da crise econômica na Rússia, onde o mercado despencou mais de 35% e os registros do Groupe Renault caíram 38,1%. A participação de mercado estabilizou-se em 7,5% com a condução de uma política de preservação de margens.


Na região da África, Oriente Médio e Índia, os registros do grupo aumentaram em quase 17%, alcançando uma participação de mercado de 4,5% (+0,7 ponto). O grupo possui mais de um terço do mercado norte-africano. Na Argélia, o grupo obteve uma participação de mercado recorde (35,6%), com um significativo ganho de 8,7 pontos, beneficiando-se da fabricação local do Symbol em Oran. Em Marrocos, onde Dacia e Renault são respectivamente as marcas número um e dois, os registros aumentaram em 11,5%. A participação de mercado do grupo foi de mais de 38,2% (+1,2 ponto).


No Egito, o segundo maior mercado da África, as vendas cresceram 73,8%, e a sua participação de mercado atingiu 7,5% (+3,4 pontos).


Na Índia, a Renault continua sendo a principal marca automotiva europeia, com as vendas crescendo 20,1%. O Kwid teve um começo muito promissor, com mais de 80.000 encomendas desde o seu lançamento em setembro.


Nas Américas (355.151 registros, um decréscimo de 14,8%), o grupo resistiu às dificuldades econômicas com uma participação de mercado de 6,3% (-0,1 ponto). No Brasil, o segundo maior mercado do grupo, a participação de mercado aumentou em 0,2 ponto, chegando a um nível sem precedentes de 7,3%, em um mercado que se contraiu em 25,5%. Na Argentina, o grupo conteve o declínio dos seus registros a -6,5% graças ao desempenho do último trimestre com uma participação de mercado de 14,7% (12,7% ao longo de todo o ano). Na Colômbia, a Renault estabeleceu um novo recorde de participação de mercado de 18,6%, com um aumento de 2 pontos.


A picape Duster Oroch, lançada no fim do ano, já ocupa o segundo lugar em seu segmento no Brasil. A aceleração da Renault nesse segmento deve impulsionar o crescimento na região durante os próximos meses.


Na Ásia-Pacífico, o nível de vendas na Coreia do Sul, o maior mercado do grupo na região, estabilizou-se após um crescimento significativo em 2014. Na China, foi dada prioridade à preparação do lançamento da versão chinesa do Kadjar, o primeiro veículo produzido localmente pela joint-venture Dongfeng Renault.


PERSPECTIVAS DE VENDAS DO GROUPE RENAULT PARA 2016 


Em 2016, o mercado global deverá registrar um crescimento de 1 a 2% em comparação com 2015. O mercado europeu também deverá crescer 2%, com um aumento de 2% também para a França.


Em nível internacional, os mercados brasileiro e russo devem cair ainda mais, respectivamente 6% e 12%. Na contramão, a China (+4 a 5%) e a Índia (+8%) devem manter o seu impulso.


Nesse contexto, e com um plano de produtos particularmente completo para este ano, o Groupe Renault espera:



uma aceleração do crescimento das vendas em nível mundial;
o fortalecimento da marca Renault na Europa;
uma elevação em cada uma das cinco regiões.
Thierry Koskas confirmou: "Aproveitando o impulso dos negócios nos últimos três anos, uma gama de produtos grandemente atualizada em 2015 e 2016 e a nossa expansão na Índia e na China, o nosso crescimento será acelerado em 2016, e melhoraremos as nossas posições em todas as nossas regiões."





Vendas do grupo por região (PC+LCV)





Vendas ao final de dezembro*





2015



2014



   Variação (%)




França                   



607.173



577.606



5,1%




Europa** (excluindo a França) 



1.006.326



887.179



13,4%




Total França+Europa    



1.613.499



1.464.785



10,2%




África, Oriente Médio e Índia   



359.858



307.927



16,9%




Eurásia                           



356.216



389.704



-8,6%




Américas                          



355.151



416.914



-14,8%




Ásia-Pacífico                        



116.868



133.197



-12,3%




Total (excluindo França+Europa)   



1.188.093



1.247.742



-4,8%




Mundo                             



2.801.592



2.712.527



3,3%






* Vendas




** Europa = União Europeia, Islândia, Noruega e Suíça


 





Vendas totais por marca





Vendas ao final de dezembro*





2015



2014



Variação (%)




RENAULT







     PC       



1.822.965



1.811.443



0,6%




     LCV      



347.679



307.582



13,0%




     PC+LCV 



2.170.644



2.119.025



2,4%




RENAULT SAMSUNG MOTORS







     PC  



80.028



82.123



-2,6%




DACIA







     PC   



511.510



474.623



7,8%




     LCV  



39.410



36.756



7,2%




     PC+LCV       



550.920



511.379



7,7%




GROUPE RENAULT







     PC          



2.414.503



2.368.189



2,0%




     LCV         



387.089



344.338



12,4%




     PC+LCV  



2.801.592



2.712.527



3,3%


 





Os 15 principais mercados do Groupe Renault ao final de dezembro de 2015







Participação de mercado






Vendas em 2015*



  PC+LCV em 2015






     (unidades)         



(%)




1



FRANÇA           



607.173



26,4




2



BRASIL              



181.504



7,3




3



ALEMANHA          



177.787



5,2




4



TURQUIA              



162.175



16,8




5



ESPANHA                  



156.108



13,1




6



ITÁLIA                    



154.730



9,1




7



REINO UNIDO  



128.269



4,3




8



RÚSSIA                   



120.411



7,5




9



ARGÉLIA                  



90.182



35,6




10



BÉLGICA + LUXEMBURGO  



82.374



13,3




11



COREIA DO SUL                 



80.017



4,4




12



ARGENTINA                  



79.383



12,7




13



ÍNDIA                      



53.848



1,7




14



IRà                      



51.500



4,8




15



MARROCOS              



50.369



38,2






* Dados relativos ao final de dezembro de 2015, excluindo o Twizy


 





Os 5 carros de passageiros mais vendidos do Groupe Renault ao final de dezembro de 2015





Total



Renault



Dacia



RSM




    Clio 4      



372.062



372.062






    Duster      



331.238



168.900



162.338





    Sandero 2  



326.712



141.354



185.358





    Logan 2       



251.030



151.949



99.081





    Captur/QM3  



245.126



220.567




24.559


>>>> Todos os números deste documento datam de 12 de janeiro de 2016. 


 


To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/groupe-renault-anuncia-terceiro-ano-consecutivo-de-crescimento-das-vendas-300205682.html

FONTE Groupe Renault