Releases 24/10/2018 - 13:42

Balanço da Operação Antifraude: tráfego digital malicioso vindo do Irã, Venezuela e Síria gera alerta sobre a eleição presidencial brasileira


Porto Alegre--(DINO - 24 out, 2018) - O Brasil está realizando suas eleições presidenciais. O sistema eleitoral brasileiro é totalmente eletrônico e não permite auditoria física nem comprovação impressa do voto digital.

Após a votação no primeiro turno foi feita uma auditoria paralela independente com base na metodologia da Lei de Benford. Essa técnica de fiscalização estatística foi usada nos casos da Enron, Fifa e Deutschbank, e goza de ampla aceitação internacional. O trabalho foi intitulado Operação Antifraude. O resultado do estudo estatístico apontou preocupantes 77,68% de inconsistência nos dados eleitorais, o que significa grande possibilidade de intervenção artificial nos números.

Lei de Benford é aceita pelo TCU

O TCU - Tribunal de Contas da União - recomenda a aplicação da Lei de Benford em auditorias públicas no Brasil. O site do TCU informa que a Lei de Benford foi utilizada na fiscalização das obras da Copa do Mundo, e cita como um dos exemplos internacionais de seu uso uma auditoria eleitoral que detectou fraude em eleições no Irã. O TCU é responsável por auditar o TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

O resultado da operação havia sido anunciado para divulgação pública 4 dias após a disponibilização dos dados completos nos organismos oficiais. Os dados oficiais foram disponibilizados no dia 11/10 (quinta-feira), e os organizadores da auditoria independente anunciaram um resultado preliminar ainda no mesmo dia, as 20h. No primeiro dia útil subsequente, 15/10 (segunda-feira), era apresentado o resultado final da operação Antifraude 2018, em relação aos dados do primeiro turno.

Ameaça internacional

De outro lado, o conceituado jornalista Walid Phares - da Fox News - denunciou no seu Twitter a existência de tráfego suspeito vindo do Irã, Venezuela e Síria em relação à eleição brasileira, citando o Departamento de Estado Americano. Por sua vez, o congressista americano Dana Rohrabacher demonstrou preocupação com a integridade da eleição brasileira e enviou expediente ao mesmo Departamento, solicitando a análise do assunto.

Diante de tais dados, ainda não se tem notícias do tipo de providências do sistema eleitoral contra guerra cibernética internacional. É sabido que o sistema de apuração eletrônica possui eficiência computacional e procedimentos de segurança, mas pouco se sabe sobre sua aptidão para realizar a defesa da Soberania Nacional contra ataques cibernéticos internacionais de características militares ou paramilitares.

Frente Parlamentar

Em Brasília o Congresso Nacional anunciou oficialmente em seu site que a Frente Parlamentar Mista pela Contagem Pública dos Votos deve ser registrada nesta semana, e que a proposta - influenciada por um documento assinado por 144 juízes e promotores que relatam dificuldades de auditagem do sistema - já conta com a assinatura de 221 deputados.

A tendência no Congresso é que sejam retomadas as movimentações sobre a CPI da Urna Eletrônica, movimento iniciado em 2015, cuja coleta de assinaturas deverá ser intensificada nos próximos dias.

A Operação Antifraude

A Operação Antifraude está sendo conduzida por Hugo Cesar Hoeschl, um pesquisador com sólido reconhecimento internacional, Dr e Pós-Doutor em inteligência digital, professor convidado nos Estados Unidos e que já participou de vários eventos técnico-científicos nos EUA, Ásia e Europa.

A auditoria independente será realizada também no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras. Em razão da Operação Antifraude, Hoeschl tem sido alvo de constantes ataques na mídia brasileira, os quais parecem mais alinhados com interesses internacionais do que com os anseios da sociedade civil. Pesquisas indicam que 92% dos brasileiros não confiam no sistema eletrônico de votação.

Em live realizada no canal Brasil Paralelo no YouTube, Hoeschl revelou estranheza com o fato de que certos veículos de mídia deixaram de lado o risco de ataques cibernéticos internacionais para focar em críticas pessoais e contra a Operação Antifraude, em especial atacando o uso da Lei de Benford, sendo que a mesma é utilizada pelo TCU, órgão oficial de auditorias na esfera federal.

Na mesma live o pesquisador se disse surpreso com o fato de que veículos midiáticos de grande porte ignoraram os procedimentos descritos no site do TCU, e apressadamente taxaram a auditoria independente como "fake news", de forma precipitada, sem pesquisar ou checar o assunto. Alguns desses veículos possuem vínculos explícitos com jornais, revistas e canais de TV de outros Países, e outros são meras sucursais.

Operação exitosa

O cientista também avalia que a operação foi exitosa, já que as críticas e questionamentos foram subjetivas e de ordem pessoal, e outras foram contra a lógica "Newcomb-Benford" (já reconhecida pelo TCU), mas não foi identificada ainda nenhuma crítica que descaracterize a eficiência dos resultados técnicos da operação.

O próximo passo é analisar os dados do segundo turno, e posteriormente realizar um relatório consolidado sobre os 2 turnos da eleição presidencial.


Referências sobre a produtividade científica de Hugo Hoeschl (DBLP Alemanha):
https://dblp.org/pers/hd/h/Hoeschl:Hugo_Cesar

Twitter oficial de Walid Phares:
https://twitter.com/WalidPhares?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor

Pesquisa Avast apontando 92% de desconfiança na urna eletrônica brasileira:
https://press.avast.com/pt-br/9184-dos-brasileiros-acreditam-que-o-sistema-eletr%C3%B4nico-de-vota%C3%A7%C3%A3o-pode-ser-violado-nas-elei%C3%A7%C3%B5es

Endereço dos vídeos no canal Brasil Paralelo:
https://www.youtube.com/channel/UCKDjjeeBmdaiicey2nImISw

Referência sobre a Lei de Benford no New York Times:
https://www.nytimes.com/1998/08/04/science/following-benford-s-law-or-looking-out-for-no-1.html

Notícia sobre a Frente Parlamentar:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/DIREITO-E-JUSTICA/564528-FRENTE-PARLAMENTAR-MISTA-PELA-CONTAGEM-PUBLICA-DOS-VOTOS-DEVE-SER-REGISTRADA-NESTA-SEMANA.html

Lei de Benford no TCU:
https://portal.tcu.gov.br/inovatcu/noticias/aplicacoes-da-lei-de-benford-a-auditoria-de-obras-publicas.htm


Website: https://operacaoantifraude.com.br/