Releases 28/03/2018 - 17:03

Varejo brasileiro encontra na IoT oportunidades para fidelizar clientes e gerar receitas


Curitiba--(DINO - 28 mar, 2018) - Investir em produtos e serviços mais inteligentes, eficientes, ágeis e econômicos é o caminho para as empresas se destacarem em relação à concorrência. O setor de varejo está continuamente buscando novas formas de conquistar e engajar clientes e parceiros deve apostar na Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things), para otimizar a experiência de consumidores, impulsionar o negócio e gerar receitas. Segundo um estudo divulgado pela Forbes, 70% dos varejistas estão dispostos a investir nesta tecnologia até 2021. E de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a IoT tem capacidade de gerar US$ 200 bilhões em negócios no Brasil até 2025.

A tecnologia traz impactos, benefícios e usabilidade de soluções de diversos segmentos de mercado, avalia Ricardo Montanher, diretor da Horizons, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação. De acordo com ele, a IoT é uma janela de oportunidades que pode ampliar o faturamento de uma rede de lojas, mudar a experiência do cliente e converter uma visita na compra efetiva do produto ou serviço, por exemplo. "Os mercados que começam a usar a Internet das Coisas devem buscar soluções maduras e integradas e com implantação relativamente simples", alerta Montanher. Para ele, na ânsia de conseguir melhorar resultados, muitas empresas acabam adotando plataformas frágeis e insuficientes, construídas superficialmente, que podem prejudicar a gestão do negócio.

Montanher pontua que ao aplicar a Internet das Coisas, é possível ao setor varejista, por exemplo, otimizar a logística de transporte de mercadorias e centro de distribuição de produtos, monitorar o tráfego de clientes em lojas e responder em tempo real, prever falhas de equipamentos, compreender as expectativas do usuário com direcionamento personalizado, identificando tendências com agilidade e precisão. O diretor da Horizons assinala que a experiência que uma pessoa possui dentro de uma loja está diretamente ligada às chances dela efetuar uma compra. "Nesse sentido, a IoT pode criar um ecossistema de oportunidades, que conecta dispositivos a softwares para que consumidores consigam interagir em tempo real com a companhia dentro e fora das suas lojas", observa.

Ele coloca que o verdadeiro poder da Internet das Coisas está na criação de novos canais de vendas. Investindo na integração de plataformas, a empresa amplia as suas oportunidades de negócio e cria uma experiência de vendas conectada com as necessidades do consumidor moderno. O setor de varejo precisa inovar continuamente para manter-se competitivo e capaz de atingir novos consumidores. Nos próximos anos, empresas que conseguirem integrar a Internet das Coisas aos seus processos internos terão uma capacidade maior de atingir pessoas e ampliar a sua presença de mercado. "Por meio de serviços personalizados, gestores podem manter negócios lucrativos e com uma experiência de vendas de alta qualidade", avalia Montanher.

Sobre a Horizons Telecom - A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de 5 Mbps até 1 Gpbs, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.


Website: http://www.horizonstelecom.com