Releases 13/01/2021 - 11:38

Fornecedores de ADM superam os desafios da COVID e adotam novas estratégias para ajudar as empresas brasileiras a desenvolver e manter aplicativos


SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE-DINO - 13 jan, 2021) -
Na medida em que a pandemia COVID-19 atingiu o Brasil em 2020, os provedores de serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas (ADM) enfrentaram os temores de que uma mudança rápida e forçada para trabalhar em casa atrapalharia sua capacidade de oferecer suporte aos aplicativos dos clientes, segundo um novo relatório publicado hoje pela Grupo de Serviços de Informação (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria.


O relatório ISG Provider Lens?Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil conclui que os provedores foram capazes de enfrentar a crise acelerando a adoção de videoconferência e outras tecnologias de trabalho remoto. Eles também se mostraram capazes de vender novos contratos e ampliá-los para realizá-los. Embora alguns provedores tenham registrado perdas trimestrais, muitos relataram crescimento.


Esse desempenho promissor veioàmedida que os serviços ADM de próxima geração - especialmente testes contínuos - provaram ser ainda mais importantes em meioàpandemia e o distanciamento social. A crise expôs problemas de qualidade de softwareàmedida que o distanciamento social forçou mais pessoas a depender da Web para praticamente tudo. Tornou-se crucial para as empresas oferecerem a seus clientes aplicativos e serviços que atendessem de forma consistente às suas necessidades.


'O desenvolvimento e a manutenção de aplicativos são cada vez mais críticosàmedida que as empresas passam por transformações digitais e mais atividades são on-line', disse Pedro Luís Bicudo Maschio, distinguished analyst da ISG e autor do relatório'. A receita aumenta ou diminui com a eficácia do software, já que um bug de software pode significar perdas para o negócio'.


No Brasil, os provedores de serviços ADM continuaram a adotar metodologias Ágeis que mesclam desenvolvimento e manutenção, afirma a ISG. Quando lançou a pesquisa ISG Provider Lens? no Brasil há três anos, a ISG observou que os provedores mantinham linhas separadas para requisitos de mudança e novos desenvolvimentos. Em 2020, um consenso se formou de que os clientes deveriam mesclá-los em uma linha de desenvolvimento e manutenção unificada.


Os provedores de serviço também têm mesclado automação, teste contínuo e segurança em métodos DevOpsàmedida que aconselham os clientes, concluiu o relatório. O número crescente de projetos simultâneos compartilhando a mesma infraestrutura torna a automação necessária para a velocidade de execução e otimização de recursos, e os provedores estão, por unanimidade, integrando testes de segurança entre as tarefas de desenvolvimento e operações. Essa tendência transformou DevOps em DevSecOps.


Outra tendência emergente é 'shift-right' para o desenvolvimento Ágil, que envolve a captura de dados de desempenho de aplicativos em ambientes de produção, que alimentam ferramentas de análise com inteligência artificial para agilizar o fluxo de desenvolvimento Ágil. Isso complementa a a continuidade de 'shift-left', o método para prevenir defeitos no início do processo de desenvolvimento.


O relatório de 2020 adiciona um quadrante para serviços de manutenção e suporte de aplicativos (AMS). Esses serviços se concentram em melhorias no código que podem reduzir as demandas do usuário por suporte. O mercado de AMS está se movendo lentamente de contratos baseados em esforço para contratos baseados em resultados, diz o relatório.


O relatório ISG Provider Lens?Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil avalia as competências de 47 provedores em seis quadrantes: Next-gen ADM, Application Management Services - Midmarket/Niche, Agile Development, DevSecOps Consulting, Continuous Testing - Large Accounts e Continuous Testing - Midmarket and Expert Consulting.


O relatório identifica a Capgemini, Stefanini e Wipro como líderes em quatro quadrantes. Accenture e everis (an NTT DATA company) são nomeados líderes em três quadrantes. O relatório classifica a BRQ, Indra, Inmetrics, Softtek e Tech Mahindra como líderes em dois quadrantes. CI&T, DXC, e-Core, IBM, Prime Control, Sofist, Sonda, TCS e Yaman são líderes em um quadrante cada.


Adicionalmente, a Deloitte, FH Consultoria (an NTT DATA company), Infosys, Prime Control e Reply são classificadas como Rising Stars - empresas que tem um 'portfólio promissor' e um 'alto potencial futuro' na definição da ISG.


Versões customizadas do relatório foram disponibilizadas por Capgemini, Prime Control and Sofist.


O relatório ISG Provider Lens?Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil está disponível para os assinantes, ou para compra, nessa webpage.


Sobre a ISG Provider Lens? Research


A série ISG Provider Lens? Quadrant research é a única avaliação de fornecedores desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de outsourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa e América Latina, bem como nos EUA, Alemanha, Reino Unido, França, países nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre as pesquisas ISG Provider Lens?, visite esta webpage.


A série é um complemento aos relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.


Sobre a ISG


A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de operadora de rede; estratégia e desenho de operações; mudar a gestão; inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para o digital, operando em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria e classe mundial de pesquisa e recursos analíticos com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.



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Fonte: BUSINESS WIRE