(
DINO - 18 nov, 2016) - Dizem que a melhor sensação do mundo é quando se vê pela primeira vez o rosto de seu filho ou filha quando acaba de nascer. Muitos pais entram em êxtase e querem guardar o momento para o resto da vida na memória. Por isso, fotografia de recém-nascidos ganha cada vez mais espaço no mercado, fortalecendo um tipo específico de ensaio chamado de "newborn".
Popular em países como EUA e Austrália, este tipo específico de trabalho fotográfico ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Consequentemente, é necessário se atentar para a prática e como ela é realizada, levando em consideração a fragilidade dos "modelos". Por esta razão surgiu, por exemplo, a ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), responsável por auxiliar profissionais que queiram atuar com newborn e também informais os pais sobre cuidados e outros aspectos deste tipo de fotografia.
Há profissionais, inclusive, que compartilham sua experiência no ramo e contribuem para a melhor execução do serviço. Kamila Strada,
fotógrafa especializada em ensaios familiares e de newborn , é uma das fotógrafas que pontua dicas indispensáveis para garantir a segurança dos pequenos e a qualidade das fotos.
1. Procure um bom profissional que tenha se especializado na técnica
Fotógrafos de recém-nascidos não devem estudar e entender apenas de fotografia. Precisamos estudar temas como a fisiologia do bebê e as fases do sono, por exemplo.
2. Veja o portfólio do fotógrafo
Entre fotógrafos de recém-nascidos, existem profissionais com diversos estilos. Consequentemente, é preciso analisar bem qual método e resultado se encaixam melhor nas expectativas quanto às fotos. Pesquise bastante para encontrar o profissional com o qual mais se identifique.
3. Faça todas as perguntas necessárias para que fique o mais claro possível de como toda sessão é feita
Este item é fundamental, justamente porque traz segurança aos pais quanto ao tipo de trabalho que o fotógrafo está oferecendo. Só feche o negócio se sentir segurança em que irá executá-lo.
4. A segurança, o conforto e o bem-estar do bebê devem estar sempre em primeiro lugar. Muito antes da foto bonita, é preciso garantir que o bebê se sinta à vontade e não corra risco algum. Escolher o melhor momento requer tempo, mas só assim os resultados poderão ser satisfatórios e não prejudiciais à criança. Nada de acordar o pequeno ou trocar sua hora de comer para poder realizar o ensaio.
5. Fique calmo! Não exija nada do seu bebê
O fotógrafo de recém-nascido respeita o indivíduo, e cada bebê tem seu tempo. Não tenha pressa e não marque outro compromisso no dia. Se você estiver seguro e transmitir confiança o bebê irá relaxar com você.
Kamila também explica o porquê de preferir fazer as fotos na casa da mamãe. "Minhas sessões de recém-nascidos são sempre feitas na casa da cliente, assim, elas não precisam sair da residência, o que preserva a saúde do bebê - que pode não ter tomado todas as vacinas necessárias", explica a profissional que segue as orientações da ABFRN para realizar as fotos.
Seu portfólio está disponível no
site oficial (
www.kamilastrada.com.br). Já nas
redes sociais , há como acompanhar as novidades da profissional e seus ensaios.
Website:
https://www.kamilastrada.com.br/