Leilão de multibanda permitirá que as operadoras de telefonia móvel liberem os investimentos necessários para implantar as redes 4G e melhorar a qualidade dos serviços 2G e 3G existentes
BUENOS AIRES, Argentina--(
BUSINESS WIRE)--15 de Maio de 2014--A GSMA saúda a decisão do governo argentino de licenciar as bandas AWS (Advanced Wireless Services - 1700-2100MHz) e de espectro de 700 MHz para a implantação de serviços de telefonia móvel 4G no país. A medida foi anunciada em 13 de maio por Axel Kicillof, Ministro da Economia e Finanças da Argentina, Julio De Vido, Ministro do Planejamento Federal, Investimentos Públicos e Serviços e Norberto Berner, Secretário de Comunicações. Assim como as 120MHz na banda AWS e 90MHz na banda de 700MHz no âmbito do plano de banda APT para 4G, o governo também anunciou o licenciamento de 7.5MHz na banda de 850MHz e 30MHz na banda de 1900MHz para 2G e 3G, resultando em um total de cerca de 250 MHz de espectro para suportar a expansão dos serviços de telefonia móvel na Argentina.
"Com mais de 63 milhões de conexões móveis e quase 30 milhões de assinantes individuais, a Argentina é o terceiro maior mercado da América Latina e cresceu 300 por cento nos últimos 10 anos", disse Tom Phillips, Diretor Regulatório da GSMA. "Esta decisão positiva por parte do governo argentino permitirá que o setor de telefonia móvel continue a aumentar o alcance e a escala dos serviços de telefonia móvel que oferece aos cidadãos da Argentina."
A América Latina está à beira de uma nova onda de serviços e aplicações móveis, impulsionada pela crescente adoção de smartphones e acesso a redes 4G, que oferecem velocidades de dados mais altas. A GSMA lançou recentemente o relatório "The Mobile Economy Latin America 2013"
1, que previu que, na região como um todo, o número total de conexões 4G vai chegará a 77 milhões até o final de 2017, sendo responsável por 10 por cento do total de conexões na região até aquela data.
A Argentina precisava de um novo espectro para banda larga móvel, já que o último leilão ocorreu há 15 anos, em 1999. O licenciamento de um novo espectro trará investimentos significativos, nova infraestrutura, inovação e desenvolvimento, impactando positivamente a economia argentina. Ele também estimulará a geração de valor local, aumentando as oportunidades de emprego e a demanda por bens e serviços móveis.
Phillips completou sua afirmação, dizendo: "Estamos ansiosos para trabalhar com o governo argentino para priorizar um calendário para o leilão do novo espectro. Sobre um ponto relacionado, a GSMA também expressou o desejo de que o governo trabalhe mais de perto com o setor para eliminar as potenciais barreiras localizados até a implantação das antenas necessárias para suportar a implantação oportuna dos serviços de banda larga 4G para os consumidores em todo o país."
A GSMA sediará uma Plenária de três dias em Montevidéu, Uruguai, nos dias 27 a 29 de maio de 2014, reunindo os principais representantes do governo e do setor móvel de toda a América Latina para discutir as oportunidades e os desafios enfrentados pelo setor, incluindo o Desenvolvimento da Infraestrutura e do Espectro. Para mais informações sobre a Plenária, acesse:
http://www.gsma.com/latinamerica/plenary-meeting41.
-FIM-
Nota aos Editores
1 http://www.gsmamobileeconomylatinamerica.com/
Os detalhes sobre a decisão do governo argentino podem ser encontrados aqui: http://www.boletinoficial.gov.ar/Inicio/Index.castle?s=01&idAviso=4572705&IdRubro=24&f=20140514
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo todo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo, com mais de 250 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como as organizações em setores industriais, tais como serviços financeiros, saúde, mídia, transporte e serviços de utilidade pública. A GSMA também produz eventos líderes do setor, tais como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.
Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em
www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
GSMA
Tatiana Cantoni (Brasil)
+55 11 95210-2225
taticantoni@pimenta.comou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com