SÃO PAULO, 14 de agosto de 2013 /PRNewswire/ -- A GSK e a Save the Children lançaram hoje o Healthcare Innovation Award, no valor de um milhão de dólares para identificar e recompensar as inovações em cuidados de saúde que tenham comprovadamente tido êxito na redução da mortalidade infantil nos países em desenvolvimento.
Entre 27 de junho e 26 de agosto, organizações espalhadas por todos os países em desenvolvimento podem nomear exemplos de abordagens inovadoras em cuidados de saúde que tenham descoberto ou implementado. É necessário que estas abordagens tenham resultados em melhorias tangíveis nas taxas de sobrevivência de crianças com idade inferior a 5 anos, que sejam sustentáveis e que tenham o potencial de serem aplicadas em larga escala e reproduzidas.
Co-presidido por Sir Andrew Witty, Diretor Executivo da GSK, e Justin Forsyth, Diretor Executivo da Save the Children, o júri, composto por especialistas nas áreas da saúde pública e ciências e por acadêmicos, atribuirá a quantia de 250 mil dólares para a melhor iniciativa de inovação em cuidados de saúde, para maior desenvolvimento do projeto. Um valor adicional de 750 mil dólares será disponibilizado para os demais finalistas.
O prêmio também proporcionará uma plataforma para as organizações vencedoras apresentarem as suas inovações e compartilharem informações com os interessados em melhorar os cuidados de saúde para que estes adaptem e reproduzam ações bem-sucedidas e criem mudanças positivas para as crianças no seu próprio país e em outros locais.
Embora se tenham feito bons progressos nos últimos anos, 6,9 milhões de crianças de todo o mundo ainda morrem a cada ano com idade inferior a cinco años. Muito frequentemente, estas crianças encontram-se em comunidades remotas e marginalizadas epara levar cuidados de saúde para estas crianças são necessárias ideias e abordagens novas e ambiciosas. O Healthcare Innovation Award da GSK e da Save the Children visa descobrir e incentivar a reprodução dos melhores e mais inovadores exemplos de cuidados de saúde para que tenham o maior impacto possível sobre crianças vulneráveis.
Sir Andrew Witty, Diretor Executivo da GSK afirmou: "Muitas vezes, as melhores soluções para um desafio surgem daqueles que vivem e trabalham mais próximo dele. Reconhecemos este fato e estamos empenhados em apoiar aquelas pessoas que trabalham nos países mais pobres do mundo para melhorar os resultados de saúde. Este prêmio vai identificar as ideias mais eficazes colocadas em prática nos países em desenvolvimento e, ao proporcionar o muito desejado financiamento, vai permitir que essas inovações sejam aplicadas em larga escala para reduzir a mortalidade infantil e inspirirar outras pessoas durante esse processo."
Justin Forsyth, Diretor Executivo da Save the Children no Reino Unido afirmou: "Acreditamos que podemos ser a geração que vai impedir que as crianças morram de causas evitáveis ? mas isso só poderá acontecer se trabalharmos em parceria e se encontrarmos novas formas de chegar às crianças mais difíceis de se alcançar. Através do Healthcare Innovation Award da GSK e da Save the Children, podemos identificar e apoiar novos e emocionantes exemplos de inovação nos países emergentes e em desenvolvimento, para podermos salvar as vidas de mais crianças."
O impacto de ações simples e de baixo custo pode ser ilustrado através do exemplo do Projeto Mãe Canguru, que comprovadamente reduziu o número de mortes de bebés nos países em vias de desenvolvimento. Desenvolvido originalmente pelo pediatra colombiano Edgar Rey, o Projeto Mãe Canguru é uma técnica simples que promove o contato de pelo precoce entre as mães e os seus recém-nascidos prematuros. As mães funcionam como incubadoras humanas, mantendo os bebês aquecidos e regulando o seu ritmo cardíaco. Atualmente, é muito usado pela Save the Children e por muitas outras organizações no mundo inteiro.
O Healthcare Innovation Award é a primeira iniciativa conjunta a ser anunciada após o lançamento da nova e ambiciosa parceria entre a GSK e a Save the Children em maio deste ano, que pretende salvar a vida de um milhão de crianças ao longo dos próximos cinco anos. Um dos aspetos mais positivos desta parceria é o foco colocado no trabalho coletivo para maximizar as inovações e procurar resolver a mortalidade das crianças com idade inferior a 5 anos. Por exemplo, a Save the Children irá ajudar a GSK a investigar e desenvolver medicamentos "amigos das crianças" e terá assento no novo conselho de P&D pediátrico para acelerar o progresso de intervenções inovadoras e capazes de salvar a vida das crianças com idade inferior a cinco anos, bem como para identificar formas de garantir o acesso mais amplo possível nos países em vias de desenvolvimento.
Reconhecendo que a inovação pode assumir muitas formas e frentes, os critérios para a inscrição são abrangentes e podem incluir abordagens que se centram em qualquer aspeto dos cuidados de saúde, incluindo ciências, nutrição, investigação, formação ou trabalho em parceria.
Poderá encontrar mais detalhes sobre o processo e critérios de avaliação online em
http://www.innocentive.com/ar/challenge/9933399. As inscrições terminam em 26 de agosto às 23h59 (GMT). Os vencedores serão anunciados em novembro de 2013.
-FIM-
Notas para os Editores:
As nomeações devem:
1) Ser nativa de um país classificado como de rendimento "baixo", "médio-baixo" ou "médio-alto" pelo Banco Mundial (
http://data.worldbank.org/country), e não pertencer à União Europeia (
http://europa.eu/about-eu/countries/index_en.htm). Os países classificados como sendo de "rendimento elevado" pelo Banco Mundial ou que pertençam à União Europeia não são elegíveis
2) Fazer parte de uma organização localizada num país elegível, com uma inovação utilizada para benefício das pessoas num país elegível
Healthcare Innovation Award da GSK e da Save the Children ? Membros Externos do Júri
(Por ordem alfabética)
Dr. Abbas Bhuiyan
? Diretor Executivo Interino do International Centre for Diarrhoeal Disease Research (Centro Internacional para a Investigação da Doença Diarreica), uma instituição internacional de investigação na área da saúde situada em Daca, no Bangladesh.
Joe Cerrell
? Diretor do Gabinete Europeu da Fundação Gates e atualmente exercendo a função de membro do conselho de diversas organizações, incluindo a Campanha ONE, UNITAID e a Iniciativa Global Clinton.
Lorde Nigel Crisp
? Membro independente da Casa dos Lordes, trabalha sobretudo com desenvolvimento internacional e saúde global. Lorde Crisp foi Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde britânico entre 2000 e 2006 e é Secretário Permanente do Ministério da Saúde do Reino Unido.
Professor Joy Lawn
? Professor universitário de Saúde Materna, Reprodutiva e Infantil e Diretor do Centro MARCH na London School of Hygiene and Tropical Medicine
Professor Alejandro Madrigal
? Originário do México, o Professor Madrigal é Diretor Científico da Anthony Nolan e Presidente do Grupo Europeu de Transplante de Sangue e Medula (EBMT)
Professor Oyewale Tomori
? Professor universitário de Virologia e Presidente da Academia Nigeriana de Ciências, o Professor Tomori é Membro do Corpo Diretivo do Colégio Real de Patologistas do Reino Unido e conselheiro sobre virologia em inúmeros comités da Organização Mundial de Saúde.
Sobre a GlaxoSmithKline:
A GlaxoSmithKline, uma das principais empresas farmacêuticas e de cuidados de saúde do mundo, baseada em investigação científica ? está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana permitindo que as pessoas façam mais, se sintam melhor e vivam mais tempo. Para mais informações, visite
http://www.gsk.com
Sobre a Save the Children:
A Save the Children trabalha em mais de 120 países. Salvamos a vida das crianças. Lutamos pelos seus direitos. Ajudamo-las a realizar o seu potencial.
http://www.savethechildren.org.uk
Contato:Samantha LimaT: 55-11-3027-0200
FONTE Save the Children, GlaxoSmithKline