São Paulo--(
DINO - 15 set, 2016) - Uma das maiores prioridades da vida de todo indivíduo é suprir suas necessidades básicas, bem como as de seus familiares. Nem todo mundo tem uma conta bancária abastada, porém, existem sim maneiras de se viver bem ganhando pouco. Marcio Alaor, executivo do Banco BMG, pode ilustrar bem como funciona esta situação. Natural de
Minas Gerais, quando jovem, foi engraxate e sempre foi incentivado a trabalhar para conquistar sua independência. Com muito esforço e estudo chegou a uma posição de muito prestígio em sua carreira profissional. Aqui listamos 6 dicas de como ter uma vida tranquila ganhando pouco dinheiro.
1. É possível se divertir sem gastar muito
Ao contrário do que muitos pensam, diversão nem sempre está associada a gastos exorbitantes. Basta administrar bem o seu orçamento. Fazendo isto com sabedoria, é possível encontrar diversas maneiras de divertir-se. É interessante que, antes de escolher o seu destino, seja feita uma pesquisa das várias formas de entretenimento disponíveis, e, com certeza, ao menos uma se encaixará com facilidade ao seu bolso.
2. Administrando seus gastos
Não adianta: gastar mais do que se ganha vai resultar em uma provável dívida. Por isso, o planejamento financeiro é fundamental. O empresário
Marcio Alaor comenta que "nos dias de hoje, existem várias ferramentas online que podem ajudar no planejamento das finanças e do orçamento familiar..." Antes de comprar qualquer coisa, faça uma pesquisa de mercado para ver onde pode encontrar o que deseja, por um preço menor. Comprar à vista também é uma ótima dica para quem quer estar com suas contas em dia.
3. Reserve uma parte dos seus ganhos
Poupar dinheiro para eventuais emergências, é uma forma de nos mantermos em certa segurança quanto ao futuro. Caso algum imprevisto venha a acontecer, você terá uma reserva e não precisará se endividar.
4. Se puder melhorar, não perca tempo!
De engraxate a executivo do
Banco BMG, Marcio Alaor sempre buscou maneiras de crescer através do estudo e também no crescente interesse em adquirir cada vez mais conhecimento. Não adianta apenas reclamar que a situação financeira está ruim, o certo é procurar formas inteligentes de aumentar o saldo da conta bancária. Uma opção é ficar atento a outras propostas de emprego, e, quem sabe, conciliar duas jornadas de trabalho durante um período de tempo.
5. Com o que você está gastando seu salário?
Fazer uma tabela com os principais gastos do mês, lhe ajudará a saber para onde seu dinheiro está indo. Muitas vezes fazemos gastos desnecessários, bem como compramos coisas que, no momento, não temos tanta urgência em adquiri-las. É de suma importância que o controle das finanças seja rígido, para que, ao final do mês, não termine no vermelho, recomenda o Marcio
Alaor.
6. Mantenha-se positivo
Lembre-se sempre que não importa o quão apertado esteja o seu orçamento, sempre há maneiras de dar a volta por cima. Com dedicação e empenho, logo a situação pode se reverter. Estressar-se não ajudará no quadro financeiro e nem à sua saúde.
Seguir todas estas dicas poderá ser um desafio, mas os resultados são possíveis de serem alcançados. Tendo disciplina, autocontrole e persistência, não há metas que não possam ser atingidas. São histórias de superação como do
executivo de uma das mais respeitadas instituições financeiras do Brasil, Marcio Alaor, podem servir como grandes inspirações para manter o foco e obter sucesso.