Releases 11/08/2014 - 12:14

Agência Estado e IBOPE Inteligência firmam parceria


Empresas disponibilizarão ferramenta no Broadcast para medir cenário político brasileiro nas mídias sociais

O Broadcast+ e o Broadcast Político, na ordem, serviço de informação financeira e primeiro serviço brasileiro de informações em tempo real dedicado à cobertura de assuntos de interesse político da Agência Estado, passarão a oferecer ferramenta que medirá o cenário político brasileiro nas mídias sociais, o IBOPE - Redes Sociais. Desenvolvido pelo IBOPE Inteligência, o novo serviço, a partir do monitoramento de Twitter, oferece importantes indicadores para entender o que é falado nas redes sociais sobre política e avalia o desempenho dos candidatos por meio de comentários e indicadores exclusivos.

O produto se destina a todos que mostrem interesse no assunto política de modo geral ou que tenham suas atividades influenciadas pelo cenário político nacional e queiram entender o que é falado nas redes sociais. Ele será um radar do que está sendo comentado sobre política e sobre os quatro principais candidatos à eleição presidencial.

Além de saber quais candidatos possuem mais seguidores, quantidades de posts positivos e negativos e outros indicadores, será possível, ainda, que os candidatos possam focar suas campanhas eleitorais nos temas mais críticos que serão mencionados nas redes sociais. Haverá uma versão básica do IBOPE - Redes Sociais, gratuita, e a versão mais completa como add-on.

"As redes sociais têm se consolidado no Brasil como fonte de informações, articulações e um ambiente livre para troca de opiniões, como vimos acontecer durante as manifestações de junho de 2013. O IBOPE Inteligência decidiu acompanhar o cenário político brasileiro, na véspera das eleições, um momento tão importante para o País, analisando como a população se manifesta neste canal tão espontâneo. Em parceria com a Agência Estado, desenvolvemos uma plataforma de acompanhamento em tempo real do que se fala sobre política nas redes sociais, evidenciando a performance dos quatro principais candidatos a presidente e trazendo indicadores exclusivos para enriquecer as análises dos profissionais envolvidos e impactados pelo cenário político nacional", afirma Bernardo Canedo, diretor-geral do IBOPE DTM, unidade do IBOPE Inteligência responsável pelo desenvolvimento do serviço.

"O Broadcast é o líder no Brasil em termos de noticias financeiras/políticas e dados financeiros on-line em tempo real, e o 'sentimento' das redes sociais começa a ser utilizado cada vez mais pelos profissionais dos mercados financeiros, reforçando que este conteúdo é de alta importância porque impacta a precificação dos ativos financeiros", assegura Daniel Parke, diretor-geral da Agência Estado.

Sobre a Agência Estado - Fundada em 1970, a Agência Estado é a empresa líder no mercado brasileiro, provedora de informações em tempo real e online para os segmentos financeiro, agrícola, político, corporativo e de mídia. Com presença consolidada nas mesas de operações, por meio do terminal Broadcast, reúne a maior comunidade financeira no país cm mais de 10 mil usuários, que se utilizam das informações e insights para identificar oportunidades de negócios e tomar suas decisões de investimentos. A rede de clientes do segmento mídia também confere à AE a liderança nacional, por meio da plataforma Estadão Conteúdo.

Sobre o IBOPE Inteligência - Empresa do Grupo IBOPE dedicada ao conhecimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações: familiar, social, política, de consumo e de utilização de serviços. Especialista em soluções de pesquisa de opinião e mercado, off e online, quantitativas e qualitativas, geonegócios, inovação, data mining e ferramentas de análise e integração de dados.

Informações à Imprensa:
Lucia Faria Inteligência em Comunicação
Marco Barone - marco@luciafaria.com.br
Gabriel Nunes - grupoestado@luciafaria.com.br
Telefone: (11) 3277-8891, ramais 32 e 33